Homenagens ao Dia das Mães!

Para a Associação Sabesp, cada mãe é um ser único e iluminado. E para todas as mães que fazem parte do nosso universo, associadas ou mães e esposas dos nossos associados, a entidade deseja os mais sinceros votos de um Feliz Dia das Mães, no domingo de 13 de Maio.

Veja um pouco da história e dos significados desse dia:

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com um decreto assinado em 1932 pelo então presidente da época, Getúlio Vargas). Mas essa história vem de longe.

Desde a Idade Antiga, há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade, com muitas referências a respeito da imagem da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria.

Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.

Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Diante da dor que sentiu, Anna decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.

Anna e suas amigas eram ligadas à Igreja Metodista da cidade mencionada acima. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton.

A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental, William  Glasscock, que definiu o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.

O próximo passo foi a criação da uma  lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional nos EUA,  aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.