O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A Associação Sabesp lança o“ II Concurso de Causos Sabesp e outras verdades – Acontecimentos”

Com o sucesso do primeiro livro – “Causos SABESP e outras verdades” – a Associação SABESP, através da sua Diretoria Cultural, lança agora o II Concurso de Causos – série Acontecimentos, com inscrições e envio dos causos entre 15 de Julho a 31 de Agosto de 2014.

Para participar é só escrever o seu causo, a sua história, outras verdades, tendo como pano de fundo a SABESP , a Associação SABESP e personagens ligados à Agremiação e à Empresa, seguindo o regulamento (clique aqui para visualizá-lo).

O Concurso premiará os 03 primeiros lugares com R$ 3.000,00; R$ 2.000,00 e, R$ 1.000,00 – respectivamente, com direito de participação na coletânea para todos os inscritos, além de “Menções honrosas”.

Para a escritora e jornalista Luzia Helena Almeida – Diretora Cultural da Associação, este Concurso e a publicação dos livros são a memória, a diversão garantida, emoção em cada linha, além da homenagem àqueles seres inesquecíveis que fizeram a grandeza desta Empresa. Também é a oportunidade de apresentar cada vez mais nossos talentosos artistas – escritores da casa.

No concurso anterior, foram 138 participantes, distribuídos entre 90 escritores, contadores de causos, empregados de todo o Estado de São Paulo, sendo que Claudio Marinho Ramos da MOF.12, com o Vôo do ET venceu em primeiro lugar.

O livro foi apresentado recentemente no Programa Sr. Brasil – TV Cultura – por Rolando Boldrin que, elogiou a inciativa da Associação SABESP, na integração e no resgate das memórias de uma Empresa.

“Essas coletâneas são um resgate da nossa memória, de uma forma muito singela, em textos inspirados e muito talentosos que traduzem lutas, alegrias, superações e comprometimento daqueles que fizeram e ainda fazem a nossa história “ – declarou Pérsio Faulim de Menezes – Presidente da Associação SABESP.

Com sala lotada, Família Sabesp antecipa o Dia dos Namorados em sessão exclusiva do filme “Os homens são de Marte”

Em uma noite romântica e descontraída, o Cine Sabesp abriu suas portas na quarta-feira (11) para receber os funcionários em mais uma sessão exclusiva. Desta vez, a iniciativa celebrou o Dia dos Namorados, comemorado tradicionalmente em 12 de junho. O filme exibido foi a mais recente comédia brasileira, “Os homens são de marte...e é pra lá que eu vou”, adaptação do monólogo de mesmo nome.

Aos poucos, os 275 assentos davam espaço aos funcionários, seus familiares e convidados, que recebiam, ao entrar na sala, bombons com frases apaixonadas como “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”, que compõe a letra de “Wave”, sucesso do cantor, compositor e maestro Tom Jobim em parceria com Frank Sinatra.

Entusiasmado com o filme e com a iniciativa da Sabesp, o funcionário Agnaldo Tremontini (MTTA), fã dos trabalhos de Mônica Martelli, protagonista do filme, compareceu acompanhado da filha, que adora os personagens encarnados pelo ator Paulo Gustavo, outro ator da trama. Já Patricia Pamplona (TEC) não conhecia o Cine Sabesp e viu na promoção a oportunidade de conhecer na companhia do marido.

Rubens, marido da funcionária Valquiria de Souza (MNGF), sempre acompanha a esposa, que participa ativamente de todas as promoções. “Esse é um filme que queríamos ver desde que entrou em cartaz. Aproveitamos para trazer nosso filho e meu cunhado”, disse ele. Para Gustavo Rosário ( PC), a iniciativa é maravilhosa: “É ótimo poder participar, acho até que isso deveria acontecer mais vezes. É uma boa oportunidade para se divertir e reencontrar os amigos”. Gustavo levou a esposa e o filho.

Luiz Lopes (CPS) ressaltou que tais oportunidades mostram a preocupação da companhia em inserir os funcionários no meio cultural. Ele, que estava com a filha e o namorado dela, busca participar sempre que pode.

Os convidados também pareciam encantados com a ação. Vários deles conheceram o Cine Sabesp naquele dia, mas não foi o caso de Elisabeth Moreira que, além de partilhar da opinião de Lopes, esteve em sua terceira participação: “Adoro cinema. Sempre que minha irmã, que é funcionária, consegue ingressos eu a acompanho”.

Luzia Helena, diretora de Cultura da Associação Sabesp, acompanhada do marido, seu eterno namorado, subiu ao palco para exaltar sua alegria em participar de mais esse evento. Ela ainda mandou um recado especial em nome do presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, que não pôde comparecer: "Ficamos muitos felizes em ser parceiros da Sabesp nesta iniciativa tão romântica e oportuna em comemoração ao dia dos namorados. A Associação, que tem como lema o lazer ao alcance de todos, faz questão de sempre participar de eventos culturais, entretenimento e integração."

Depois do sorteio dos prêmios, oferecidos pela Associação, foi a vez de Karen Castanho, da Biônica Filmes, subir ao palco. Ela reafirmou o que muitos atores e produtores têm dito: que a participação da Sabesp tem sido fundamental na produção de longametragens, especialmente os brasileiros, dos quais a empresa detém a fama de ser uma das que mais investe no cinema nacional. “’Os homens são de Marte’ foi um trabalho realizado em dois anos e a Sabesp foi a primeira empresa a conceder o patrocínio”, ressaltou Karen, acrescentando que o filme, que tem 90% de suas cenas gravadas em São Paulo e 10% na Bahia, termina com o casamento de Fernanda (Mônica Martelli) às margens da Represa de Guarapiranga.

“Os homens são de Marte”, em cartaz em mais de dez salas de cinema da capital, é mais uma produção patrocinada pela Sabesp via lei de incentivo ao cinema paulista.

Livro ”Causos Sabesp e Outras Verdades”
foi exibido no programa do Rolando Boldrin

No dia 16 de abril, uma caravana com cerca de 40 associados da Associação Sabesp esteve na gravação do programa “Sr. Brasil” , apresentado por Rolando Boldrin, no teatro do SESC Pompéia, exibido pela TV Cultura, às quarta-feiras, às 22 horas, e aos domingos, às 10 horas.

O grupo de sabespianos foi levado pela diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena de Almeida, que conseguiu esta importante participação nesse programa de reconhecido sucesso de público e de crítica, com o objetivo de divulgar o livro “Causos Sabesp e Outras Verdades”, uma coletânea de trabalhos enviados ao Concurso Literário com o mesmo nome, que revelou o talento de nossos profissionais.
Boldrin, que é um exímio contador de causos, agradeceu o livro e o exibiu durante o seu programa, saudou a grande caravana da Sabesp e avaliou que “toda a empresa deveria ter uma iniciativa como esta, de incentivar a expressão artística de seus funcionários, por meio da promoção da cultura nacional”.

O programa “Sr. Brasil” dá espaço para a cultura brasileira e sua diversidade, trazendo artistas consagrados e outros desconhecidos do grande público. A programação dá destaque para a cultura popular e tradicional brasileira. Segundo o próprio apresentador: “as bases do programa Sr. Brasil são os ritmos e temas regionais brasileiros. E vale tudo já escrito em prosa, verso e música - e até história a ser contada”.

Esta gravação que divulgou o nosso livro de Causos, prestigiada pela caravana da Associação Sabesp, também exibiu entrevistas com os veteranos do Basquete Brasileiro, Airton e Marquinho; o educador musical “Seu Maloca”, com total domínio de voz e seu instrumento (surdo), além do cantor e sambista Césinha Pivetta e seu grupo instrumental.

Integrantes da caravana da Associação Sabesp na platéia

Os casais Cida e José Aurélio Borganga (assessor da Presidência da Sabesp) e Luzia Helena Almeida (diretora cultural da Associação Sabesp) e Wilson Santana de Almeida.

Rolando Boldrin elogia e exibe nosso o livro “Causos Sabesp e Outras Verdades”

Cenários do programa “Causos Sabesp e Outras Verdades”

Coral da Associação Sabesp fez vários concertos de natal nesse fim de 2013

Nos dias 8 e 22 de dezembro, o coral Associação Sabesp fez o seus Concertos de Natal de 2013.

Na Igreja São João Batista, na Vila Ipojuca, no dia 08 tivemos a participação dos corais convidados Horizonte Azul, Coral Infantil da Unesp e do Madrigal Emcanto.

Na Igreja São Luiz Gonzaga, na av. Paulista,no dia 22, tivemos as participações do coral da APCEFSP-Jundiaí, do Coral Horizonte Azul e do Madrigal Emcanto.

Nos dois concertos a emoção tomou conta dos coralistas e dos ouvintes com as canções natalinas que foram apresentadas.

O coral Associação Sabesp agradece ao apoio que vem recebendo da presidência e diretores da Associação.

Feliz 2014!!!

Associação Sabesp promove Encontro
de Corais Corporativos em Campos do Jordão

Promovido pela Associação Sabesp, em parceria com a APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal), foi realizado o “Encontro de Corais Corporativos - edição 2013”, nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. A abertura foi conduzida pelo nosso presidente, Pérsio Faulim de Menezes.

O evento movimentou a vida cultural da cidade de Campos do Jordão, alcançando grande sucesso. Nos dois dias dessa realização, o público superou a expectativa, com muita receptividade à qualidade das apresentações, inclusive a do nosso “Coral Sabesp”, regido pelo Maestro Carlos Cerqueira.

Durante o Encontro, foram apresentados 14 corais, totalizando 340 coralistas, além de duas oficinas (uma para os regentes e outra para os coralistas), realizadas no “Espaço Cultural Dr. Além”, conferindo um alto grau de profissionalismo na estrutura dessa ação cultural.

Valquiria Estoianoff, da MN, foi vice do "IV Fest Okê - Estado"

Representando a Sabesp, a nossa associada Valquiria Estoianoff, da MN, sagrou-se vice campeã no evento "IV Fest Okê - Estado" , onde também participaram concorrentes do Metrô, CDHU, DAEE e Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. A final foi no último dia 04 de outubro de 2013 e a música por ela escolhida foi “Força Estranha”, de Roberto Carlos.

O concorrente campeão foi o representante do Metrô, Marcelo Ferraz
Cunha, com a música “Rocket Man”, de Elton John. E o 3º colocado foi Jair Pedro de Oliveira, do DAEE, com a música: “Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar”, de Tim Maia.

O "IV Fest Okê - Estado" é um concurso de canto, iniciado em 2009, no
formato de karaokê, entre funcionários de empresas ligadas ao Governo do
Estado de São Paulo. A cada edição, tem se caracterizado como uma grande festa, onde os funcionários, representando suas empresas, se confraternizam, ao mesmo tempo em que competem entre si, de forma animada e talentosa, atraindo outros companheiros que se organizam em torcidas, o que oferece ao evento uma motivação ainda maior.

Além da vice-campeã Valquiria, também concorreram soltaram a voz pela Sabesp: Elson Rodrigues – MLNR, Flavio Renato da Costa - MOEC e Jeferson Araujo – MN, Luiz Manuel Afonso - Escritório Regional Osasco, Marcia de Novais Bomfim - MLEL, Marcos Antonio Simões – MTTP, Sandro Waiteman Peretto – MCED e Sebastiana Aparecida de Souza – Dependente.

Campanha Relivro
(Reúso de Livros Técnicos)

A AESabesp, por meio de sua Diretoria Cultural, lança sua Campanha Relivro, destinada aos estudantes de engenharia do Estado de São Paulo que necessitam de livros técnicos para dar andamento aos seus cursos. Seu funcionamento é simples e seguro, tanto para quem quer doar quanto para quem quer receber

Clique aqui e visualize o flyer

Coral Associação Sabesp se apresentou em Jundiaí

No dia 7 de setembro o coral Associação Sabesp participou da série "Concerto Sacro", desta vez em Jundiaí, uma série organizada pelo Maestro Carlos Cerqueira.

Coral Associação Sabesp participou do encontro de corais em
São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos)

No dia 31 de agosto o coral Associação Sabesp participou do encontro de corais em São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos) - Vozes na Mantiqueira.

Dica de teatro

Para quem quiser ver a atuação do descolado ator Jodinaldo Pinheiro (Gestor na RFF
na Sabesp e que já integrou Grupo de Teatro Aquatrupe da Associação Sabesp), a dica
é assistir no dia 26/05 a apresentação da Cia de Teatro É no Ato, dirigida pelo eco
teatrólogo Milton Aguiar, com a encenação da peça O Rio que Sumiu.

A peça está dentro da programação do evento Viva a Mata – Encontro Nacional pela
Mata Atlântica, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que acontecerá no
Parque do Ibirapuera entre os dias 24 e 26 de maio das 9h às 18h.

Nesta edição do evento (a nona) o tema é “Direitos e Deveres Ambientais"; tema
que está em plena concordância com a proposta da peça O Rio que Sumiu, que busca
transmitir ao público noções de cidadania e de conscientização ambiental, além de
incentivar ações de preservação dos rios e mananciais do planeta.

Abaixo está olonk da programação para que todos possam participar e aproveitar as
diversas atrações que serão realizadas durante o evento, como: palestras, exposições,
brincadeiras, pratica de yoga, música, teatro, entre outras.

Coral da Associação Sabesp está com inscrições abertas para novos coralistas

O Coral Associação Sabesp está com as inscrições abertas para novos coralistas, para o ano de 2013.
Interessados devem entrar em contato através do e-mail: coralsabesp@gmail.com

Igreja São João Batista

Teatro Alfa

Concerto de Natal - Igreja São Luiz

Apresentações do Coral nesse final de ano

Texto de Suzana Meira

O mês de dezembro foi movimentado para o Coral Associação Sabesp, com muitas apresentações sob a batuta do Regente Carlos Cerqueira.

No domingo, dia 09 de dezembro, com um repertório de músicas sacras e natalinas, o Coral Associação Sabesp exibiu-se na Igreja São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista. Dividimos o Concerto com o Coral Horioznte Azul, Madrigal EmCanto e Coral APCEF-Jundiaí

No sábado, dia 15, antecedendo o ballet "Quebra Nozes", o Coral Associação Sabesp apresentou-se para o público presente no Teatro Alfa. Depois de belo e emocionante desempenho, os coralistas foram convidados assistir ao ballet. Foi um presente que encerrou uma noite muito especial.

Dia 16 de dezembro, o Coral Sabesp cantou músicas natalinas após a tradicional Missa Dominical da Igreja do Páteo do Colégio. Encerrada a apresentação, os integrantes do Coral Sabesp reuniram-se num alegre e descontraído almoço de confraternização no Bar Bhrama.

Na noite do mesmo dia 16, na Igreja de São João Batista, o Coral Associação Sabesp concluiu sua programação de 2012 com chave de ouro, em evento do qual também participaram os corais Horizonte Azul e EmCanto, todos sob a regência do maestro Carlos. A emocionada entoação de cânticos de Natal comoveu a todos e foi seguida de bênção do Padre Donizetti.

Nossos agradecimento aos coralistas e regente por mais este ano de dedicação e empenho.

No ano de 2013 o Coral Associação Sabesp completará 5 anos de atividade.

Mto. Carlos Cerqueira
11-5512-7979
11-98678-2321

“Talentos Regionais” teve o seu início na RA, em Itapetininga

Colaboração da Imprensa/Gabinete da R e comunicação da RA

A primeira edição do Programa Cultural “Talentos Regionais”, conduzido pela R- Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp, em parceria com a Associação Sabesp, foi realizada em 11 de dezembro, na RA - Unidade de Negócio Alto Paranapanema.

O evento foi realizado no Teatro do SESI de Itapetininga, com a presença do diretor da R, Luiz Paulo de Almeida Neto; do assessor parlamentar da presidência da Sabesp, José Aurélio Boranga (nesse ato, representando a diretora presidente da Companhia, Dilma Pena), do superintendente da RA, Ivan Sobral de Oliveira, do presidente da CECRES, Lázaro Miguel Rodrigues (sendo o mestre de cerimônia na apresentação das autoridades) e de representantes das outras Unidades da Sabesp.

A Associação Sabesp foi representada pelo seu presidente, Pérsio Faulim de Menezes, e pela sua diretora cultural, Luzia Helena de Almeida, que conduziram a apresentação dos talentos da RA, além do seu diretor na Unidade de Negócio Alto Paranapanema, Marcos Fernandes Pedrico, e da sua coordenadora regional, Luciana Negrin, que participaram ativamente da montagem e organização desse evento.

Os talentosos artistas da RA foram premiados em quatro categorias: Artes Cênicas, Artes Literárias, Artes Plásticas e Artes Musicais, cuja avaliação abrangeu dois quesitos: interpretação e composição. Antes das apresentações, era visível a emoção e a alegria dos participantes, pois muitos não conheciam os talentos dos colegas que convivem todos os dias. Durante as apresentações o público também se emocionou e aplaudiu os candidatos, que independentemente de serem contemplados com um troféu, tiveram a preciosa oportunidade de mostrarem os seus talentos.

Na categoria “artes musicais” , no quesito composição, o vencedor foi Wilson Alves de Oliveira, com a música “Jardim”; o segundo lugar ficou para Eliezer Adriano Dias Araújo, com a composição “Apenas um olhar”; e o terceiro lugar para a música “O tempo apagou o nosso amor” de João Luiz Elias, que foi interpretada pelo funcionário Marcos Roberto Ramos Pereira.

Ainda na categoria “artes musicais” , no quesito interpretação, o vencedor foi Wilson Rodrigues Júnior, com a música “Beatriz”; em segundo lugar, ficou Salvador Emílio Campos Júnior, com a música “Cabaré da Sereia”, e em terceiro lugar, Wilson Alves de Oliveira, com a música “Luz do Sol”.

Na categoria “artes plásticas”, o vencedor foi André Fabiano da Silva, com a escultura “Coração de aço”; o segundo lugar foi de Daniela Marley N. Rodrigues, com a pintura “Natureza”; e em terceiro lugar, o desenho “A união faz a Sabesp”, de Marcos Roberto Ramos Pereira.

Na categoria “artes cênicas” o vencedor foi o grupo 3D, com o teatro “Salada Cômica”, composto pelos funcionários Ângelo Antônio Duarte, Ednaldo Pereira Lima e José Lúcio de Almeida; o segundo lugar ficou para o teatro “Stand-up”, encenado com Marcos Roberto Ramos Pereira; e o terceiro lugar, para o “Stand-up Galapito – o anão mágico da Chechênia”, com Vilson Aparecido Ferraz.

Na categoria “artes literárias”, a vencedora foi Célia Fátima de Almeida, com a poesia “Amor eterno”; o segundo lugar ficou com José Carlos Santos Peres, com o conto “O Desamor de Maria das Dores”; e o terceiro lugar para Rubens Calazans Luz Filho, com o conto “Saudades de meu velho pai...”.

Depoimento do Diretor de Sistemas Regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto:

“Desde o início, quando estávamos preparando este projeto, queríamos aproximar os nossos empregados, e também conhecer com quem trabalhamos todos os dias, e o resultado foi excelente, melhor do que esperávamos!”

Depoimento do presidente da da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes:

“Uma parceria com a empresa num Programa que enaltece o talento dos profissionais da Sabesp é motivo de grande alegria para a Associação e nos dá um grande orgulho em apoiar manifestações artísticas de tão alto nível, elaboradas pelos nossos associados. Incentivar momentos como este é uma forma sublime de cumprimos a nossa missão de levar o lazer ao alcance de todos”.

A próxima edição do Programa Cultural “Talentos Regionais”, da Sabesp/ Associação Sabesp, será organizada na RV, em São José dos Campos.

Formatura do Curso de Liderança e Oratória
Turma: “Ecos do Coração”

No dia 08 de outubro, a Associação Sabesp, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação- CI, realizou a cerimônia de formatura da turma “Ecos do Coração”, formada por alunos do Curso de Liderança e Oratória ,com base no método do saudoso professor Celso Nascimento Pacheco, ministrado pela diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena de Almeida, no Auditório Tauzer Garcia Quinderé (Pudim).

O presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, foi o paraninfo dessa turma, que ainda teve, como patrono, Sérgio Yoshiyuki Nakamura (Gestor da Equipe de Estratégia de Telecomunicações e Redes – CII); como presidente de honra, Alberto Caixeta (presidente do departamento Pinheiros da Associação Sabesp) e como convidado especial Osvaldo Antonio Pazianotto (superintendente de Tecnologia da Informação).

Os formandos foram Alexandra Medeiros Costa; Antonio Carlos Bandecchi Sá; Carlos Antonio Dias; Cesar Caio Ribeiro; Clodoaldo Rein; Daniel J. Costa; Eduardo Del Moro; Fabiula Pliger Garcia; Fábio Torres Silva; Guilherme Lucena de Queiroz; Janir Silva; Julio Yoshiharu Nakamura; Juliana da Silva Alves; Leila Maria Ribeiro Guimarães; Mauro Sérgio Castilho Silva; Ricardo Duarte; Rubens Chaar Junior; Valdemar Modolo Júnior e Wilson Santana de Almeida.

O sucesso dos cursos de Oratória e Liderança

A Associação Sabesp, por meio de sua diretoria cultural, liderada por Luzia Helena de Almeida, tem prosseguido, com sucesso, a programação de cursos de Oratória e Liderança, ministrados pela própria diretora Luzia, inspirados no modelo praticado pelo reconhecido professor Celso Pacheco, de quem ela é seguidora e divulgadora de sua obra.

Registramos, no último período, a realização desse evento com os empregados da UGR Ipiranga, cuja formatura aconteceu em 14 de novembro, no Polo Sé, tendo o Sr. Carlos Apparecido, como presidente de honra; a Sra. Dalva Guimarães, como patronesse e o Sr. Pasquale Lisa, como paraninfo, a convite dos próprios formandos.

O curso, realizado em quatro módulos no período de 17/10 a 09/11, foi coordenado por Roseli Matos, do MCD/RH, e atingiu o seu objetivo de desenvolver nos participantes a habilidade de falar em público, lidar com a timidez, autoconfiança e realizar apresentações e trabalhos em grupo.

Parabenizando os formandos, a patronesse Dalva Guimarães destacou que “Gerusa e João Mendonça fizeram seu primeiro teste atuando como mestres de cerimônia, que foi um sucesso! E Jefferson, o orador escolhido pela turma, foi brilhante. Todos demonstraram que a lição dada foi lição aprendida!”

Os formandos dessa turma foram Ana Lucia Suzuki, Marcio Bizzo, Geruza Bernardo, Jefferson Bizuli, Waldemir Fernando, Carlos Kitamura, Paschoal Ataulo, Jorge Severino, Antonio Jorge Cardoso, Walkiria Ramos, João Mendonça, Osvaldo Galdino, Fátima Silva, Edmilson Rodrigues, Massumi Wakayama, Marcio Ibra e Julio Nakamura - UGR Ipiranga, Tamires da Silva e Joyce Souza - MCD/RH.

Participação no Programa Aprendiz

Essa iniciativa também teve uma especial participação no Programa Aprendiz, coordenado por Roseli Chistone, com uma palestra interativa - baseada no Curso de Liderança e Oratória, que alcançou muita receptividade da platéia composta por 290 aprendizes. De acordo com a nossa diretora, “foi uma experiência ímpar”.

Publicado em 29/11/2012

Lançamento da “Coletânea Causos Sabesp e Outras Verdades”

Fotos: Diego Oio (Sabesp/ PC)

Reconhecido como o grande acontecimento literário do ano dentro da Sabesp, no dia 21 de setembro, no Auditório Tauzer Garcia Quinderé (Pudim), no Complexo da Sabesp Pinheiros, foi feito o lançamento da “Coletânea Causos Sabesp e Outras Verdades”.

Esta obra reuniu 146 contos, singelamente denominado como “causos”, sendo 138 oriundos do Concurso, com o mesmo nome, promovido pela Associação Sabesp, e 8 de autores “hors concours”, convidados à integrar a coletânea. Ressaltamos a participação de mais de 90 autores sabespianos de todas as Regionais Metropolitanas e do Interior, que tão bem mostraram o seu talento.

Emocionada com a qualidade dessa Coletânea, recheada de relatos humanos e pitorescos, a diretora cultural da Associação Sabesp, Luzia Helena Almeida, falou sobre a importância da preservação da história humana da Sabesp, contida nas passagens relatadas pelos participantes.

Na sequencia, os atores Érica Oliveira Souza e Jodinaldo Pinheiro, do Grupo Teatral Aquatrupe, da Associação Sabesp, fizeram encenações dos “causos” da Coletânea, com uma empatia geral por parte da platéia, que se divertia e aplaudia a cada passagem narrada.

Representando a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, o chefe do Gabinete da Presidência, Luiz Fernando Beraldo Guimarães, elogiou os atores, os autores, a iniciativa da Associação Sabesp e afirmou ter vivenciado muitas das passagens dramatizadas, tornando aquele momento singular, tanto pelas lembranças agradáveis, quanto pela comprovação do talento dos sabespianos.

Concluindo os pronunciamentos, o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, reafirmou a importância de realizações que mostrem a capacidade, os dons e os talentos dos profissionais da Sabesp e o quanto a entidade sente-se feliz por mostrar isso a todos, como uma forma de equilíbrio físico e mental para os trabalhadores e ainda de cumprir o seu importante papel dentro da empresa. Ele ainda divulgou e elogiou a Diretoria de Sistemas Regionais “R”, pelo movimento cultural “Festival de Talentos” que encampa em parceria com a Associação Sabesp e cumprimentou a todos pelo excelente nível dos trabalhos contidos na Coletânea.

Todos autores presentes receberam um exemplar do livro. Os vencedores do Concurso foram Claudio Marinho Ramos, da MOF.12 – com o causo “VÔO DO E.T” – 1º lugar, premiado com R$ 2.000,00; Claudia Filipim de Moura – RGF.F1 de Franca – com o causo “GATO ESCALDADO” com o 2º lugar premiada com R$ 1.000,00 e Luiz Francisco Fontes – da RMDB de Botucatu – com o causo “UM NATAL INESQUECÍVEL”, com o 3º lugar, premiado com R$ 500,00.

Após a cerimônia, participaram de um coquetel oferecido pela Associação. O evento ainda foi prestigiado pelo assessor da presidência da Sabesp, José Aurélio Boranga, pelos diretores da Associação Sabesp, Noralice Barbosa (secretária), Evandro Nunes Oliveira (RMSP Oeste), Ataíde Jesus Costa (RMSP Norte) e pela conselheira Maria Aparecida Santos de Paula.

Abaixo, relacionamos, de acordo com a sequência da publicação dos mesmos, os “Causos” desta Coletânea, com os seus autores e as suas cidades:

PREFÁCIO | Sérgio Lapastina
143. O MACHÃO ”MUI” AMIGO | João Carlos Herrera – Bauru
144. O GUINCHEIRO OUE GANHAVA DINHEIRO COM O CARRO DA SABESP |
Marcelo Sass – São Paulo
145. MEU PRIMEIRO DIA DE TRABALHO. PRIMEIRO?
MERA FORÇA DE EXPRESSÃO | Luiz Carlos Neto Aversa – São Paulo
146. UMA VIDA INTEIRA | Luzia Helena Almeida – São Paulo

Coral da Associação Sabesp em Campinas

Lançamento do livro de José Luiz Barbosa

Com o apoio da diretoria cultural da Associação Sabesp, liderada por Luzia Helena Almeida, no dia 02 de agosto, foi realizado o lançamento do livro de José Luiz Barbosa, intitulado “O TEMPLO DA MAGIA - A Maldição Atlante”, em uma “happy hour” no Grêmio Pinheiros, quando o autor também autografou a sua obra para os amigos.

Alberto Caixeta, presidente do Grêmio, John Tatton, da TA, vários empregados do 195, colegas diretos de José Luiz, estavam entre os inúmeros empregados da Sabesp que foram à noite de autógrafos da obra “Atalante” produzido pela editora Chiado e vendido a R$ 35,00. A PC também prestigiou o evento com vários de seus empregados presentes numa noite em que mais de 80 exemplares foram vendidos, com o devido autógrafo do autor. Conferimos ainda a presença do nosso diretor de comunicação, Ednaldo Sandim a essa noite de autógrafos.

Segundo a diretora cultural, Luzia Helena Almeida, a Sabesp é um universo povoado por talentos, nem sempre conhecidos. “Cabe à diretoria cultural da Associação fazer com que essas pessoas venham a público mostrar sua vocação artística, sua criatividade. A astrologia é um universo que interessa hoje a milhões de pessoas no mundo inteiro e tudo que diz respeito ao tema, quando tratado com o carinho que José Luiz trata, é muito bem recebido”, conclui Luzia, que também é escritora, nos enviou uma minibiografia do artista:

“Ele entrou na Sabesp no primeiro concurso de 1992 e completou 20 anos de empresa no domingo de 5 de agosto. Formado em desenho industrial, José Luiz Barbosa, já passou por vários setores da Sabesp até chegar a encarregado do 195. Começou na antiga diretoria de Engenharia na rua Amaury, depois foi para a alameda Santos já como desenhista, em seguida para a Moóca e São Matheus, sempre como desenhista. Além de sua formação em desenho industrial, cursou também o bacharelado em Geografia e , depois, fez pós-graduação em arqueologia.

Faz 8 anos que está como encarregado no callcenter, onde supervisiona o atendimento, ajuda no treinamento e resolve casos mais complexos de consumidores. Aos 36 anos , no entanto, José Luiz tem uma outra paixão: as ciências ocultas , a astrologia, o mundo esotérico. E foi justamente como astrólogo que ele lançou seu primeiro livro agora aos 36 anos. Sob o título de “A maldição Atalante – o Templo da Magia”, o autor tece uma série de considerações sobre as dificuldades do mundo contemporâneo e como a astrologia pode ajudar as pessoas a superar suas dificuldades. Sua sólida formação universitária e cultura geral muito ajudaram na criação de uma obra abrangente e de interesse geral. Casado com a funcionária Luci Tieko Ito, também do 195, José Luiz adotou o pseudônimo de Joseph L L Júnior e gosta de dizer que esse duplo L é homenagem á sua esposa.

Os dois se conheceram na própria Sabesp e estão casados há dois anos. “A idéia do livro surgiu na Argentina quando comecei a fazer anotações num misto de realidade e ficção e, quando me dei conta, o livro estava se consolidando”, lembra Barbosa. O autor deixa claro no texto que todos os homens possuem poderes especiais de realização que podem ser despertados a partir de iniciação e de crença em sua força.”

Coral da Associação Sabesp no Encontro
Internacional de Corais em Vinhedo

O Coral da Associação Sabesp esteve na cidade de Vinhedo participando do Encontro Internacional de Corais - III Canta Inverno Vinhedo, no último dia 07 de julho, no teatro Municipal da cidade.

A Diretoria Cultural Indica:
Peça teatral "O Rio que Sumiu"

A “Cia. de Teatro É no Ato” busca levar entretenimento e conscientização ambiental através de encenação de peças e da realização de atividades lúdicas, educativas e recreativas (oficinas), estimulando a defesa e preservação do meio ambiente, especialmente dos rios e afluentes.

Através de diversos personagens, que nos remetem a situações cotidianas, o grupo de teatro estimula o público a refletir sobre a nossa responsabilidade na produção e descarte de resíduos, além de levantar questões sobre a degradação ambiental e as formas de como podemos recuperar e preservar o meio ambiente.

(Colaboração de Jodinaldo Ubiracy A. Pinheiro)

Lançamento do livro de John Tatton

Na noite de 14 de março foi realizado o lançamento do livro “Brilho da Alma”, de autoria do conselheiro deliberativo da Associação Sabesp, John Emílio Garcia Tatton, que também é biólogo e um grande atuante em prol das causas ambientais. Para elaborar essa coletânea de poemas, o autor escolheu a natureza como grande fonte de inspiração: “acabei vendo o que tem de poético em cada canto das matas, dos rios, do mar e das cidades”.

A grande incentivadora do lançamento deste livro foi a nossa diretora de Cultura Luzia Helena de Almeida que, através de sua diretoria, colaborou para que o evento acontecesse no Departamento Pinheiros da Associação Sabesp, conduzido por Alberto Caixeta. Comentando sobre essa noite de autógrafos, Luzia agradeceu ao presidente da Associação, Pérsio Faulim de Menezes, observando que “o mesmo sempre apóia e incentiva as atividades de sua área e que, para ela, é importante ser instrumento dessa diretoria para abrir portas para novos artistas sabespianos".

Este lançamento contou com o apoio da Associação Sabesp e com a presença de vários expoentes da empresa, como o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente (T), João Baptista Comparini, e do superintendente de Gestão Ambiental, Wanderley Paganini, que fez um rápido pronunciamento lembrando a participação ativa de John nos movimentos de sustentabilidade na Sabesp e ainda declarou: “Acostumamos com o empenho do John enquanto ambientalista e fomos surpreendidos pela sua veia poética, que revela sensibilidade e beleza”.

Também destacamos as presenças da esposa, do filho e dos irmãos do autor, além das diretoras da Associação Sabesp, Luzia Helena de Almeida (cultural) e Noralice Barbosa (secretária), da conselheira Sandra Codo e do diretor Ednaldo Sandim (comunicação); que na ocasião sugeriu que se façam mais saraus de poesia na Sabesp: “vou me empenhar para que aconteça uma espécie de café poético para que o talento dos sabespianos possa ficar conhecido por todos”.

Emocionado, John Tatton agradeceu a presença dos amigos e declamou um dos poemas que integram a Coletânea “Brilho da Alma”. De acordo com os presentes, este momento incentivou a todos os presentes a se envolverem com a poesia. As pessoas que conheciam algum poema subiram ao palco e declamaram versos de autoria própria ou de famosos poetas brasileiros, fazendo dessa festa uma confraternização inesquecível.

Os exemplares de “Brilho da Alma” estão à venda no Grêmio Pinheiros e os interessados podem procurar John Tatton para o devido autógrafo. Abaixo segue um dos poemas que faz parte dessa obra:

Urbano

Não suporto ver
A verticalização crescente
Engolindo o horizonte
Deixando-o
Cada vez mais perto
A poluição
Encobrindo a natureza
Como um véu negro de luto
Deixando tudo cinza
Com esperanças cinza
Triste, olhar para o céu
Através das teias elétricas e
Vê-lo arranhado pelos arranha-céus
Rodeados de calçadas
Sufocando árvores e
Ruas enforcando calçadas
Enquanto nossos destinos
Estão sendo programados
Em computadores
Que ainda vão computar
Numerosas dores
Mas nunca, senti-las!

Clube do Teatro: Mensagem de Fim de Ano do Grupo Acquatrupe

O grupo de teatro Acquatrupe deseja a todos um feliz 2012!

-----------------------------------------------------------------------------------

“CI abre a boca”

Formatura da 1ª Turma do Curso de Liderança e Oratória
Método “Prof. Celso Nascimento Pacheco”

Na manhã do dia 6 de outubro, foi realizada, no Auditório Pudim do Complexo Pinheiros, a cerimônia de formatura da 1ª Turma do Curso de Liderança e Oratória, com base no método do saudoso prof. Celso Nascimento Pacheco, falecido em 2008.

A iniciativa da retomada desta ação foi da Associação Sabesp, por meio de sua diretoria cultural, conduzida por Luzia Helena de Almeida, que, como discípula do prof. Celso, foi a orientadora deste curso.

