Depoimentos de Junho dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp continua a celebrar os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, completados em agosto de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Junho de 2023, com o agradecimento a todos que participaram contando um pouco de sua história vinculada à Associação Sabesp.

Depoimento de Wanderley Haddad Grassmann , ex-diretor da Associação, na Unidade Regional Alto Paranapanema/ Presidente Prudente.

Minha trajetória se identifica com as de outros colegas, que começaram sua carreira na antiga COMASP, colaborando na estruturação da SABESP em 1973.
Me formei em Química no ano de 1969, em Economia em 1976 e me especializei na área de Administração em 1977.
Iniciei minha carreira na área industrial, seguindo como a de Auditor no Banco Itaú e na sequência fui admitido na antiga COMASP em meados de 1971.
Na COMASP, dentre as atividades desenvolvidas, destaco o acompanhamento de obras/medições junto às diversas empreiteiras nos diversos projetos metropolitanos.
Em meados de 1975 fui transferido para a Diretoria do Interior, denominada SAR, na função de “Incorporador de Sistemas Isolados”, na qual executava levantamentos Administrativo/Comercial e Financeiro de diversos municípios do interior, com a finalidade de incorporação dos mesmos à Sabesp, destacando-se principalmente os das regiões de Botucatu, Lins e Presidente Prudente.
Em 1977, fui convidado a participar na estruturação da Divisional de Presidente Prudente como Chefe de Setor Administrativo Comercial e, na sequência em meados de 1986, já na área financeira, como Chefe de Divisão, desenvolvi um excepcional trabalho pioneiro envolvendo relatórios informatizados financeiro e Contábil que posteriormente foram adaptados, unificados e implantados em toda Diretoria do Interior como padrão.
Em 1998 fui convidado a chefiar o Departamento de Controladoria da Unidade de Negócio da Regional de Presidente Prudente, onde fui positivamente destacado principalmente nos resultados devido a um novo modelo de gestão.
A partir de 2000 atuei na capital, na Diretoria do Interior, até completar 31 anos de atuação e dedicação junto à empresa, quando me aposentei em meados de 2002.
Hoje aos 75 anos, me dedico à prática de esportes, curto muitas aventuras e muitas viagens ao redor do mundo.
Desde a criação da Associação Sabesp, atuei como Diretor Regional, por vários anos consecutivos, desde a presidência do Professor Carlos Rolim Afonso, executando trabalhos de estruturação e implantação de diversas áreas de lazer e recreação em toda regional dedicadas aos associados e seus familiares.
Em agosto de 1989, fui convidado a participar da “II OLIMPÍADA DO INTERIOR”, realizada na regional de Presidente Prudente, sob a Direção Regional da Associação Eng. Paulo José dos Santos, atuando como “Coordenador Geral do Evento”, evento este marcado por excepcional desfile de abertura devido a atuação de todos os colaboradores, vide foto.

Equipe da Regional de Presidente Prudente, que organizou a II OLIMPÍADA DO INTERIOR

O símbolo da II OLIMPÍADA DO INTERIOR e Wanderley Grassmann com o então Superintendente da Unidade de Presidente Prudente, o saudoso Carlos Alberto dos Santos

“Parabenizo a Associação Sabesp, pelo seu “Jubileu de Ouro”. Em nome do seu atual presidente, Pérsio Faulim de Menezes, estendendo as minhas congratulações a toda equipe de colaboradores!
Se tem momentos que foram feitos nesses últimos 50 anos, foram construídos de histórias que marcaram.
Chegou o momento mais especial para a nossa Associação!
Parabéns pelos anos de sonho, trabalho e vitórias. É um grande orgulho fazer parte dessa história e poder ver seu crescimento e evolução”.

Depoimento do sócio remido Moacir Benedito Bueno, que se aposentou em março de 1995, como Chefe de Divisão de Compras/ DCO-1. Esse depoimento feito em sua cidade natal, para onde retornou (Iacanga-SP) foi muito especial, vindo de maneira espontânea deste leitor assíduo dos nossos Boletins e figura muito admirada pelos sabespianos que compartilharam o dia a dia ao seu lado.

