Depoimentos de Outubro dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp celebra os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, neste ano de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.

Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Outubro e traremos outros “Pilares da nossa História” nos próximos Boletins mensais.

Depoimento de José Timóteo Teixeira Filho, Diretor Financeiro da Associação Sabesp, desde 1991, até o período atual.

A empresa Remente AB, sediada em Göteborg, Sweden, que tem como usuária a Volvo Car Corporation, conforme mostra o artigo da Revista Forbesque pode ser lido no endereço: https://www.forbes.com/sites/heatherfarmbrough/2020/05/12/swedish-wellbeing-startup-remente-gets-involved-with-volvos-43000-workers/?sh=8c7e38a4e85f ,
Escreve numa chamada denominada “Promovendo o bem-estar mental” o seguinte “A maioria das pessoas passa a maior parte de suas vidas no trabalho. Estresse, longas horas, tarefas desafiadoras e um mau equilíbrio entre vida profissional e pessoal podem afetar o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, resultando em menor desempenho e engajamento no trabalho. Portanto, as organizações devem levar a sério o bem-estar dos funcionários. Afinal, qualquer empresa é tão boa quanto seu pessoal.”

Dito isto, vamos ao que interessa:

A Associação Sabesp é originária do Grêmio Comasp, por isso ela completa 50 anos neste ano, antes dos 50 anos da Sabesp.

Particularmente, comecei a tomar contato com a Associação em 1978, depois da criação da Superintendência do Vale do Paraíba, quando o Superintende Regional se tornou o Diretor Regional da Associação no Vale do Paraíba.

Desde então, fui me envolvendo a cada dia com a Associação, mais particularmente, com o Departamento de São José dos Campos. Assisti a Associação crescer e crescer com os dirigentes que vieram a seguir.

Tive o prazer de participar de festas incomensuráveis quando a grandeza em todos os aspectos, como a presença de artistas de fama nacional à época.

Tive o prazer de participar de várias Olimpíadas, tanto em nível local, quanto em níveis regional e estadual.

Tive o prazer de participar de eventos locais que vários colegas de outras partes do estado vinham participar, até para aprender como organizar um grande evento.

Numa oportunidade que talvez nem mesmo a própria Sabesp tenha conseguido organizar, foi organizada em São José dos Campos uma festa em que todos os Diretores da empresa, juntamente com seus auxiliares estiveram presentes, como também o Secretário de Estado, ao qual a empresa respondia.

A Associação Sabesp durante muitos anos foi, em parte, patrocinada pela Sabesp, o que possibilitou os grandes eventos mencionados acima, como também a aquisição e a construção de imóveis para uso dos associados em todo o estado. Se considerarmos os investimentos em áreas da Sabesp, esse patrimônio ultrapassa 100 milhões de reais.

Uma rodovia bem pavimentada. Enquanto a Associação cumpria sua missão a Sabesp tinha resguardado o seu patrimônio.

Portanto, as organizações devem levar a sério o bem-estar dos funcionários.

Poderia resumir meu depoimento assim:

Aos 74 anos tive o prazer de ver e conviver com centenas de colegas que se abstiveram de estarem com suas famílias, de saírem de suas zonas de conforto para proporcionar, sem nenhum ganho, a colegas menos favorecidos o bem estar, as festas e finalmente a alegria de estarem com seus pares num ambiente principalmente sadio que lhes davam prazer, pelo prazer.

Afinal como demonstra as grandes empresas: Compliance e bem estar dos empregados podem e devem andar juntos, conforme demonstra a história desde o século 16.

Depoimento de João Arthur Cardoso de Souza, Diretor da RMSP Centro , nas Gestões de 2006 até 2016; Diretor de Áreas de Lazer, de 2016 a 2019; Diretor de Comunicação, de 2019 a 2021. Em 2020 retomou a Diretoria de Áreas de Lazer, na qual permanece até os dias atuais.

Entrei na Sabesp em 11 de agosto de 1989 desde então me tornei sócio da Associação Sabesp. Atualmente sou Técnico de Serviço de Saneamento.

No início de 1992, vim trabalhar na Mooca e 1993 participei das eleições do Departamento do Grêmio Mooca como presidente e ganhamos as eleições. Dirigi o Departamento na gestão com muito orgulho, pois sempre tivemos o apoio da Associação Sabesp. Fiquei dois mandatos no Departamento da Mooca, sendo que o segundo mandato, nossa chapa concorreu com a Chapa formada com uma amiga muito querida a Dora, uma representante muito ativa da Associação Sabesp, que jogava Vôlei e representou muito na Associação.

