"A nossa vida com o Autismo"

(* Por Lúcia Andrade)

Uma ação apoiada pela Associação Sabesp
Nosso autista deve ir para uma escola especial ou regular/inclusiva?

Para responder a esta questão, temos que analisar , com sinceridade, qual é o alcance do autista que cuidamos, pois uma coisa é certa: nenhum é igual ao outro. E não é uma questão de capacidade intelectual e sim de adaptação.

Muitas pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) conseguem frequentar a escola regular normalmente e alguns até se destacam em matérias de seu interesse. Mas grande parte dos autistas não consegue parar numa sala de aula, seguir o programa de uma classe, entram em crises e acabam sendo vítimas de "bullyng", mesmo sendo super-inteligentes.

Então vale a pena ver se o nosso autista se adapta à escola regular, mas se cumprir este compromisso não for um bom momento para ele, o melhor é desobrigá-lo e procurar uma escola especial que saiba explorar seu potencial e oferecer acolhimento. Ou se isso não for possível procurar espaços terapêuticos de capacitação e sociabilização.

Vamos procurar postar em cada semana, respostas às perguntas sobre "a nossa vida com o autismo". Se vc quiser enviar suas dúvidas, mande para o e-mail: lucia.textoscom@gmail.com.br. Se não soubermos responder prontamente, buscaremos informações com quem sabe.

(*) Maria Lúcia da Silva Andrade é jornalista, ass. de imprensa da Associação Sabesp, vice-presidente da Bia Brasil Autismo (*), atuante na Caminhada pela Conscientização do Autismo, professora de música p/ PcD Intelectual e mãe do João, um jovem autista, há 28 anos.
(*) BIA BRASIL (Autistas Adolescentes e Adultos) - Voltamos a funcionar presencialmente, com oficinas pedagógicas, musical, artes plásticas e inglês funcional, para autistas que consigam usar máscara. Marque uma avaliação pelo tel. 11-97402-0539. https://www.facebook.com/search/top/?q=bia%20brasil%20autismo