Dica de cuidado da Associação Sabesp: Álcool Gel no Olho! Perigo à Vista!

Estão sendo recorrentes os relatos de pessoas, principalmente crianças, sofrendo acidentes quando válvulas de recipientes de álcool gel, gerando uma pressão inesperada, fazem com que o produto espirre e atinja os olhos.

Situação complicada, pois ainda estamos em meio à Pandemia e o uso de álcool gel é crucial para estimulado em ambientes externos. Mas face aos acidentes ocorridos, é bom ter precauções:

- Prefira se higienizar nos recipientes que tenham o fluxo de saída para baixo (vertical) ao invés de estar para os lados (horizontal).
- Se você estiver com uma criança, aperte o produto para aplicação em você antes, para verificar a pressão, para depois aplicar nela. E ainda assim, afaste (e peça para a criança afastar) o rosto da frente do bico em que sairá o álcool gel.
- Explique para as crianças que não se deve brincar com os recipientes e dos riscos que elas podem correr.

O que fazer, caso o álcool gel entre nos olhos?

Se por acidente ocorrer esse contato você deve agir da seguinte maneira:

- Corra para a torneira mais próxima, abra bem os olhos e lave a região em abundância, cerca de 20 minutos.
- Em seguida, o acidentado deve ser levado a um "pronto atendimento de oftalmologia" (digite na busca do seu celular, para ver o mais próximo), para tratamento das lesões provocadas pela queimadura.

O que o álcool gel pode causar no olho?

O álcool é um combustível inflamável; portanto, ele pode queimar a região dos olhos.

Sendo assim, quando a lesão ocular, causada pelo espirro do álcool em gel, for grave pode deixar grandes sequelas. Segundo oftalmologistas, em caso extremo pode-se perder a visão e, muitas vezes, há necessidade de tratamento clínico prolongado, levando até a cirurgia no futuro, como transplante de córnea, dependendo de como ficou o órgão.

Lembrete: em casa, prefira água e sabão
Não é só em lugares externos que o espirro de álcool gel pode ser perigoso, portanto, em casa ou em locais que isso for possível, prefira o uso de água e sabão, que também é eficiente contra a contaminação pelo corona vírus.