Depoimentos de Maio dos “Pilares da Nossa História” Homenagens ao nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos da Associação Sabesp!

A Associação Sabesp continua a celebrar os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, completados em agosto de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.
Selecionamos os depoimentos recebidos no mês de Maio de 2023, com o agradecimento a todos que participaram contando um pouco de sua história vinculada à Associação Sabesp.

Depoimento de Carlos Eduardo Pupo Neves, diretor da Associação Sabesp na Regional Médio Tietê/ Botucatu, no período de 1993 a 2001.

“Sou administrador de empresa, entrei na Sabesp em 1992, como Analista, nela fiquei até 2001 e saí como Gerente de Área. Logo que fui admitido na Companhia, fiz parte da Associação como sócio e, no ano seguinte, em 1993, fui indicado como diretor representante da minha região, o que muito me orgulha.

Permaneci como diretor durante todo o tempo que fiquei na Sabesp, ou seja, até 2001. O que mais me motivou a me aproximar da Associação Sabesp foram as propostas da Gestão ‘O Lazer ao Alcance de Todos’, que valorizam os funcionários da empresa de todas as classes sociais e de todo o Estado de São Paulo.

Eu fui diretor com o aval do presidente Pérsio Faulim de Menezes, o grande responsável pela identidade humanizada e participativa da Associação Sabesp. Também me recordo, com carinho, do saudoso gerente administrativo dessa gestão, Marco Cóstola, que nos propiciava o acolhimento prático e amigo de nossa atuação. Ao Pérsio e ao Marquinho, ofereço meu reconhecimento e gratidão pelo apoio.

Com o aval do Pérsio e a competência da sua gestão executiva, conseguimos fazer várias reformas em nossos espaços, inclusive no Departamento de Botucatu. E, com isso, obtivemos a aprovação absoluta dos associados da nossa região.

Muitos momentos marcantes da nossa atuação fazem parte dessa história, tanto aqui na Regional do Médio Tietê/Botucatu, como na nossa participação e interação com a sede central.

Me recordo, com saudade, das participações de nossa região nos eventos magnos da Associação, como as festas do Cantareira, com participação expressiva dos nossos associados, levados em Caravana para São Paulo.

Esses momentos sempre serão inesquecíveis e fico muito feliz em ver a Associação Sabesp ativa, ao longo dos seus 50 anos, cumprindo a sua incansável missão de levar o Lazer ao Alcance de Todos.

Parabenizo a todos os seus associados, diretores e colaboradores pelo Jubileu de Ouro, especialmente ao presidente Pérsio, por seu dinamismo, força de realização e capacidade de concretizar o sonho dos associados de nossa região!”

Fotos da gestão, gentilmente cedidas por Carlos Puppo, de seu acervo pessoal:

Reunião com funcionários em Paulínia, na sede da Associação

Última diretoria local, na gestão de Carlos Pupo, em 2001.

Presenças do presidente Pérsio e o gerente Marquinhos, em Botucatu

Caravana de Botucatu para um evento no Clube do Cantareira.

Depoimento de Laura Pediconi, Atleta da Associação Sabesp

“Entrei na Sabesp, em 1997. Inicialmente, trabalhei na MN Metropolitana Norte, onde conheci vários colegas com mesmo objetivos e sonhos. Em 2004, fui para a MO Metropolitana Oeste, onde estou até hoje, pois trabalho na UGR Osasco, na área de Planejamento de Obras/Investimentos.

Foi o Amor ao Esporte que me motivou a participar ativamente da Associação Sabesp, principalmente nos Jogos das Olimpíadas Metropolitanas, onde pude ampliar minhas amizades e viver emoções tão enriquecedoras.

Na IV Olimpíada Metropolitana, tive a honra de fazer o juramento de atleta, que destaco como um dos momentos mais especiais da minha trajetória como esportista.

É com extrema emoção e honra que escrevo essas palavras: a Associação Sabesp foi e é parte da vida de muitos Sabespianos e seus familiares. Fazer parte dessa família, principalmente nos jogos, foi a melhor forma de extrair algo dentro de mim e creio que de cada participante: o puro amor ao esporte.

Me lembro que defender, vestir a camisa da Sabesp, através da Associação, nos Jogos, eram momentos únicos de glória. Muito suor e algumas vezes literalmente até sangue (rsrsrs...) nos levavam ao êxtase.

