Notícias

João Arthur fala sobre o funcionamento das nossas Colônias no "Novo Normal"

Neste Boletim, trazemos uma entrevista extraída do Jornal Pororoca On-Line, com o Diretor de Áreas de Lazer João Arthur Cardoso de Souza, que assumiu essa Pasta,  praticamente junto com o período da Pandemia, após o falecimento do saudoso diretor, Rozaque Gomes Vieira, em fevereiro de 2020. Portanto, já em março, ficou sob sua responsabilidade duas diretorias: Áreas de Lazer e Comunicação, da qual já era titular.

João Arthur possuía uma vasta experiência na administração das Colônias, em gestões anteriores, uma vez que já havia sido Diretor de Áreas de Lazer. Mas, convenhamos, 2020 tem sido um ano diferente de tudo o que já passamos em termos de desafio.

Contudo, suas avaliações são muito positivas. Veja em sua entrevista:

Pororoca: O senhor assumiu a diretoria de Áreas de Lazer e, na sequência, tudo teve que ser fechado, por causa da pandemia. Como foi esse impacto?
João Arthur: Foi algo inusitado para nós, assim como foi para todos. Essa parada nos obrigou a repensar novas formas de ser e de se conduzir.

Pororoca: As Colônias só começaram a ser reabertas em agosto. Precisou de muitos novos protocolos para isso?
João Arthur: Sem dúvida, mesmo sem funcionar, as Colônias de Bertioga, Ilha Comprida e Presidente Epitácio, foram constantemente higienizadas e conservadas, para estarem prontas para um atendimento quando fossem liberadas. Mas ainda assim, começaram a funcionar repletas de regras e de novos protocolos de segurança. Já a Colônia de Cardoso tinha problemas de estrutura e aproveitamos essa época, para fazermos os reparos necessários. Agora ela já está aberta e sob a nova direção de Gracielly Dias.

Pororoca: Então todas as Colônias já estão com tudo em cima?
João Arthur: Sim, mas dentro do que a vigilância sanitária exige e permite. A de Bertioga e Epitácio foram as primeiras a serem liberadas. Na foto, estou com o coordenador da Colônia de Bertioga, Basílio Ferreira Dias, sempre atento a todos os detalhes, e o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, fazendo a última inspeção para a sua abertura, ocorrida em 14 de agosto.

Pororoca: Como o hóspede encontrará a Colônia de Bertioga hoje?
João Arthur: Com um pessoal bem treinado e excelentes apartamentos padrões, que acomodam até 6 pessoas, além de 1 apartamento para PcDs - Pessoas com Deficiência. Suas dependências foram devidamente sanitizadas e contam com total assepsia em móveis, roupas de cama, banho e utensílios; além de recipientes de álcool gel  em áreas comuns, como recepção, salas e corredores. O uso de máscara é obrigatório, tanto para funcionários quanto para hóspedes.

Vale dizer ainda que, desde setembro, a Prefeitura de Bertioga também liberou banho de mar e uso de guarda-sóis e cadeiras em praias do município. Mas ainda é necessário manter o distanciamento mínimo entre grupos de pessoas.

Pororoca: A Colônia de Presidente Epitácio também está em condições adequadas?
João Arthur: Presidente Epitácio (foto), situada nas barrancas do Rio Paraná, voltou a ser um paraíso perfeito para quem gosta de pesca, descanso e paz de espírito. Está com os mesmos protocolos de higienização e é administrada pelo experiente, Vicente Carlos da Costa, que por muitos anos foi coordenador de Cardoso e conhece muito bem os gostos e o perfil dos nossos hóspedes.

Pororoca: A Colônia de Ilha Comprida demorou mais para ser aberta?
João Arthur: Sim, só foi possível reabrir em 04 de setembro, devido a muitas cidades do entorno, na região do Vale do Ribeira, ainda estarem numa fase mais crítica, no combate à Covid 19. Mas o seu coordenador, Donizete da Silva, já estava muito preparado, com pessoal treinado para a recepção dos hóspedes, tanto que se envolveu até com a Prefeitura da Ilha, para fazer cadastro dos visitantes.

Apesar das exigências da cidade, valeu muito a pena ir nessa Colônia, uma das mais elogiadas hospedagens do local, pela sua localização (a 250 m da praia), bem como pelo seu atendimento e estrutura, com suítes, que acomodam até 5 pessoas, conjunto aquático com piscinas adulto e infantil, salão social, sala de jogos, cozinha coletiva equipada com freezer, geladeira duplex, fogão 4 bocas e utensílios de cozinha, churrasqueira e estacionamento, descontos no comércio da cidade, que é cheia de atrativos, inclusive com restaurantes excelentes.

Pororoca: A Colônia de Cardoso está com uma matéria completa sobre sua reabertura nesse Boletim. Mas o que o senhor pessoalmente recomenda?
João Arthur: Olha, eu recomendo aos nossos amigos é ver todo esse cenário de perto. Todos serão muito bem recepcionados pela nossa nova coordenadora, Gracielly, e terão a oportunidade de conhecer ou revisitar esse espaço maravilhoso que deixa saudade em todos que por lá passeiam.

Pororoca: As Colônias reservam 80% da capacidade para associados e 20% para visitantes vindos pelo Booking.com. É assim que funciona?
João Arthur: Correto. E é muito bom poder esclarecer  aos associados por que nós colocamos as colônias no Sistema Booking.com, desde 2019, pois muitos gostam de conhecer gente nova e interagir com pessoas fora da Sabesp, mas alguns poucos reclamam da falta de exclusividade.

Pororoca: Dessa forma, então por que a Associação fez parceria com a Booking.com, para o usufruto das Colônias.
João Arthur: Porque foi necessário. Quando fui diretor de Áreas de Lazer em gestões anteriores, tentei várias ações para motivar os associados a frequentar as colônias porque assim teríamos recursos para poder implementar melhorias. Fizemos alguns descontos com algumas promoções da primavera e de outono e o resultado até foi legal, mas não o suficiente para atingir a meta necessária.

Pororoca: E foi nessa gestão atual que se optou pelo Booking?
João Arthur: Sim. Embora eu estivesse na diretoria de Comunicação, a qual assumi com muito orgulho na atual gestão, nosso saudoso amigo Rozaque, que era o então diretor de áreas de lazer, estava com muitas dificuldades nas manutenções das Colônias, inclusive para honrar as despesas com funcionários, e me solicitou uma ajuda. Daí, eu expus um plano já acalentado em outros anos: abrir nossas Colônias para hóspedes de fora da Sabesp, com um custo maior do que o associado, que nos aliviaria bastante na questão financeira.

Pororoca: E o Rozaque gostou da ideia?
João Arthur: Ah, gostou! Rozaque era uma pessoa aberta, entusiasta, amiga e parceira. Sendo assim, elaboramos um plano conjunto e apresentamos ao presidente Pérsio e aos demais diretores, que deram a sua aprovação. Começamos o trabalho pesquisando nas redes sociais e vimos que o mais interessante para a Associação seria a parceria com o Booking.com.

Pororoca: E como vocês chegaram a um parâmetro de preços a serem cobrados?
João Arthur: Fomos buscar no mercado de hotéis e pousadas do estilo de nossas Colônias, para termos uma ideia de valores a ser cobrado. Estive junto com saudoso diretor Rozaque em todas as Colônias, nas quais conversamos a respeito  da nova forma que estaríamos trabalhando,  chegamos até fazer um treinamento com todos os funcionários um ensaio da forma de atendimento, pois em todas as diretorias no qual eu trabalhei o que eu mais prezo é educação. Logo depois que acabamos o treinamento, abrimos as colônias para hóspedes vindos pelo Booking.com. Porém, a prioridade sempre foi o associado,  se não tivéssemos a procura de reserva dos associados, em 80%,  não abriríamos para o Booking.com.

Pororoca: E como foi o resultado desse processo?
João Arthur: Muito positivo! Tudo isso aconteceu no ano passado em 2019. E, já em janeiro de 2020 recebemos uma carta e um certificado de excelência da Booking, para duas Colônias que receberam notas de avaliação acima da média. Foi muito gratificante!

Pororoca: A diretoria chegou a planejar novos investidas depois desse sucesso?
João Arthur: Chegou sim,  tanto que estava decidido colocar ar  condicionado e TV em todos os apartamentos. Com tudo encaminhado, sofremos dois baques: o falecimento do estimado diretor Rozaque, em fevereiro, e a pandemia em março.

Pororoca: Então, o senhor foi convidado a assumir a diretoria e administrar o novo período.
João Arthur: Por eu estar já tão envolvido no processo das Colônias, veio este convite para assumir a Áreas de Lazer acumulando com a Comunicação, o qual aceitei com muito carinho e vontade de realizar cada vez mais, mesmo com a pandemia pela frente, que nos obrigou a manter as colônias fechadas e paralisou nossos projetos.

Pororoca: E agora? Em que pé as coisas estão?
João Arthur: Estamos retomando com toda as restrições e a parcimônia que o momento exige, abrindo parcialmente nossos espaços, na base de 50 a 60%, mas não abandonamos nossos sonhos e projetos. Tanto que fizemos um planejamento estratégico para 2021, com a participação de toda a equipe de áreas de lazer e de comunicação, com o propósito de decolar bem no próximo ano. Faremos tudo o que for possível para que isso aconteça.

Pororoca: E nesse Planejamento incluía a reabertura de Cardoso?
João Arthur: Sim! Na verdade, o nosso propósito era de que a paradisíaca Colônia de Cardoso, um dos cenários mais bonitos de São Paulo, estivesse pronta para receber os hóspedes ainda no final de 2020, como de fato aconteceu. A coordenação agora está com a Gracielly Dias dos Santos. Lá todos encontrarão belos apartamentos com acomodação para até 6 pessoas, com facilitação também para PcD. E o lugar é lindo, com um por do sol maravilhoso, estrutura de pesca, conjunto aquático, salão de jogos, campo e play ground.

Pororoca: Para concluir, como o associado faz para ver virtualmente e reservar a Colônia.
João Arthur: As imagens estão disponíveis no nosso site: mailto:http://www.associacaosabesp.com.br/, na janela "Áreas de Lazer" estão todas as Colônias, mas as dúvidas e reservas também podem ser consultadas com a nossa Coordenadora de Áreas de Lazer, na sede da Associação, em São Paulo, Marcelle Gonçalves Vieira.

Eu, particularmente, recomendo uma visita em todas as nossas Colônias e deixo o meu obrigado a minha equipe, como também aos nossos associados, pelo interesse, carinho, respeito e união com a Associação, nesse momento tão único para todos!

Associação Sabesp

Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br

Cadastro

Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.