Depoimentos de Maio dos “Pilares da Nossa História”. Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp celebra os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, neste ano de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Maio e traremos outros “Pilares da nossa História” nos próximos Boletins Mensais.

Depoimento do Professor Carlos Rolim Afonso – Presidente da Associação Sabesp (1983 a 1985).
“Desde a década de 50, quando ingressei no DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), atuei no setor de saneamento e energia do Estado de São Paulo, passando pela SAEC (Superintendência de Água e Esgoto da Capital), pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pela CESP (Companhia Energética de São Paulo).
E foi na Sabesp que tive a honra de me tornar presidente da Associação Sabesp, entre 1983 a 1985, onde vivenciei uma integração muito positiva dos interesses dos empregados e da própria Companhia; pois tendo entretenimentos, lazer e atividades para extravasar o estresse do dia a dia, o rendimento no trabalho era maior e melhor.
Em nosso mandato conseguimos ter a primeira chapa a ser eleita pelos votos diretos dos associados (antes era só por indicação da própria Sabesp). E para marcar a identidade independente da Associação, lançamos a sua própria logomarca.
E ainda fomos além do oferecimento de lazer, instituindo a CECRES (Cooperativa de Crédito dos Empregados e Servidores da Sabesp), que funcionava na nossa sede, antes de ter endereço próprio.
Hoje, em meus 90 anos bem vividos, guardo excelentes recordações desses tempos e sempre tive muita admiração pela Associação Sabesp, que só fez evoluir, ao longo dos seus 50 anos de vida!
Em nome de sua atual diretoria, presidida pelo Pérsio Faulim de Menezes, me congratulo e parabenizo a todos que fizeram parte dessa importante história!”

Depoimento de Ivan Borghi, que foi Diretor de Esportes, de 1991 até 1994.
“Entrei na Sabesp, em junho de 1975, como engenheiro na Diretoria de Operação, Superintendência de Distribuição e Coleta – SDC, atuando primeiramente na Regional de Vila Mariana.
Logo no início da minha carreira na Companhia, tornei-me sócio da Associação, pelas oportunidades que ela oferecia e muito motivado pelo lazer esportivo, pois gostava de vôlei e basquete, mas principalmente de futebol. Dessa forma, participava de torneios internos, olimpíadas, onde foi crescendo minha participação e minha satisfação com a Associação.
Em 1991, tive o privilégio de ser escalado como “Diretor de Esporte” da 1ª formação da chapa “O Lazer ao Alcance de Todos”, capitaneada pelo amigo Pérsio Faulim de Menezes. Foi uma honra e uma alegria, pois percorremos todas as unidades das Regionais de São Paulo e conseguimos uma votação surpreendente aqui em São Paulo o que tornou vencedora a nossa chapa. Desta forma conduzimos o Esporte da Associação em sua primeira gestão sob o comando do Eng. Pérsio.
Esse período durou até 1994, quando a Companhia me passou maiores responsabilidades, que me exigiu dedicação integral e desta forma não participei como Diretor da segunda gestão do “O Lazer ao Alcance de Todos”, mas mesmo não fazendo parte da Diretoria, continuei a acompanhar e a admirar a Associação Sabesp, sobretudo o trabalho do Eng. Pérsio, que, ao meu ver, é a base, o grande impulso da entidade, um presidente eterno.
Sei que as mudanças políticas, financeiras e estruturais geraram alguns cortes, que diminuíram o nº de associados e de recursos para a entidade. Mas a Associação se manteve com dignidade e sempre oferece um trabalho e lazer de qualidade aos seus associados!
Parabéns pelos seus 50 Anos!”

Depoimento de Francisco Henrique Júnior, nosso Diretor Regional na UN Baixo Tietê e Grande (2009 a 2012)
“Comemorar o Jubileu de Ouro da Associação Sabesp é fazer parte do compromisso com a qualidade de vida de todos os sabespianos.
Eu, como ex-diretor da Associação da RT/LINS, sinto orgulho de acompanhar toda essa trajetória e sua história.
A Associação deve continuar esse trabalho maravilhoso, sempre fazendo a diferença.
Parabéns Associação Sabesp !!!