E em uma festa do Departamento Mooca, realizada na Coronel Diogo, tive o primeiro contato com nosso presidente da Associação Sabesp, o Engenheiro Pérsio. Na ocasião, um gerente de Divisão da Sabesp solicitou para o Pérsio que tirasse uma foto com a Dora, minha concorrente, e para minha surpresa o Pérsio pediu para saber se tinha outra chapa na disputa nas eleições do Departamento. Quando o informaram que minha chapa também concorria, no mesmo instante ele pediu para me chamar, para tirar uma foto junto aos dois candidatos. Ali começou a amizade, admiração e principalmente todo o respeito que tenho pelo Pérsio, pois mal o conhecia até então. Vencemos mais um mandato como Departamento do Grêmio da Mooca e por lá realizamos uma Olimpíada interna e diversas festas.

Com o passar do tempo fui convidado pelo presidente da Associação Sabesp, o próprio Pérsio, para fazer parte de sua Diretoria Regional da Centro no qual aceitei de cara. Foi um desafio diferente pois fazer parte da Diretória Regional Centro tive que me virar em atender um número muito grande de Associados. Participei de várias Olimpíadas. Quando mudou a gestão para o Claudio Borges o mesmo me convidou para continuar como Diretor Regional Centro, quando o Pérsio voltou para a presidência da Associação tive o convite para fazer parte de sua diretoria foi momento muito difícil pois era diretor na Gestão do Claudio, mais não tive como recusar o convite do Pérsio. Fiquei como diretor regional Centro e em outro mandato fui convidado para assumir a diretoria de Área de Lazer, momento no qual aceitei mais esse novo desafio.

Acredito que tenha realizado uma boa gestão com muito desafios, quando abriu a oportunidade de fazer parte da Diretoria de Comunicação. Aceitei e foi uma experiência muito gratificante, aprendi muito com as colaboradoras da Diretoria de Comunicação, realizamos um trabalho muito legal, lançamos o Pororoca online, fizemos 3 exemplares num trabalho muito legal. Antes de me desligar da Diretoria de Área de Lazer, colocamos nossas Colônias no Booking para trazer mais recursos para Associação, dando sequência a esse trabalho e o diretor que assumiu foi meu querido e saudoso amigo Rozaque, que solicitou junto ao nosso presidente Pérsio para que ajudasse a dar sequência a esse novo desafio que foi acompanhar o Booking. Fiz com muito prazer, mesmo tendo a diretoria de Comunicação. Quando perdemos nosso querido Rozaque  o Pérsio pediu se tinha como continuar o trabalho ficando com as 2 diretorias.

Eu sempre tive muita sorte em trabalhar com funcionários comprometidos comigo em podermos realizar esses desafios com muita competências. Nessa atual gestão tive que ficar com uma diretoria, meu coração ficou dividido novamente, pois adoro esses funcionários tanto os da Áreas de Lazer, como da Comunicação. Conversando com o Persio e amigos diretores acabei ficando com a Áreas de Lazer, pois seria mais útil nessa Diretoria. A Comunicação com todos os desafios estava com o sólido trabalho com as competências da Coordenadora Carla e da jornalista Maria Lucia, as quais volto a agradecer muito essas duas profissionais que souberam levar a Diretoria quando tive que assumir outra Diretoria.

A Associação Sabesp é de todos os sócios, acredito que muitos associados não aproveitam nem 10% do que Associação tem a oferecer. Hoje já estamos trabalhando com hóspedes de fora, que adoram nossas Colônias de Férias, as quais, com muito esforço, estão cada vez melhores. Já adquirimos televisores para todos os apartamentos das Colônias e temos mais um desafio de colocarmos ar condicionado em breve.
Gostaria muito que nossos sócios e não sócios dessem mais valor o que a Associação tem a oferecer. Parabéns à Associação pelos 50 anos de apoio incondicional à qualidade de vida dentro e fora da Sabesp.

Depoimento de  Denilson Assaid Ruys, Diretor Regional da UN Pardo e Grande, na Associação Sabesp, desde 2012 até o período atual.

A minha relação com a Associação Sabesp iniciou-se no dia 23/05/1986, quando fui admitido na Sabesp como auxiliar de escritório para trabalhar na cidade de São Paulo em plena Alameda Santos 1827 no DMC-1 que ficava no 4º andar e me tornei associado desta entidade.
Como meu local de trabalho ficava próximo à Sede da Associação era comum ir até lá para jogar futebol de salão, como também frequentar o famoso Dó-Re-Mi e assim relaxar e descontrair antes de retornar para casa.
No ano de 1987 fui transferido para Franca, onde estou até hoje e ocupo o cargo de Gerente do Departamento Administrativo e Financeiro RGA.
Na cidade de Franca existe um Clube da Associação Sabesp e como sempre gostei de esportes e reunir com os amigos, isto para mim era perfeito, pois em Franca é bem mais fácil e prático frequentar o clube do que em São Paulo.
No ano de 1992 fui convidado (pelo então Diretor Regional do Pardo e Grande e Presidente do Departamento Cláudio A Borges) para fazer parte da Diretoria do Departamento de Franca como Diretor Financeiro e assim iniciou-se uma relação de amor entre mim e essa entidade maravilhosa, pois assim que assumi essa responsabilidade perante ao Clube passei a olhar com outros olhos e a enxergar o tamanho e a importância que a Associação Sabesp tem para com seus Associados e como isso ajuda no dia a dia da Sabesp também.
No Departamento de Franca depois de ficar um período como Diretor Financeiro fui convidado a estar assumindo a Presidência do Departamento, onde permaneço até hoje, além de também ser o Diretor Regional do Pardo e Grande e sinto muito orgulho disso, pois temos muitas pessoas comprometidas com a Associação Sabesp em Franca e devido a isso hoje temos um espaço de Lazer maravilhoso e que está ao Alcance de Todos.
Não tem como falar de Associação Sabesp sem falar de uma pessoa fundamental para o crescimento dessa Entidade que é meu amigo Pérsio Faulim de Menezes (e que foi quem me convidou para assumir como Diretor Regional) e que em todo esse tempo que está à frente da Associação Sabesp sempre apoiou, incentivou e ajudou a Diretoria Regional do Pardo e Grande, bem como todos seus Departamentos locais.
Acredito que todas as pessoas que se envolvem com a Associação Sabesp, na verdade, se apaixonam por ela, pois é do conhecimento de todos que este trabalho é voluntário.
Na Associação Sabesp fiz vários amigos, aprendi e cresci muito na vida, pois lidamos com Seres Humanos, Sentimentos e Emoções, além é claro de ajudar a transformar a vida das pessoas.
É com muito orgulho que digo que eu Denilson Assaid Ruys faço parte dessa história.

Depoimento de  Wania Maria Mota Fávero, Diretora Secretária de Associação Sabesp, desde 2016 até o período atual.

É com muita felicidade e orgulho que faço parte desta grande Associação Sabesp, onde sou associada desde a minha contratação na Companhia, em 1987, usufruindo das colônias de férias, clubes, áreas de lazer, participando das olimpíadas e demais atividades esportivas, bem como das ações culturais e sociais.

Em 2015, foi também com muito orgulho e gratidão que aceitei o convite do nosso Presidente Pérsio Faulim de Menezes, para fazer parte desta Diretoria. Como Diretora-Secretária, desde 2016, tenho a responsabilidade e satisfação de presenciar, participar e honrar as atividades desta Associação que tem como slogan trazer “O Lazer ao Alcance de Todos”, com a missão de promover bem-estar a todos os associados.

Comemorar cinquenta anos de existência é uma data muito especial, onde foi construída uma relação de muito amor e dedicação.
Parabéns a todos funcionários, às Diretorias Executiva e Regional, Conselhos Deliberativo e Fiscal, Suplentes, Grêmios, e a todos os parceiros e associados que representam lindamente esta Associação Sabesp.

Meus sinceros parabéns pelos 50 anos, e que venham mais anos de muito sucesso e realizações, com as benções de Deus para que continuemos fazendo o nosso trabalho neste ambiente saudável e familiar.
Lembrando que neste ano ainda teremos muitos eventos. Participem e comemorem muuuiiito o nosso Jubileu de Ouro!!♡

Depoimento de  Cristiane Souza de Onedo Lebro, Diretora da RMSP Sul, de Associação Sabesp, desde 2016 até o período atual.