“Tenho acompanhado com interesse os depoimentos de associados dessa entidade que congrega os empregados da Sabesp e me senti movido a também falar a respeito dela, desde os seus primórdios.

Fui admitido na então Comasp em 1969, como Auxiliar de Almoxarifado, e vi o nascer da Associação, que inicialmente denominava-se Grêmio Comasp, lá pelos idos dos anos setenta. Eram dados então os primeiros passos. Sou associado desde então. A fusão das empresas e a criação da Sabesp em 1973, a Associação passou então a denominar-se Associação Sabesp, sua versão atual.

Esse início ocorreu pelas gestões do pessoal que trabalhava principalmente na ESI -Elevatória Santa Inês, onde se construía a sub-estação de 138 Kv, que tinha, como engenheiro residente, para mim legendário, Júlio Casarim, que foi timoneiro na condução da fundação.

Para acionar as bombas da elevatória, situadas na Casa de Máquinas, subterrânea, onde no princípio foram instaladas três bombas Hitachi, com capacidade para onze metros cúbicos cada uma, movidas por motores elétricos Mitsubishi de vinte mil HPs; aí na ESI, foi montado um grande time de futebol de campo. Com um campo que fora construído à margem da rodovia e do primeiro núcleo residencial de empregados da Comasp, ali naquele local. Campo este de memoráveis competições.

Recordo-me com saudades dos grandes eventos que foram realizados, principalmente nos finais de ano, com os encontros dos empregados em vultosas confraternizações. Guardo ainda, com muito carinho, uma faca que foi fornecida em um churrasco e canecas de chopp. Tempos idos e vividos com muita intensidade.

Grandes comemorações foram realizadas ali na antiga Estação Cantareira. Os empregados recebiam presentes para os filhos, eventos efetivamente memoráveis.

São histórias e mais histórias, que me vêm a mente, porque tudo fora vivido num clima de muita confraternização, de amizades sinceras e que ficarão para sempre em meu coração.

Hoje sou sócio remido, um prêmio que recebi para assim não me desvencilhar dessa entidade tão querida e muito importante para os empregados da Sabesp, proporcionando um lazer sadio e acessível por visar única e tão somente o bem estar dos seus associados.

Parabenizo os empregados que sempre se dispuseram a dirigir a entidade, todos abnegados que sempre deram tudo de si para uma gestão positiva, e na minha memória tenho um especial, sem desmerecer os tantos outros, que é, coincidentemente, o atual Presidente, o Eng.Pérsio Faulim de Menezes e, através dele, rendo minhas homenagens a todos os demais.

Meus cumprimentos e sinceros agradecimentos a todos que de alguma forma fizeram com que a nossa Associação Sabesp se mantenha ativa, apesar de tantos percalços pelos caminhos já percorridos.”

Depoimento de Gilberto Cosme Santos, ex-presidente do Grêmio Mirante, um dos responsáveis pela estrutura e manutenção desse importante Complexo Esportivo da Associação Sabesp.

“Eu entrei para a Sabesp no dia 20 de dezembro de 1979, na Unidade da Costa Carvalho, para trabalhar no Departamento de Pitometria. Fiquei por lá 12 anos e daí em diante e fui transferido para o Polo da RMSP Norte, com o João Aberto Fávero (nosso diretor social).

Dessa forma, atuei na Metropolitana Norte até dezembro de 2011 e depois segui minha vida profissional fora da Sabesp. Hoje, tenho uma pequena empresa de topografia e projeto, trabalhos dos quais me ocupo, atendendo algumas empresas e também alguns empreendedores de consultorias.

Eu sempre procurei ser atuante e participar das atividades da Associação Sabesp, motivado pelo esporte e lazer que ela proporciona e também pela música, meu hobby predileto.

Nota da redação: Gilberto já se apresentou em nosso karaokê e sua voz foi muito elogiada.

Entre as minhas grandes motivações para estar integrado com a Associação, os eventos esportivos, principalmente as Olimpíadas, me deixavam empolgado. E também os eventos sociais e culturais.

O período eu que atuei na Associação acompanhou toda a minha trajetória de Sabesp e, especialmente na Norte, frequentei muito o Clube de Campo do Cantareira, com os colegas esportistas do futebol. E até hoje não ausentei da companhia de grandes amigos, que fiz nesse período.