Depoimento de Sérgio Buscarini, colaborador constante e nosso Diretor Regional na UN Alto Paranapanema (2009 a 2012)
“Falar da Associação Sabesp é relembrar das alegrias, das conquistas, e  também das dificuldades do trabalho realizado nesses anos.
Iniciei minha carreira na Sabesp e na Associação Sabesp, em 02/09/1976, como Encarregado do Posto de Operação no Município de Óleo, uma das primeiras cidades assumidas pela Sabesp no Interior.
Em 01/09/1979, fui transferido para Bernardino de Campos, como Encarregado do PO/C, quando fundamos o Departamento da Associação Sabesp. E lá construímos Campo de futebol Society e Sede Social.
Em 25/04/1995, fui transferido para Santa Cruz do Rio Pardo, como Gerente de Setor, onde concluímos Ginásio de Esportes, cozinha e salão de festas. E ainda construímos salão social com lanchonete, churrasqueira e sala de jogos; três quiosques com churrasqueira, quadra de vôlei de areia, uma segunda piscina, além de reforma e ampliação da sauna;
Em 10/03/2009, fui convidado pela Superintendente da RA (Glória) e pelo Presidente da Associação Sabesp Pérsio, para a função de Diretor da Associação Sabesp, na RA, em Itapetininga. Após ganharmos a eleição, nosso desafio era retomar a receita da Associação. Graças a uma Diretoria atuante, promovemos o aumento do número de associados, atingindo a marca de 100% de adesões, nos municípios da minha gerência em S.C. do Rio Pardo, além de vendas de rifas, deixando a Associação Sabesp com saldo positivo.
Em 12/02/2012, fui transferido para a Gerência Divisional de Avaré, na  Área Técnica e no Setor Comercial. Me orgulho de nesse período participar da construção de uma piscina para Bernardino de Campos; da sede social e sauna para Duartina; da reforma e ampliação da Associação em Avaré, além da regularização da área de Itapeva. Essas obras geraram muitos benefícios para os associados.
Com isso é importante citar o excelente trabalho realizado pelo nosso Presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, que em parceria com a Sabesp, sempre buscou o melhor para os associados, na gestão  “O Lazer ao Alcance de Todos”.
Foram 39 anos, uma vida a serviço da Sabesp e da Associação Sabesp!

Depoimento de Marcos Fernandes Pedrico, nosso Diretor Regional na UN Alto Paranapanema (2012 a 2015)
“ Atualmente sou Gerente de Departamento de Controladoria da Unidade de Negócio Alto Paranapanema - RA, com 25 anos de Sabesp. Nesse período, pude acompanhar a evolução da Associação Sabesp em nossas vidas, permitindo lazer, profissionalismo, companheirismo e dedicação.
Tive a honra de fazer parte da Diretoria representando a Unidade de Negócio Alto Paranapanema, vencendo os desafios daquele momento e levando os anseios dos nossos associados que foram prontamente atendidos.
A Associação Sabesp para mim pode mostrar o quanto as pessoas necessitam de vida social e isso ela proporciona com grande êxito.
É com imensa satisfação que parabenizo a Associação Sabesp pelos 50 anos e a todos que por ela passaram ajudando a construir essa linda história!”

Depoimento de Paulo Roberto Scardozzi Converso (Vulgo Paulo Mococa), nosso Diretor Regional na UN Baixo Paranapanema (2009 a 2015)
“Exerci, na Sabesp, os cargos de Engenheiro em Tupã e Presidente Prudente, onde também fui Gerente do Setor Técnico e de Produção e Tratamento de Esgoto. Me desliguei por aposentadoria, em junho de 2020
Sou associado na Associação Sabesp, desde quando ingressei na empresa, em agosto/1981, pela qual fui presidente do Grêmio de Presidente Prudente, onde sempre procurei ter uma participação ativa em eventos sociais, esportivos e culturais. Ainda me tornei membro e coordenador da equipe de natação da regional de P. P., participei e colaborei na construção da atual sede “ Persio Faulim de Menezes” em Presidente Prudente.
Fiz parte da Diretoria da entidade, nas Gestões 2009/2011 e 2012/2014, onde pude contribuir para a implantação e manutenção de vários Grêmios na Regional Baixo Paranapanema, incentivei e colaborei para a realização da V Olimpíada do Interior e Litoral e reativei a competição Inter -Grêmios na nossa Regional.
Com relação à Associação Sabesp, ao longo desses 50 anos, destaco a promoção de atividades esportivas, culturais, sociais, socioambientais e filantrópicas que contribuíram para que nós associados e agentes do saneamento evoluíssemos e crescêssemos como pessoas e como profissionais.
Muitos foram os momentos marcantes promovidos pela Associação Sabesp, entretanto, na minha opinião, como associado e ex -diretor, as realizações das Olimpíadas foram sem dúvida inesquecíveis.
A participação em uma Olimpíada nos proporciona integração, disputas esportivas e culturais, confraternização e interação entre colegas de várias Regiões do Estado que somente quem vivencia pode testemunhar.
Parabéns a Associação Sabesp pelos 50 anos de existência, a todos nós associados, ao nosso Presidente Pérsio e a toda sua Diretoria por estar vivenciando este momento.”

