Muitas reflexões para 08 de Março - Dia Internacional da Mulher!

Além do caráter comemorativo, essa data é marcada também por acontecimentos e reflexões sobre a importância feminina, na força que move o mundo.

Em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como "Pão e Paz". Nessa ação, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Já, em 28 fevereiro de 1909 foi realizada a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos, inspirada na greve das operárias de uma fábrica de tecidos.
No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica “Triangle Shirtwaist Company” matou 1/3 das 500 mulheres que ali trabalhavam, sendo que maioria era imigrantes judias .

Duas datas também são muito simbólicas no Brasil:  em 1932, as mulheres adquiriram o direito ao voto, no governo de Getúlio Vargas. Em 2006, foi sancionada a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica.

Existem várias datas que compõem a a origem do Dia Internacional da Mulher, mas o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975.

Crédito de livre imagem: Fundo internacional da Mulher