Eu sempre fui ligado ao esporte e quando conheci a sede do Mirante, vi um espaço ocioso, que poderia trazer muito lazer me deu uma imensa vontade de fazer alguma coisa, mas sozinho a gente não faz nada.  Aí, entrei em contato com a Associação e ela me deu uma diretriz de como fazer uma chapa para concorrer na gestão desse Grêmio.

Estruturamos essa chapa, fomos eleitos e com a permissão de peso da Associação, fizemos um grande trabalho nesse espaço, tanto no âmbito esportivo quando social, graças a uma equipe muito competente, inclusive com o apoio do João Alberto Fávero e o incentivo do superintendente Marcelo Salles. Aí, fomos tocando aquela importante sede, arrecadando dinheiro com shows, festas, obtendo o reconhecimento definitivo da implantação do Grêmio Mirante, oficialmente inaugurado em 20 de agosto 1994, com uma grande festa e a participação e o apoio de toda a diretoria da Associação.

Gilberto Cosme e o presidente Pérsio no Grêmio Mirante

Por todos esses momentos gratificantes saúdo a Associação Sabesp, o seu presidente Pérsio Faulim de Menezes, pelos seus 50 Anos/ Jubileu de Ouro, com votos de muitas realizações pela frente.

Depoimento de Nilton Monteiro (Manivela), Fundador do Grêmio Ponte Pequena, em 1989, e um dos responsáveis pela estrutura e manutenção desse importante Complexo de Lazer

“Eu era jogador de futebol profissional em Lins, nos anos 60, porém não conseguia me manter só com esse ofício. Mas como era conhecido na região, devido ao esporte, me ofereceram um trabalho na obra da Usina Hidrelétrica de Promissão, no Rio Tietê.

Na sequência, fui convidado para ir para a COMASP (empresa que antecedeu a Sabesp), em 1º de Outubro de 1968, e daí começou a minha história com a Sabesp, desde sua fundação em 1973. Fui apontador, fiscal de obra, trabalhei na construção de Túnel Interceptor de Esgoto, com maquinário Filder, muito conhecido como Tatuzão, para escavação sob Rio Tietê, para levar o esgoto até as ETEs. Tudo foi um grande aprendizado.

Em São Paulo, fui funcionário da Unidade Ponte Pequena, que nos anos 70 e 80 era onde tudo acontecia, em termos de administração e as grandes decisões da diretoria da empresa.

E foi nesse espaço, que eu fui convidado para criar um Departamento/ Grêmio para os momentos de lazer dos empregados. Topei o desafio e iniciamos a sede construindo um barracão de madeira parafusado. E por lá ficamos e ver tudo aquilo crescer.

Hoje, me sinto emocionado ao ver a importância do Complexo Ponte Pequena, com uma bonita sede e quadra, que concentra eventos tão importantes. E recentemente fizemos a inauguração de placa de sua fundação, com uma justa homenagem a todos que batalharam para sua existência.

Agradeço muito o apoio dos dirigentes da Associação, em 1989 do Geraldo Gonçalves, e depois, nos anos 90, do Pérsio Faulim de Menezes, ao desenvolvimento da nossa base na Ponte Pequena.

Hoje, aos 81 anos, sou sócio remido, condição dada pela Associação que reconhece a dedicação dos mais velhos, e trago excelentes recordações de momentos vividos, tanto individualmente, como em família, nos eventos sociais, esportivos e no descanso nas Colônias. Recentemente, fui pescar em Cardoso e fui muito bem atendido na Colônia da Associação.

Para os 50 anos da Associação Sabesp, só tenho a desejar que ele continue com o seu eficiente trabalho e que receba apoio da Empresa, com subsídios, por  que investir no bem estar dos empregados dá bom resultado para todo mundo.

Parabéns Associação Sabesp, pelo seu Jubileu de Ouro!”

Lembranças de Manivela:

Época do seu trabalho em obras da Sabesp, com uniforme da empresa, operando o Tatuzão, e na formação do time de Craques da Empresa, inclusive com o campeão mundial Didi, há 56 anos.