Diretoria Cultural

Competência técnica na nossa 5ª Live Musical de 2021

Com grande interatividade virtual, no dia 28.05, foi apresentada a nossa 5ª  Live Musical, dirigida pelo Maestro Carlos Cerqueira e integrada ao Projeto "Vida Nova 2021", da Sabesp e Associação Sabesp.

Com o tema "(Des) Confinamento Vocal", o bate papo descontraído dessa vez foi com a cantora erudita e popular, doutora em performance vocal pelo Instituto de Artes da Unesp e professora de canto, Joana Mariz.

Na abertura musical, novamente as vozes do Coral da Associação Sabesp encantaram a todos, com a canção "O Jumento" (Composição: Bardotti / Chico Buarque / Enriquez para o Musical "Os Saltimbancos").

Após a apresentação do nosso maestro, na abertura da live, o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, saudou a todos e falou sobre a importância da convidada no universo musical. Ainda destacou a feliz parceria com a Sabesp, com a finalidade de levar qualidade de vida para todos, tão necessária nesse período de isolamento, por meio do Projeto "Vida Nova 2021" e o quanto que o trabalho do nosso Coral vem atingindo esse propósito.

Em resposta, o Maestro Carlos Cerqueira agradeceu o apoio da Associação à música, que sempre foi uma marca sua nos tempos presenciais e continuou em tempos remotos. Carlos e Pérsio ainda destacaram a participação da diretora cultura da Associação Sabesp na Live: a cerimonialista, escritora e promotora de eventos, Luzia Helena Almeida.

A convidada especial Joana Mariz, com muito conhecimento e propriedade, de forma divertida e incisiva deu explicações físicas de reações do corpo por inteiro, na utilização da voz, não só se atendo às cordas vocais.

Muitos conceitos foram esclarecidos, no tocante à flexibilidade de voz, tais como: o que é voz de peito, de cabeça, de garganta? Como é a obtenção do apoio do diafragma? O que é impostar a voz? O que são quebras de vozes?

Houve até abordagens históricas referentes aos limiares das condições do corpo e do canto, como a castração de meninos, especialmente no séc XIX, para a manutenção da juventude vocal.

Para quem gosta de música e principalmente de cantar, esta Live é imperdível. Os participantes gostaram muito da explicação clara e técnica de Joana Mariz, que no final cantou "Valsinha" de Vinícius de Moraes e Chico Buarque, emocionando a todos.

Para quem quiser ver ou rever essa Live, acesse o  link: