Nosso basquete 60+ em conquista internacional

A equipe da Associação Sabesp de Basquete 60+, patrocinada pelo Sicoob UniMais Rio, conquistou o título de vice-campeã mundial, no Campeonato Mundial, em Mar Del Plata, na Argentina.

Veja o relato de toda a trajetória desse time, feito pelo vice-presidente da Associação Sabesp e coordenador/assistente técnico, Carlos Alberto de Carvalho:

Vamos falar de uma paixão. Não de uma paixão platônica, mas uma que realmente rege vidas para uma prática esportiva específica. Existem várias modalidades esportivas, mas aqui vamos falar do Basquete. Aquele mesmo que nos motivou a assistir nossos astros do passado e que ao longo da vida de alguma forma nos levou a praticá-lo simplesmente porque nos apaixonamos por ele. Então ele se fixou feito tatuagem e não saiu mais dos nossos corações. Passaram-se muitos anos e assim mesmo a paixão continua forte e latente. Foi assim que após longos 16 anos fora do cenário dos campeonatos mundiais de basquete máster que em 2007 aconteceu em Porto Rico, na cidade de San Juan, voltamos a organizar e gerenciar uma equipe para o Mundial de Basquete Master de Mar Del Plata - Argentina 2023.

Mas a cronologia do tempo passou por vários momentos e eventos esportivos, sendo a Associação SABESP sempre protagonista, que em 2013 sagrou-se Campeã Brasileira em parceria com a União de Veteranos de Basquete de São Paulo – UVB. Naquela equipe tivemos os campeões pan-americanos de 1987 em Indianápolis – USA: o Pivô Israel e o Ala Armador Cadum, que formaram a equipe com Doni, Rudi, Giba, Ivan, Osmar, Xexa, Chede, José Luiz, Gilson e Carlinhos. E aí...mais uma vez por questões financeiras que inviabilizaram a montagem de outras seleções, tanto paulista para os campeonatos brasileiros quanto a seleções brasileiras para os campeonatos internacionais, houve um novo hiato de 9 anos, sem nossa participação nesse cenário do basquete máster, mas a paixão jamais diminuiu.

No momento certo e aproveitando as comemorações do Jubileu de Ouro da Associação SABESP, em 2022, conseguimos montar uma seleção paulista que não foi considerada para ganhar o título, porém se superou em quadra e sagrou-se Campeã Brasileira de Basquete Master 2022 em João Pessoa – PB. Essa equipe venceu a favorita que já havia conquistado 6 títulos brasileiros consecutivos e que tinham como integrantes 5 atletas que estavam conosco em 2013: Cadum, Israel, Doni, Xexa e Rudi. Grande feito e, melhor ainda, ganhamos uma vaga para disputarmos o referido Campeonato Mundial de Basquete Master em Mar Del Plata na Argentina.

Em janeiro de 2023 decidimos encarar o desafio de montarmos uma seleção brasileira com atletas comprometidos e dispostos a se envolverem nesse processo. Conseguimos então o patrocínio parcial do montante necessário do Sicoob UniMais Rio, da KLP Corretora de Seguros, importantíssimos para viabilizar nossa ida ao Campeonato, e ressaltamos aqui que diante de todas as dificuldades enfrentadas, esses patrocinadores também foram facilitadores no processo, pois juntamente com o nome da Associação SABESP, conseguimos ter êxito no nosso objetivo. Esses nomes fortes juntos auxiliaram no desenvolvimento desse trabalho e assim poderão ajudar futuramente abrir mais portas e fortalecer ainda mais o movimento do basquete máster, possibilitando levar sempre uma Equipe para disputar Campeonatos Brasileiros, Pan-Americanos e Mundiais.

Portanto, fomos para o campeonato com toda infraestrutura necessária para deixarmos os atletas mais confortáveis possíveis e que pudessem se concentrar nas disputas. Outro fator importante para eles, foi a nossa abertura para que levassem suas esposas, com as despesas pagas por eles, que além de deixá-los felizes elas se uniram e formaram uma das mais animadas e fervorosas torcidas do evento. Conseguimos inclusive que elas vestissem as camisetas contribuindo para a divulgação e exposição das marcas dos patrocinadores para os vários veículos de comunicação local, incluindo as redes sociais.

Paixão, mais uma vez demonstrada agora em quadra. O platônico deu lugar à realidade de estar vivenciando um dos momentos mais lindos de todos nós. As disputas acirradas e a entrega dos atletas exaustos, porém determinados e sempre competitivos, nos levaram a conquistar o Vice-Campeonato do Mundial de Basquete Master M 60 +. Por pouco, não conseguimos o título, mas somos Campeões! Vencemos, pois após tantos anos fora do cenário do Basquete Máster, conseguimos estar em evidência e honrar nosso País Brasil, a Federação Brasileira de Basquete Master – FBBM, do Sicoob UniMais Rio, a KLP Corretora de Seguros, a União de Veteranos de Basquete Master de São Paulo – UVB e a nossa Associação SABESP. Gratificante, empolgante, espetacular, fantástico... esse time de atletas e dirigentes guerreiros que simplesmente são apaixonados por esse esporte.

Agradecemos a todos em especial aos nossos patrocinadores: do Sicoob UniMais Rio, KLP Corretora de Seguros e a Associação SABESP por mais essa oportunidade, na espera de novos desafios pela frente e de tê-los como parceiros novamente, para seguirmos sempre avante e conquistar novos títulos.

Nossa Campanha

A alegria de termos ganho o vice-campeonato do XVI Campeonato Mundial de Basquete Master de Mar Del Plata - Argentina, edição 2023, foi enorme e surpreendente. Uma equipe formada apenas pelo conhecimento individual conseguiu, ao longo dos dias de convivência, encontrar uma sinergia impressionante. Isso foi fundamental para o êxito nas quadras! Sempre penso que nós não conseguimos nada nessa vida se não houver parceria, cumplicidade pelos mesmos ideais, comprometimento, apoio e amor. Nós fomos um só no momento em que acionamos a máquina de jogar. E o carinho e amizade recém estabelecida se concretizaram no sucesso e na conquista do vice-campeonato.

Sempre seremos Campeões se tivermos a capacidade de ter esses sentimentos de fraternidade, pensamentos positivos e atitudes pró ativas, juntamente com parcerias fortes.

Nossos agradecimentos em especial ao Sicoob UniMais Rio, KLP Corretora de Seguros, pelos patrocínios e confiança depositada, a União de Veteranos de Basquete Veteranos – UVB SP e à Associação SABESP pelo apoio incondicional de sempre. O aporte financeiro que nos patrocinou foi de grande valia, pois foi um aval de crédito em no nosso trabalho que com certeza não teríamos tido esse êxito. É um exemplo a ser seguido para as demais instituições de que o esporte transcende fronteiras, sexo, cor, religião e idade. Que podemos sim promover e destacar o Basquete Máster e inseri-lo nos negócios de cada patrocinador, fazendo com que sua marca e seus produtos sejam divulgados de forma saudável, competitiva, responsável, serena e atendendo as metas e objetivos traçados pelas partes.

Todo processo em que pessoas são envolvidas e que tenham que conviver em grupo, por determinado período, precisa de um sistema de convivência efetivo e afetivo com cooperação mútua para que o objetivo principal seja alcançado, se tornando comum a todos e assim se transformando no sucesso inexplicável e surpreendente!
Carlinhos Nov.2022

Repercussão na mídia internacional