Depoimento de Ataliba Luiz de Almeida e Souza, conselheiro da Associação desde a década de 90 e Diretor de Patrimônio (2006 a 2009).
“Entrei na Sabesp 12 de junho de 1986, dia dos namorados, e talvez a data justifique a paixão por essa Companhia, que me permitiu dar continuidade ao trabalho em saneamento que eu já desenvolvia no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Carapicuíba.
Conhecendo a Sabesp, também conheci bem a Associação e quando, em 1991, a chapa “O Lazer ao Alcance de Todos”, presidida pelo Pérsio Faulim de Menezes, assumiu a entidade, me motivei muito a colaborar, como voluntário, sendo suplente do conselho e depois conselheiro, atuando na região Oeste.
Lembro de quando o Polo de Manutenção a Atendimento de Carapicuíba ganhou um pebolim, um espaço de lazer e depois veio a inauguração do Grêmio Barueri. E depois, o belo Clube na ETE Barueri, onde tantas ações ocorreram, inclusive a realização de Jogos de Olimpíadas.
Também tive a alegria integrar uma equipe que organizava e promovia uma série de eventos. Um momento inesquecível foi ganhar, pela Delegação da Oeste/Sul, a Olimpíada Geral, na Praia Grande, quebrando a sucessão de vitórias do Interior. Depois, em 2006, tornei-me Diretor de Patrimônio, com muito zelo pelos bens da Associação.
Esses momentos ficaram marcados na minha vida. Hoje sou aposentado, moro em Araçariguama; portanto sócio remido. Mas aconselho os sabespianos mais jovens a serem sócios, pois o investimento é muito pequeno, perto das opções de divertimento e lazer que são oferecidos de forma permanente, nesses 50 anos de vida.
Parabéns, que venha + 50!”

Depoimento de Sergio Ferreira Batista (Ferreirinha), o 1º Diretor da PCFT, responsável pelos Departamentos Ponte Pequena e Costa Carvalho, e constante colaborador.
Meio século de vida é algo que, no Brasil, poucas empresas atingem. E se muitas conhecessem a Associação Sabesp, ficariam de queixo caído com a gigantesca gama de opções e benefícios que ela oferece aos associados.
Meus olhos se enchem de lágrimas porque começo a lembrar de meus 44 anos da Sabesp e da Associação, pois me associei assim que fui admitido, em 09 de fevereiro de 1978 como mensageiro na Ponte Pequena. Passei pelas áreas de Controle de Pessoal, Relações Sindicais, Medicina do Trabalho, fui Gestor da Folha de Pagamento por 5 anos e minha última atuação foi em Gestão de Saúde, saindo em 16 de fevereiro de 2022.
Na Associação, fui Diretor e Presidente do Departamento Ponte Pequena, onde com o empenho do nosso Presidente Pérsio conseguimos construir salão de vendas, banca de jornal, churrasqueira, academia, bar, consultório dentário e com muito orgulho a primeira quadra coberta da Associação isto lá nos idos de 1990. Foram anos mágicos! Na época estava em alta os bingos e, acreditem, num só bingo vendemos quase 2 mil cartelas, era muita gente.
Em 2007 fui escolhido para ser Diretor da recém-criada Diretoria PCFT, que era responsável pelos Departamentos Ponte Pequena e Costa Carvalho e posteriormente o Clube da Corrida. As vezes quando vou correr recordo aqueles momentos que chegávamos de madrugada para montar a tenda e falava para o amigo Bola, a gente está parecendo feirante.
Mas enfim, é muita coisa para lembrar, como as magníficas festas da criança e de final de ano, a primeira com Chitãozinho & Xororó lá na Imigrantes e todas as outras na Cantareira, às vezes falo com minha filha da foto dela com a dupla Sandy e Junior.
Não dá para esquecer as Olimpíadas regionais, geral, máster; participei de nove e mais dois Encontro das Águas, além dos campeonatos de trekking pela equipe conduzida pelo grande Fumio. Os bailes também são inesquecíveis, as festas juninas na Ponte Pequena e a alegria no Carnaval, com a Acadêmicos do Tucuruvi, onde desfilamos por mais de anos.
Vou terminar agradecendo a Associação Sabesp por tudo que me proporcionou nesses anos e parabenizar a todos os Presidentes, Diretores, Conselheiros e todos os funcionários da Associação.