Comecei a trabalhar na Sabesp em Outubro de 1997, na função de Auxiliar Administrativa e hoje atuo na Superintendência de Manutenção Estratégica MM, no Departamento de Planejamento MMP.

Mas o meu primeiro contato com a Associação Sabesp foi bem anterior a essa data, pois meu pai pertencia ao quadro de associados desde fundação da Associação, sendo o fundador do Grêmio Guarapiranga em 1982.
Sendo assim, eu sempre frequentei as áreas da Associação (Colônias, Grêmios, Campos de futebol e etc...), bem antes de passar no concurso e virar funcionária da Sabesp. Quando cheguei para trabalhar no Guarapiranga, percebi que o Grêmio onde passei boa parte da minha infância estava precisando de reformas e cuidados então resolvi me candidatar a presidente do Grêmio (atendendo inclusive um pedido do na época superintendente, Antonio Carlos Bacic Kravosac).

Sempre tive uma história muito boa com a Associação. Os eventos que sempre me marcaram na infância eram as grandes festas de natal do Clube Cantareira, porém na minha juventude frequentava muito o Do-re-mi (tinha um karaokê incrível lá).

Mas acho que o maior marco da minha vida adulta, na Associação, foi coordenar uma equipe que foi a primeira vez que um time   da região metropolitana ganhou uma Olimpíada Geral da Associação Sabesp; foi um desafio enorme, porém muito gratificante.

Nesses 50 anos bem vividos, em que comemoramos o Jubileu de Ouro da Associação Sabesp, queria parabenizar todos que ajudaram a criar e a manter toda essa estrutura que é a Associação, pois toda essa potência foi construída por pessoas incríveis para atender a integração e o lazer dos associados.

Depoimento de  Ricardo Rodrigues Ferreira , Diretor Regional da PCFT (Núcleo da Presidência e das Diretorias Corporativa, Financeira e de Tecnologia da Sabesp) na Associação Sabesp, desde 2019 até os dias atuais.

“Entrei na Sabesp pelo concurso de 1992, como mensageiro, e hoje atuo nos Complexos Administrativos Ponte Pequena e Costa Carvalho, como Analista de Gestão.
Logo que comecei a trabalhar na Companhia, me envolvi com a Associação Sabesp, participando de eventos nos Grêmios, Campeonatos, Olimpíadas, até que fui convidado a assumir a Coordenação Social por 2 gestões, depois assumi a Presidência do Grêmio Ponte Pequena e em seguida fui convidado a fazer parte da Diretoria Regional, como diretor da  PCFT, que muito me orgulha.

A Associação Sabesp, após inúmeras realizações de sucesso no âmbito social, esportivo e cultural, com diferentes gerações de empregados associados, faz história no ano de 2022, celebrando seus 50 anos de existência.

Parabéns aos Diretores e a todos os colaboradores que ajudaram a construir está “Grande” Associação, que trouxe mais qualidade de vida e alegria aos empregados da Sabesp, com momentos inesquecíveis que marcaram a vida dos associados e seus familiares.

Na minha gestão, sempre foi uma alegria promover eventos com sucesso, aclamados pelo público geral, como as destacadas festas juninas, contemplando Campanhas do Inverno Solidário, festas de halloween, além, é claro, dos memoráveis Jantares Dançantes no Terraço Itália, considerado uma noite de sonho e glamour, para muitos associados.

É importante expressar a gratidão à Associação Sabesp, por nos atender tão bem em todos esses anos, de forma prestativa e comprometida, onde uma boa conversa ou ideia levada em reunião muitas vezes se transforma em projetos, eventos, ações e campanhas bem-sucedidas.

Que continue nesse brilhante caminho, Parabéns Associação Sabesp!!”

Depoimento de Edison Simões Junior (Índio), Diretor de Esportes da Associação Sabesp, desde 2019 até os dias atuais.

“ Minha admissão na Sabesp foi em 01/08/1989, na função de Ajudante na Estação de Tratamento de Esgoto; a partir de 01/01/1990 fui transferido para o setor administrativo, quando cursava o ensino médio voltado a área de humanas, sendo aproveitado no setor de Recursos Humanos onde me apaixonei pela profissão e estou até hoje, ocupando o cargo de Técnico em Gestão na Baixada Santista, RSA, que me orgulho bastante.

Atualmente fui incentivado por meus Superiores a Cursar Faculdade de Bacharelado em Administração de Empresas por intermédio do programa mais conhecimento oferecido pela Sabesp, estou cursando o 5º semestre em um total de 4 anos de estudo, vontade que lá no começo da carreira se iniciou e não foi possível concluí-la por conta de outras necessidades, que com muita dedicação e vontade espero ansiosamente a chegada do recebimento do diploma de conclusão do nível superior tão sonhado.

Na verdade, meu início na Sabesp se confunde com meu primeiro dia de trabalho embarcando em uma delegação composta por 4 ônibus repletos de funcionários/atletas a caminho das Olimpíadas do Interior dos funcionários da Sabesp na cidade de  Presidente Prudente organizada pela Associação Sabesp em Agosto de 1989, competição marcante onde herdei o carinhoso apelido de INDIO e inesquecível pelo fato da competição ser definida pela diferença de 1 (um) ponto á favor do vencedor, deixando a Baixada Santista com o Vice-Campeonato.

Lá em Prudente conheci vários amantes de várias modalidades esportivas, foi quando a Associação Sabesp percebeu um potencial na maioria dos atletas e descobriu a grande sacada que foi juntar atividades corporais, trabalho mental e cuidado com a saúde na prevenção de doenças, ideia que a Diretoria da Sabesp comprou de imediato, iniciando uma parceria que perdurou e colheu muitos frutos e fez sucesso até dezembro de 2019.

O que te motivou a participar ainda mais da Associação foi a lembrança de todos esses momentos felizes de união e amizade.

Não posso deixar de prestar meus sinceros agradecimentos ao Amigo Engenheiro Ovanir Marchenta Filho, vizinho de prédio do craque de bola João Carlos Moraes de Campos (o Café) que por obra do destino nos encontramos na praia do Gonzaga em Santos, e ele (Ovanir) perguntou...quer jogar no time da Associação Sabesp? De pronto respondi “Vamos lá, onde é o campeonato” ...ali conheci uma pessoa formidável, entusiasta do esporte e apaixonado pela Associação, deixando um legado lindo e exemplar para ser seguido por todos.

Iniciamos com participações nos jogos do Sesi no mesmo ano (89) na região de São Jose dos Campos na modalidade Voleibol de Quadra, um time que iniciava uma trajetória de inúmeros títulos ao longo de perto do total de 20 anos, se não me falhe a memória foram 15 títulos de campeão. Agora com muita satisfação e um carinho incondicional compartilho que nosso primeiro técnico de Vôlei para as competições nesse início glorioso foi nosso eterno Pai Pérsio Faulim de Menezes, isso mesmo, o cara entendia tudo da modalidade e sabia conduzir um time como ninguém e já demostrava habilidades para pilotar essa nave chamada “O Lazer ao Alcance de Todos”!

Então, o que dizer sobre a emoção de estar na Diretoria de Esportes nos 50 anos da Associação Sabesp? É só alegria, só agradecimentos e votos que toda a sua força e poder de realização dure por muitos e muitos anos!”

Depoimento de Miguel Angelo Ferreira Teixeira, conselheiro deliberativo e fiscal por várias gestões e atual  Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Sabesp.

É com muito orgulho que sou associado há trinta e cinco anos da nossa Associação Sabesp, pois, em 1987, logo na minha admissão na Companhia, como auxiliar administrativo, já preenchi a ficha de adesão como sócio.

Creio que fiz uma excelente escolha em participar da vida dessa entidade, que tem um papel de fundamental importância para várias gerações de seres humanos, que se sentem valorizados como trabalhadores e com esse acolhimento estendido aos seus familiares.

Nesse histórico de 50 anos, a Associação Sabesp sempre proporcionou lazer, diversão, alegria e felicidade, mas principalmente que nos deu e nos dá saúde física e saúde mental, por meio de suas atividades culturais, esportivas e sociais.

Hoje, sou técnico de gestão na Sabesp e a minha trajetória dentro da empresa é marcada pela passagem outras entidades, como o Sintaema, a Sabesprev, mas também muito me orgulha estar a frente do  Conselho Deliberativo da Associação Sabesp .

Declaro aqui o meu amor, o meu respeito e o meu reconhecimento à importância dessa entidade para toda a Sabesp, com votos de que ela continue a existir pelos próximos 50, 100 anos, em seu bom trabalho.

Vida eterna para Associação Sabesp e para todos que construíram essa maravilhosa entidade e sua rica história!