DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

Conheça os vencedores do Concurso de Fotografia “Odair Marcos Faria”

Dentro de suas atividades comemorativas ao seu Jubileu de Safira – 45 anos de existência, a Associação Sabesp promoveu, por meio de sua diretoria cultural, conduzida por Luzia Helena Almeida, o Concurso de Fotografia “Odair Marcos Faria”, que mobilizou nossos associados de uma forma muito peculiar, que pode ser sentida pela narrativa dos seus vencedores:

Tema : Minha vida na Sabesp

1º Lugar – Agnaldo Francisco da Cruz Rodrigues/ Ganhador de 1 TV Led 42”

Ao ver esta bela foto de Agnaldo, em preto e branco, perguntamos se tratar de uma foto antiga. Ledo engano: o cenário é do moderno Reservatório São Lourenço, obra da Sabesp para contenção da crise hídrica, da qual ele tem imensa satisfação de visitar, como técnico de gestão da MONC- UGR Cotia/ Poá.
Entusiasta pela fotografia, ele sempre está com a sua máquina em todos os momentos para aprimorar a sua técnica e sua arte. Particularmente, acha bonitos os cenários das obras da Sabesp, especialmente os já retratados pelo saudoso Odair Faria, a quem ele gostaria de ter tido a oportunidade de conhecer em vida. Mas como não foi possível, reverencia a sua obra.
Obter a 1ª colocação nesse Concurso foi uma honra, um reconhecimento a sua dedicação e uma constatação de um esforço. Se sentiu sinceramente emocionado.

2º Lugar – Joyce Cristina Silva Rocha/ Ganhadora de 1 Smartphone.

Esta bela foto de Joyce retrata a sua mãe, sra. Ivete da Cruz Dias da Silva, numa visita à ETA Guarau. "Ela ficou encantada ao conhecer o tratamento da água e todo o trabalho da Sabesp para levar água com qualidade à população de SP", atesta
Nossa associada trabalha na CRD, na Unidade Ponte Pequena da Sabesp, mas já atuou na PC, onde conviveu de perto com o trabalho do nosso ícone da fotografia, Odair Faria. Dessa forma relata:
"Para mim foi gratificante ter participado do Concurso que homenageou este grande profissional, Odair Marcos Faria, pois minhas primeiras inspirações neste hobby foram por causa dele na época em que trabalhei na PC. Quem teve a oportunidade de conhecê-lo sabe o quanto ele amava sua profissão e o quanto era talentoso em cada clique.

3º Lugar –  José Diógenes de O. Nascimento/ Ganhador de 1 Bike.

O nosso associado da MTIL é um verdadeiro craque na self, uma modalidade de difícil enquadramento. E foi com este autoretrato que o simpático agente de saneamento registrou o seu valioso momento do seu trabalho num turno na ETE de Bragança Paulista. Veja a paisagem ao fundo, que cenário bacana.
De bem com a vida, afirmou que gosta de registrar tudo que vê em seu celular, até exagera...mas crê que a fotografia é a arte que eterniza o que há de bom para se viver e de se constatar o quanto as coisas mudam, exemplificando: experimente tirar uma foto na mesma pose e no mesmo lugar no prazo de três meses e você verá outra paisagem completamente diferente.
José Diógenes disse que se inscreveu no concurso, mas achava que era muito amador e não iria ser classificado. Dessa forma, ficou surpreso e muito feliz e diz que agora vai caprichar muito mais quando for passar férias nas Colônias da Associação, especialmente na Ilha Cumprida.

Tema: Minha vida na Associação Sabesp

1º Lugar – Laércio Souza/ associado da MLEE.  Ganhador de 1 TV Led 42” Polegadas.

Foi com esta espetacular foto de seus filhos pulando na piscina da Colônia de Férias da Associação Sabesp, em Bertioga, que o associado e tecnólogo na MLEE, Laércio Souza, ganhou o 1º lugar absoluto de todos os jurados do Concurso.
Ele foi avisado pelos amigos desse feito e confessou ficar emocionado com a comemoração, pois foi pego de surpresa. Não conheceu Odair Faria pessoalmente, mas é um admirador de sua obra.
Para ele, fotografar é uma forma de se mostrar o que sente e a Associação Sabesp, principalmente em suas Colônias de Férias, promove esses bons momentos, junto aos amigos, que merecem ser eternizados.

2º Lugar –  Luiz Geraldo dos Santos / Ganhador de 1 Smartphone.

Este lindo visual obtido da escadaria da Colônia de Férias e Pesca da Associação, em Presidente Epitácio, diz muito ao nosso associado e técnico em gestão / agente de informação, Luiz Geraldo dos Santos, da MOG - UGR Tietê, pois desde infância ouvia o seu pai falar que "ali era o verdadeiro Mar Del Plata brasileiro".
Familiarizado com as lentes, Luiz cobre os eventos da Unidade em que trabalha e conheceu de pero, na PC, o amigo Odair Faria. Muito motivado pelas paisagens, é um frequentador de todas as Colônias da Associação.
Ficou superfeliz que o seu por do sol foi classificado, pois segundo a sua concepção: "estamos precisando dessa renovação em todos os aspectos das nossas vidas".

3º Lugar – Joyce Cristina Silva Rocha/ Ganhadora de 1 Bike.

Olha aí a foto da talentosa Joyce novamente! Dessa vez, ela fotografou este belo Pôr do sol, tendo o seu sobrinho Felipe, às margens do Rio Juqueri / Represa Paiva Castro, em Mairiporã, no Eco Resort Refúgio Cheiro do Mato, onde se hospedou com a família, por meio do convênio com a Associação Sabesp.  'É um lugar maravilhoso para relaxar e contemplar a natureza", afirmou.
Muito feliz e surpresa por ser premiada nas duas categorias do Concurso da Associação Sabesp, Joyce avaliou: "me considero amadora, mas gosto muito de fotografar e percebo que a cada dia esse sentimento aumenta mais. A fotografia registra os momentos da vida para sempre e nos dá a possibilidade de reviver esses momentos, histórias e sentimentos a qualquer tempo"
Será realizado no dia 02/03/2018, às 19 horas, na sede da Associação Sabesp, um evento de celebração do Concurso e entrega de prêmios aos vencedores.