Associação Sabesp inaugura Canal de Youtube com a apresentação dos Candidatos ao Conselho de Administração da Sabesp

Nossos associados cada um apoiado por representações do Fórum das Entidades.

No dia 19 de Julho, foi realizada a primeira transmissão oficial pelo novo Canal do Youtube da Associação Sabesp, com a apresentação ao vivo dos candidatos a representante dos empregados da Sabesp no Conselho de Administração da Companhia: o engenheiros Reynaldo Young Ribeiro e o economista Ronaldo Coppa.

O evento foi aberto pelo presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, que seguiu na apresentação junto ao vice-presidente da AAPS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp), Paulo Menezes, do então pré -candidatos, posto que suas candidaturas foram homologadas e oficializadas pela Sabesp, no dia seguinte, em 20 de julho.

O representante eleito participará do direcionamento estratégico da Empresa, daí a importância dessa primeira Live, que obteve grande audiência e participação dos sabespianos, principalmente os vinculados às entidades representativas da Sabesp, que formalizaram seus apoios diferenciados aos dois candidatos.

Reynaldo Ribeiro é apoiado pela AESabesp, SEESP e Sintius. Já Ronaldo Coppa é apoiado pela AAPS, APU, SASP e Sintaema. A Associação Sabesp apoia ambos, por serem associados participativos e representantes do Fórum das Entidades, acreditando que quem for escolhido trará benefícios à Empresa e aos seus colaboradores.

Apresentação de Reynaldo Young Ribeiro

Por ordem alfabética, a apresentação dos candidatos foi iniciada pelo Engenheiro, Reynaldo Young Ribeiro- Mestre em engenharia urbana, com  MBI no Brasil e no exterior, funcionário da Sabesp desde 1981, passando por diversos departamento, tendo respondido pela superintendência da RS e atualmente atua na Superintendência de Gestão de Riscos e Conformidade da Sabesp. Ainda é presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp e Conselheiro da SEESP.

Com foco na união de forças em busca por uma Sabesp pública e transparente, Reynaldo abordou pontos nevrálgicos como "a preservação de ativos da Companhia, rumos estratégicos, aproximação dos demais conselheiros para convencimento de propostas por empregados,  visando os melhores para o futuro de forma sistêmica". Ainda mencionou a intenção de "convidar a acompanhar os demais conselheiros, em visitas pela Sabesp para conhecer de perto e sentir as possibilidades reais de bons resultados" e colocou-se à disposição para um mandato bastante combativo, com base técnica para uma visão antecipada dos problemas e principalmente na defesa dos colaboradores sabespianos.

Apresentação de Ronaldo Coppa

Na sequência, foi a vez da apresentação do Economista Ronaldo Coppa, graduado e com MBA pela USP, funcionário da Sabesp desde 1978, ocupando vários cargos nos setores de planejamento econômico, tendo sido tesoureiro do Sintaema, gerente da Controladoria da Centro da M e das UGRs Mooca e Ipiranga, onde está atualmente.

Durante a Live, Ronaldo afirmou que "a Sabesp vive um momento de falta de transparência e de participação, com  ingerência política em decisões já tomadas pela Secretaria e Palácio do Governo". Sua proposta é "retomar a discussão estratégica dentro da empresa em favor dos empregados, não só pelo convencimento, mas pela mobilização contra uma concreta ameaça de privatização. Defendeu a "recomposição de quadro de empregados, que teve uma demanda grande de saída e o emprego de subsídios da Empresa para melhorar qualidade de vida dos empregados, tanto na ativa quanto na aposentadoria,  com lazer de qualidade, viabilização de bons planos de saúde e benefícios".

Participação e perguntas

No Chat da Live, as manifestações de apoio aos dois candidatos eram intensas e acaloradas, prevendo uma excelente e acirrada disputa, nesse momento histórico, quando pela primeira vez os empregados da Sabesp poderão escolher seu representante no Conselho da Companhia.

Destacamos também pergunta formulada por Cid Barbosa, que indagou quais eram as principais bandeiras de luta dos candidatos?
Reynaldo: "Nosso próprio lema: Sabesp unida, pública e transparente" traduz nossa preocupação ética, sustentável e em harmonia com as legislações do nosso Estado e País.
Ronaldo: "Nossa luta será pela empresa pública, voltada aos interesses da população, com combate ao risco de ser privatizada e não perder coisas básicas como previdência e saúde."

Paulo Menezes, vice-presidente da AAPS, perguntou sobre a atuação em recursos humanos, com destaque para o rompimento do acordo com a AAPS sobre a extensão de plano de saúde.
Reynaldo: Nossa intenção é impactar pelo convencimento das boas causas e, pessoalmente, eu votaria contra ao rompimento.
Ronaldo: Isso é passível de uma ação legal por improbidade administrativa, tem que ter mobilização coletiva p/ não precisar postergar aposentadoria p/ ter um plano de saúde viável.

Norberto Pereira Maia perguntou se os candidatos eram favoráveis aos aposentados terem uma incentivada?
Reynaldo: Essa ação é possível, mas tem que ser balizada não só no aspecto econômico-financeiro, mas também pelo social e de todo o contexto de desenvolvimento.

Ronaldo: Sou amplamente favorável, inclusive com uma mudança de estrutura, que gere uma economia de fato, com atenção à questão da saúde e da retomada do concurso público para reposição de quadro.

Como e quando será a votação?

O representante dos empregados no Conselho da Sabesp será escolhido por voto secreto, no período de 09 a 18 de agosto de 2021. Antes dessa data, os empregados da Companhia receberão uma senha por e-mail e por SMS, para acesso ao processo.

Para quem quiser assistir ou rever essa Live, ela ficou gravada no canal YouTube da Associação Sabesp.

Acesse o link: