O grande sucesso da nossa Live de Inclusão de Junho. "Rumo a Tóquio 2021", com a medalhista paralímpica Adria Silva

Transmitida ao vivo, na tarde de 24 de Junho de 2021, a Live "Rumo a Tóquio 2021", da Base de Inclusão do Projeto Vida Nova 2021 (Sabesp e Associação Sabesp), trouxe, como convidada especial, uma musa do esporte paralímpico: a atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, Adria Silva, que já conquistou Bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, e Prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015.

Os Jogos Paralímpicos em Tóquio serão abertos em 24 agosto de 2021 e é o único evento mundial em que as Pessoas com Deficiência são as grandes protagonistas.

Nossos Atletas Paralímpicos são verdadeiros heróis do esporte.

Na última Paralimpíada, no Rio de janeiro, em 2016, cravaram 72 medalhas p/o Brasil, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.

A live foi conduzida pela jornalista e ativista pelas causas de Pessoas com Deficiência, Maria Lúcia Andrade, com a participação do presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, e da Coordenadora do Programa de Voluntariado da Sabesp, Érika Mota Santana, que fez um Convite para a Festa Julina Beneficente, on line, a ser realizada em 03 de julho. Também tivemos a participação da colaboradora Priscila Leite, que fez a captação de perguntas e comentários no chat e do maestro Carlos Cerqueira, na formatação musical da Abertura e condução técnica da Live.

A Seleção Brasileira de Vôlei Sentado está garantida para os Jogos de Tóquio. Contudo a convocação dos atletas ainda está para ser oficializada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A experiente Adria Silva está com muita expectativa para ir para Tóquio e tem um palpite que "dessa vez conquistaremos o ouro para o Brasil".

Com foco na superação, Adria Silva falou sobre o enfrentamento da sua condição de deficiência, por ter uma perna amputada, devido a um acidente de moto. E como foi a sua determinação e transformação, por meio do esporte adaptado, no caso o voleibol. O interessante é que ela não era jogadora e sequer praticava esportes, antes do acidente.

A atleta também destacou os maiores desafios enfrentados pelos atletas paralímpicos, desde locais adequados para treinamento, falta de incentivos financeiros e o quanto foi preciso se reinventar para continuar seus treinos nesses tempos de Pandemia.

Discorrendo sobre a seleção feminina de vôlei sentado, Adria relembrou grandes feitos como a vitória de estreia, por 3 sets a 0, contra a Seleção do Canadá, da Paralimpíada do Rio; a vitória contra a atual campeã do mundo, a Seleção Chinesa, e outros momentos históricos.

Se você quiser rever essa gloriosa Live, acesse o link:

Fotos: Ale Cabral (CPB)