Emoção na nossa 2ª Live Musical do Projeto "Vida Nova 2021"

Com bastante interatividade virtual, no dia 26.03, foi apresentada a nossa 2ª  live Musical, dirigida pelo Maestro Carlos Cerqueira e integrada ao Projeto "Vida Nova 2021", da Sabesp e Associação Sabesp.

Com o tema "A Arte que Salva", o bate papo descontraído dessa vez foi com a professora e musicoterapeuta, Lilian Saturnino Tvardovskas.

Após a apresentação do nosso maestro, na abertura da live, o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, saudou a todos e destacou a parceria com a Sabesp, com a finalidade de levar qualidade de vida para todos, tão necessária nesse período de isolamento. Nesse sentido, abordou o lançamento da Cartilha pela Conscientização sobre o Autismo, a programação de Ginástica Laboral, a nossa 1ª Corrida Virtual a ser monitorada pelo Clube da Corrida com início no Dia do Trabalhador, 01.05.

"Muitas atividades estarão feitas para você, com cobertura em todo o estado de São Paulo. Fiquem atentos nas nossas mídias sociais e aguardem ações excelentes, inclusive no nosso 1º Encontro Internacional de Corais, com a participação confirmada de coralistas da Alemanha, Colômbia e Portugal", concluiu Pérsio.

Na sequencia, foram apresentadas as vozes e performances dos Coralistas da Associação Sabesp, dentro de sua casa, em uma apurada apresentação. O maestro dedicou aquele momento como uma homenagem à célebre maestrina Naomi Munakata, que faleceu em decorrência da covid 19.

A convidada dessa live, Lilian Saturnino Tvardovskas, formada em musicoterapia, discorreu sobre esta profissão, "surgida no Brasil na década de 70, mas cultivada há muitos anos na Europa, principalmente em hospitais de guerra, uma vez que trabalha a arte aliada à saúde humana".

De acordo com seus conceitos, os principais benefícios apontados dentro da musicoterapia são o acolhimento, a expressão de afeto, o desenvolvimento da musicalidade, a socialização, a diminuição de ansiedade, a estimulação de memória afetiva, a elaboração de sentimentos e o autoconhecimento.

Em relação ao canto de coral, Lilian assegurou que é uma atividade bastante terapêutica por abranger a conexão entre as pessoas e trabalhar a confiança no coletivo e também na sua própria voz.

A convidada ainda discorreu sobre como é a formação de uma "biografia musical", que consiste em reconstruir a história de vida das pessoas, a partir das músicas que lhe marcaram desde a infância, passando pela adolescência e a fase adulta, promovendo uma clareza e sabedoria, por meio das sensações que elas te trazem.

Muitas perguntas lhe foram feitas e os participantes mostraram a vontade de mexer com suas emoções musicais. No final, Lilian Tvardovskas, brindou os ouvintes com a sugestão da canção "Templo", de Chico César, uma música muito bonita e contemplativa, que emocionou a todos.

No encerramento, o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes, elogiou a música, fez suas saudações a todo o público sabespiano, agradeceu a audiência de todos e o apoio da Sabesp, por meio da Superintendência de Comunicação/PC, ao Projeto "Vida Nova 2021".

E para fechar a live com chave de ouro, teve uma nova apresentação virtual do Coral da Associação Sabesp, com a canção "História de uma gata", do musical "Saltimbancos", de Chico Buarque de Holanda, que levou os participantes a demonstrarem aplausos no chat.

Luz, como intermediador das perguntas dos internautas, e Rogério Guimarães, no suporte técnico.

Para quem não pode assistir a LIVE aqui vai o link da gravação: