Covid cresceu nesse início 2022: o que fazer e o que esperar?

Entramos para o 3º ano, com a ameaça de surtos de Covid 19. Portanto todo cuidado é pouco. Reunimos aqui explicações e dicas para que você evite a exposição própria e de suas famílias:

Variações do Vírus:

Já tivemos cinco variantes classificadas como alfa, beta, gama, delta e ômicron. Segundo informações da OMS, a gama foi responsável pelo maior nº de mortes no Brasil. E a delta foi a que mais ocasionou óbitos no mundo.

No final de 2021 a ômicron deixou todos em alerta, pelo enorme poder de transmissão, mas com efeitos "menos destrutivos" no organismo humano: (isso depende muito de como está o sistema imunológico de cada um).

Vacina:

Então, vimos que os vírus "mutam" a todo tempo e a vacinação é uma das chaves para evitar novas variantes no Brasil e no mundo.

É preciso manter as vacinas atualizadas para adultos e crianças, inclusive com a 3ª dose de reforço, pois se a população ficar desprotegida (sem vacina), o vírus voltará com força e uma nova onda pode chegar.

Fuja das aglomerações:

O vírus geralmente se propaga pelo ar. Além de usar máscara, fuja das aglomerações, principalmente em locais fechados. Se você chegar num espaço e ver que está lotado, procure outro. Exemplo: se um restaurante está cheio e não dá para trocar, sente em uma mesa afastada e mais próxima da porta ou janela.  E na hora da conversa, um item é essencial: a máscara.

Itens para se ter na bolsa:

- Comprovante de vacinação, pois em alguns locais será exigido.
- Máscara reserva
- Um tubo de alcool gel

Informação clara e verdadeira:

Não propague vídeos e informações suspeitas que assustam a população. Na dúvida, siga as orientações da vigilância sanitária dos   órgãos municipais, estaduais e federais".

Agora é a hora de conscientizar e não de inventar. Está com febre, dor de garganta e tosse? Tente se isolar e procure ajuda. Uma testagem também é útil. Se o resultado for de Covid ou Gripe, mantenha a calma e acompanhe a evolução da infecção em casa, só buscando uma unidade de saúde se o quadro se agravar.