A primeira turma, denominada “CI abre a boca”, foi constituída por 33 formandos da CI, que num curto espaço de tempo mostraram desenvoltura, desinibição e autoconfiança frente a um público, aludindo que estas características foram adquiridas neste curso, ministrado em 10 aulas que causaram “uma profunda transformação em suas vidas”. De acordo com eles, a metodologia foi “simples, eficaz, humanista e terapêutica, pois, mais do que aprender a soltar a voz em público, este curso possibilitou aos participantes um autoconhecimento e uma sensibilização para a perceber e interagir com o outro”.

Na mesa da cerimônia de formatura foram destacadas as presenças do assessor da Diretoria “C”, Edison Raul Barretti, como patrono da turma; de Carlos Hashish (representando o superintendente de Comunicação, Adriano Candido Stringhini, como paraninfo); da Profª Eula Cristina Fuzzo (sobrinha neta do Prof. Celso Nascimento Pacheco), como convidada de honra, e do presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, além do facilitador do curso, Fábio Rodrigues.

Após todos os formandos receberem os seus certificados e “soltarem sua voz” em aplaudidos momentos dessa cerimônia, os componenetes da mesa se pronunciaram a favor da continuidade destes cursos, principalmente o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, que afirmou que “se os gerentes da empresa investirem a valorização humana dos seus profissionais, a Sabesp não só será a maior empresa de saneamento do Brasil, como do mundo”.

Com emoção, a Profª Eula Cristina Fuzzo, sobrinha do Prof. Pacheco, também afirmou ter o propósito de levar a frente o seu legado. Dessa forma, a orientadora Luzia Helena Almeida, se prontificou a essa continuidade, ressaltando que “assim como o seu mestre, se dedicará a este trabalho em prol do crescimento do ser humano de forma gratuita”.

Para encerrar a cerimônia foi passado um vídeo do próprio prof. Pacheco em atividade, que sensibilizou a todos, principalmente pela exaltação ao seu lema de vida: “Tudo pode aquele que crê!”. Este mestre da oratória já formou 46 mil pessoas em diversos núcleos do Brasil e muitos dos seus cursos foram ministrados na própria Sabesp.

Os formando da turma “CI abre a boca” foram:

Adriana Minami Cabianca
Sergio Yoshiyuki Nakamura
Silvania dos Santos Silva
Teresa Miyuki Otani

Clube do Teatro: Nova montagem "Lampião e Lancelot"

O grupo de teatro Acquatrupe estréia sua nova montagem "Lampião e Lancelot". O tema é o encontro de culturas! Com este novo trabalho o grupo quis homenagear as crianças do Brasil, o país da miscigenação! diz a coordenadora do grupo de teatro e cinema Acquatrupe.

As filmagens do novo curta-metragem foram feitas no no CEU Jaçanã. Assistam no link abaixo:

Nosso Coral se apresentou no II Canta Inverno Vinhedo

No sábado de 09 de julho, foi realizado no Teatro Municipal de Vinhedo, prestigiado de um grande público presente, o “II Canta Inverno Vinhedo” , evento que integra o Encontro Nacional de Corais 2011, para o qual p Coral da Associação Sabesp foi convidado a participar.
O coral anfitrião abriu o recital com um lindo musical e gentilmente recebeu o coral da Associação, que apresentou um repertório bastante variado, com as músicas Cadê Machado (Antônio Rodrigues / Zezinho da Viola), Azul da Cor do Mar (Tim Maia), Yesterday (Beatles) e Alleluia (Andrea Gabrieli). Sempre sob a cuidadosa regência do maestro Carlos Cerqueira, também foram incluídas coreografias em algumas melodias, graças ao apoio do colaborador Rafael, e dessa vez os integrantes cantaram sem as partituras, inovando e enriquecendo a apresentação.

Essas novidades foram mais uma demonstração do quanto o coral da Associação Sabesp cresceu e, mais maduro, deixou de lado a timidez inicial para ousar um pouco mais, acompanhando a tendência atual dos grupos de coral de associar a música às artes cênicas, surpreendendo e mantendo o público bastante envolvido.

A integrante Suzana Meira Rocha Castro, que nos passou as informações desse evento, ainda destacou o talento do jovem e criativo pianista Marcelo e mencionou: “cada dia mais me orgulho de participar deste grupo privilegiado em que, com a experiência e dedicação e de nosso maestro Carlos e o companheirismo de todos, cultivamos grandes amizades. Parabéns a todos” .

Colaboração de Suzana Meira (informações) e Yuri Monaschi Crema (fotos)

Clube do Teatro: Veja e se inspire

Assistam o vídeo realizado pelo nosso Grupo de Teatro Acquatrupe: uma versão moderna e realista do clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare, sobre uma tragédia de amor de dois jovens, adaptada pela diretora do grupo, Maria Silvia Altieri. Quem sabe você não se inspire a participar do nosso Teatro!

Coral da Associação Sabesp no I Festival de Música Sacra de São Carlos

O Coral da Associação Sabesp, regido pelo maestro Carlos Cerqueira, cujos ensaios são feitos aos sábados na sede da Associação Sabesp, participou do I Festival de Música Sacra da Cidade de São Carlos, no dia 17 de outubro.

O evento reuniu vários corais do estado de São Paulo que se apresentaram no sábado dia 16 e domingo dia 17, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão".

O repertório do Coral da Associação Sabesp foi composto por músicas de Mozart, Pachelbel e René Quignard e ainda contou com a participação especial de alguns jovens do Coral Anjos Deschamps.

Se você se interessa em fazer parte do nosso Coral, entre em contato com o maestro Carlos Cerqueira, pelos tels. (11) 5512-7979 e 8678-2321.

Clube do Teatro Sabesp abre vagas para novos integrantes

Com o apoio e patrocínio da Associação Sabesp e inserido no Programa Qualidade de Vida - Viver Feliz, o Clube do Teatro foi criado em abril de 2008, com o objetivo de reduzir o estresse dos empregados e melhorar o relacionamento interpessoal na empresa e em família. “Não só para reduzir o estresse, o intuito dos grupos de teatro é melhorar a qualidade de vida, o conhecimento, a diversão, o lazer, e aqui praticamos exercícios de corpo, de voz, e a prática da atividade é muito boa para a desibinição”, explica Silvia.

Do Clube do Teatro da Sabesp surgiu o Acquatrupe, formado por empregados da Sabesp e seus dependentes. O Acquatrupe vem se apresentando nos teatros dos Centros de Educação Unificados (CEU´s), com o objetivo de levar cultura, diversão e arte.

Para o ano de 2010, além da continuidade das apresentações, o Grupo já pensa na montagem de uma nova peça ligada ao meio ambiente.

Para mais informações sobre as inscrições no Clube do Teatro, entre em contato com a professora Silvia Altieri, pelo telefone (11) 9200 9333.

Coral fez concerto de encerramento na Igreja São Luiz

No dia 20 de dezembro, o Coral da Associação sabesp fez o seu concerto de encerramento do ano de 2010, na Igreja São Luis, na av. Paulista, 2378, em São Paulo- SP.

De acordo com o maestro Carlos Cerqueira, o local não poderia ter sido melhor. O Coral integrou a missa com a participação especial do Coral Anjos Deschamps, cantando o repertório Sacro, que foi desenvolvido durante o ano de 2010.

Após a solenidade religiosa, juntaram-se ao Coral da Associação Sabesp os corais: Anjos Deschamps, CDH-CEcom, Horizonte Azul e o Madrigal Emcanto. E todos juntos, fizeram o Concerto de Natal, gerando um momento maravilhoso e emocionante. Eram quase 100 vozes cantando para o público que lotou a igreja São Luiz, para apreciar a boa música erudita.

Comece 2011 cantando!

O Coral da Associação Sabesp esteve, no domingo de 12 de dezembro, na cidade de Embu das Artes, se apresentando no Museu de Arte Sacra.

Esta foi mais apresentação importante deste grupo que cumpriu uma agenda de grandes realizações em 2010, que lhe renderam sucessos de público e de crítica.

Para 2011, o Coral tem grandes planos de projeção e ampliação e quer começar com todo o pique. Dessa forma, desde já, as inscrições para o próximo ano já estão abertas para novos integrantes.

Os contatos devem ser feitos com o maestro Carlos Cerqueira, pelos tels. (11) 5512-7979 ou (11) 8678-2321.

Coral Sabesp em Conservatória – RJ

NNos dias 04 e 05 de dezembro em Conservatória (distrito de Valença – RJ), houve mais duas brilhantes apresentações do Coral Sabesp, na Igreja Matriz de Santo Antonio, durante o VI Encontro de Corais de Conservatória, onde foi muito elogiado pelas pessoas presentes, havendo também apresentações de Corais de vários Estados do Brasil.

No sábado dia 04, repertório de Música Sacra (Messe Brève en L’honneur de St. Jean Baptiste) e músicas de Chico Buarque de Holanda.

No domingo dia 05, o Coral foi convidado a cantar na missa da Igreja Matriz, e no repertório houve a apresentação de músicas natalinas.

Conservatória é conhecida nacionalmente como a “Cidade das Serestas”, sendo que durante todo o ano há eventos alusivos às Serenatas e a Música Popular Brasileira.

As próximas apresentações do Coral Sabesp no mês de Dezembro, serão:

Dia 12 às 15:00 hs. – Concerto de Natal - Museu de Arte Sacra dos Jesuítas na cidade de Embú das Artes – SP;

Dia 14 às 15:00 hs. - Auditório Sabesp da Ponte Pequena;

Dia 18 às 20:00 hs. - Concerto de Natal - Igreja São João Batista - Rua Toneleiros, 968 – Lapa;

Dia 19 às 11:00 hs. - Concerto de Natal - Igreja São Luís - Av. Paulista, 2378.

Prestigiem aos eventos e apreciem belas músicas natalinas!

Coral faz sucesso em Piracicaba

No dia 13 de junho, o Coral da Associação Sabesp marcou sua participação no IV ENACOPI (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), evento realizado no Teatro Municipal dessa cidade, que reuniu grupos musicais de várias regiões do Brasil e um grupo do Paraguai.

De acordo com o maestro Carlos Cerqueira, esse acontecimento “foi um encontro de muita qualidade musical e o Coral Sabesp não deixou nada a desejar apresentando seu repertório com segurança, alegria e musicalidade”.

Todos os integrantes do coral estão muito contentes com o progresso deste grupo e afirmam que participar de eventos como este só traz benefícios e crescimento.

Publicado em: 17/06/2010

Cultura na Associação Sabesp

Resgatar a cultura nacional, revelar talentos e despertar o interesse dos nossos sócios pela arte e pela criação. Por meio de patrocínios a Associação revela escritores, poetas, cantores e pintores da Sabesp. Além disso, nossos concursos literários e os festivais musicais são eventos reconhecidos que possibilitam novas descobertas e artistas:

Os grupos de canto, coral e teatro também contam com o apoio da Associação Sabesp, demonstrando a diversidade de expressões artísticas.

Coral da Associação Sabesp se apresenta em Bertioga

Ao centro, de camisa preta, o nosso colega James Castorino
Silva, do ER São Miguel, que participa há 2 anos do Coral

No dia 1º de maio, o Coral da Associação Sabesp apresentou-se na Casa de Cultura de Bertioga a convite
da Prefeitura Municipal.

Com a regência do maestro Carlos Cerqueira e da Pianista Wasti, o repertório do Coral foi composto por músicas sacras e clássicos da MPB. A comunidade local prestigiou o evento e aplaudiu o Coral, que foi precedido pela apresentação de um Quarteto de Cordas, com repertórios de Mozart, Haendel e Vivaldi.
Os colaboradores que estiverem interessados em participar desta família do Coral da Associação Sabesp podem fazer sua inscrição pelos telefones: 3147-5955 e 3147-5951 e falar com maestro Carlos. Os ensaios acontecem todos os sábados, das 16h às 18h.

Colaboração: James – MLMM4