Desejo a querida Associação Sabesp que permaneça mais 50 anos trazendo alegria, amor, felicidades a toda família Sabesp. E que nosso sonho em ter  novas Olimpíadas seja concretizado.”

Depoimento de Osiris Antunes de Caxias, diretor da Associação Sabesp na Regional do Vale do Ribeira, no período de 2006 a 2012

“Ingressei na Sabesp em 20/01/1981, como auxiliar de escritório, em 01/11/1985 passei para o cargo de Controlador de Sistema Comercial; em 01/01/1990 fui promovido para Analista de Finanças; em 01/06/1994 assumi a Gerencia de Setor no município de Juquiá; em 01/03/1997 fui Gerente de Divisão de RH e Serviços Gerais; em 01/04/1999 me tornei Gerente de Divisão Financeiro/Comercial e Suprimentos; em 01/06/2006 até  28/02/2012, exerci a função de Gerente de Departamento Administrativo e Financeiro e a partir de 01/03/2012 até hoje estou como Gestor dos processos: Financeiro/Contábil. Patrimônio, Transportes e Serviços Gerais.

Sempre gostei de esporte e cultura e a Associação Sabesp proporcionava e proporciona isso aos seus associados. Essas duas bases foram as grandes motivações para eu participar da Associação desde o meu ingresso na Sabesp.

Em minha trajetória na Associação, participei de vários períodos muito produtivos. Desde que ingressei como associado sempre participei da Diretoria Regional ou do Grêmio de Registro, como diretor financeiro, até que de fato assumi a Diretoria Regional do Vale do Ribeira (entre 2006 e 2012) e em conjunto com nossos colaboradores realizamos muitos eventos que contemplaram nossos associados e familiares, trazendo uma integração maior entre as famílias Sabespianas.

Em nossas lembranças, temos muitos momentos especiais que destacaram a nossa participação, mas creio que as Olimpíadas do Interior e Master, realizadas em nossa regional, foram os que mais ficaram marcados em nossa memória. E que tempos bons vivenciamos.

Parabenizo a Associação Sabesp pelos 50 anos de existência. Externo nossos agradecimentos pelo lazer proporcionado a todos os associados e familiares. E mais votos de força e esperança, para podermos vencer as dificuldades interpostas em nossos caminhos e prosperar por muitos e muitos anos”.

Depoimento de Francisco José de Souza Spolzino, Associado Símbolo da RV- Regional do Vale do Paraíba

“Ingressei na Sabesp em 12/02/2001, na Unidade de Pindamonhangaba. Estava atuando como motorista, mas em 2015 sofri um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fiquei com o lado esquerdo paralisado. Graças a Deus, consegui voltar a trabalhar, mas hoje estou dentro do escritório.

Eu gosto demais da Associação Sabesp e me tornei sócio, assim que entrei na empresa. Quando conheci o Clube de Pinda, fiquei encantado, tanto que me tornei o maior freqüentador desse local.

Meu lazer predileto é ir ao Clube de Pinda, com a minha família, em todos os finais de semana. Quando tem eventos e festas da Associação é melhor ainda, até já levei minha mãe, que tem mais de 90 anos. E ela se divertiu!

Me aproximei muito da Associação, com o apoio do Jota (o diretor da Associação na RV, José Fonseca Marcondes Júnior) e do Rogério Paiva (presidente do Departamento/ Grêmio de Pindamonhangaba). Eles me incluíam na montagem e participação dos eventos.
Gosto de tudo o que a Associação faz na RV, mas o meu carinho especial é para os Bailes do Havaí, em Pinda, pela beleza do espetáculo, no cenário da Concha Acústica, o qual tive a honra e a alegria de acompanhar toda a sua elaboração.
O meu desejo para os 50 Anos, Jubileu de Ouro da Associação Sabesp, é que ela continue sempre do jeito que foi e está até agora, proporcionando lazer, reconhecimento e respeito por seus associados.
Em nome do presidente Pérsio Faulim de Menezes, do vice Carlinhos de Carvalho e do nosso diretor Jota, cumprimento a toda a diretoria que fizeram a história dessa Associação, que só me trouxe coisas boas.
Nota da redação: a divulgação de muitas festas da RV foram possíveis, graças às belas fotos enviadas por Spolzino, que retratava ângulos perfeitos dos acontecimentos da região.