A globalização marcou a nossa 4ª Live Musical: Primeiro Encontro Internacional de Corais online

Em ação integrada ao Projeto Vida Nova 2021, promovido pela Associação Sabesp em parceria com a Sabesp, no Dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, foi realizado o " Primeiro Encontro Internacional de Corais online", coordenado pelo Maestro do Coral da Associação Sabesp, Carlos Cerqueira.

Além do nosso Coral, marcaram presença nesse evento, o Coro da Escola do Auditório Ibirapuera/ Brasil, o Coral Oxiteno Mauá/ Brasil, o Coro Capriccioso/ Alemanha, o Coral Jovens Cantores de Guimarães/ Portugal e o Coral Tinkuy Ensamble Vocal/ Colômbia, apresentados pelos seus respectivos dirigentes.

O presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, falou na abertura do evento sobre a importância do Dia do Trabalhador. Na sequência agradeceu a todos os participantes do Encontro, que se traduziu num grande presente aos trabalhadores ouvintes.

Dando início ao bate-papo, o maestro Carlos pediu para cada um falar um pouco de como o seu País está convivendo com a Pandemia e como conseguem desenvolver o seu trabalho.

A parte musical foi iniciada pelas vozes do Coral da Associação Sabesp, com a canção "O Jumento" (Composição: Bardotti / Chico Buarque / Enriquez para o Musical "Os Saltimbancos", que conta a história de quatro animais e o Jumento representa os trabalhadores). Na tela rolou uma lúdica animação, criada por Mitiam Perazzio, com edição de áudio de João Pedro Luz - coralistas do Coral Associação Sabesp - e Marcílio Ferreira, na edição de vídeo.

Posteriormente teve a apresentação do Coral Tinkuy Ensamble, da Colômbia, regido pelo maestro Yolmer Hurtado Ramirez, com a canção "Lagrimas Negras" (autoria de Miguel Matamoros), que nos remeteu ao ritmo romântico, cadenciado e dançante de nossos irmãos sul-americamos.

Em continuidade, foi apresentado o Oxiteno, do Polo Petroquímico de Mauá, com a maestrina Ana Premero e a canção "Tocando em Frente" (Almir Sater e Renato Teixeira) com um solo especial de viola caipira e as belas vozes de seus integrantes, que além de cantarem também declamaram.

Depois foi vez de mais uma atração internacional: o Coral Jovens Cantores de Guimarães, de Portugal, conduzido pela maestrina Janete Ruiz, numa exímia apresentação da canção natalina: "Our Gift for You" (Jerry Ester), um verdadeiro presente para os espectadores.

Na sequencia, foi apresentado o Coro da Escola do Auditório Ibirapuera, sob a regência do maestro Daniel Reginato, numa apresentação muito original com recursos musicais e cênicos, que mostrou todo o talento desse grupo, na canção "Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua" (Sérgio Sampaio).

E encerrando essa mostra internacional, o Coro Capriccioso, da Alemanha, da maestrina brasileira, radicada na Alemanha, Renata Bueno Tavares, formado por vozes femininas, celebrou a auto-estima feminina, com performances de corpo e voz, além do uso de espelhos, na canção "Wie Shön du Bist" (Sara Connor), que remete ao elogio "Quão bonita você é".

Ao final desse Live, os regentes falaram sobre o seu trabalho e suas outras atividades profissionais nesse Dia do Trabalhador.

O presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, fez as considerações finais. Emocionado, lembrou dos corais da infância da sua igreja e elogiou o trabalho do maestro Carlos Cerqueira, que a cada vez mais demonstra o seu talento e sua capacidade de adequação às novas necessidades, trazendo espetáculos como este numa época tão necessária, que reúne um grande público, graças a sua qualidade e dedicação.

A próxima Live do Coral da Associação Sabesp será em 28 de maio, com a cantora erudita, popular e preparadora vocal, Joana Mariz.

E para quem não pode assistir ou quiser rever a Live do Primeiro Encontro Internacional de Corais, aqui vai o link da gravação: