Inclusão Social: Cordões facilitam a vida de Pessoas com Deficiência

Quando você ver uma pessoa com o cordão de Quebra-cabeça ou de Girassol no pescoço, é um sinal muito simples para identificar um ser humano com uma Deficiência Não Visível, geralmente um transtorno de ordem mental ou intelectual.

Deficiências como o Autismo, o TDAH, atraso de desenvolvimento e demais transtornos não tem cara. Você não consegue identificá-la na pessoa, como faria com um cadeirante ou um deficiente visual, por exemplo. Mas usando um cordão, os seus portadores podem ser reconhecidos e ter mais dignidade ao precisar utilizar um serviço de atendimento prioritário, ou ser compreendido e ajudado, quando tiver um comportamento fora de um padrão social.

Esse cordões de Quebra-cabeça e Girassol são reconhecidos internacionalmente; principalmente em aeroportos e locais públicos de alta circulação; portanto seja um cidadão do mundo, ao tratar a Pessoa com Deficiência, com empatia, respeito e sobretudo colabore para a sua inclusão social.

É necessário dizer que a pessoa que está com o Cordão precisa de um olhar especial e de uma atenção diferenciada, mas tem igual direito de estar em todos os lugares, assim como você, sua família e toda a sociedade típica.

A Associação Sabesp, tradicional apoiadora da inclusão social e integrada à Caminhada pelo Autismo em São Paulo, está atenta a essa identificação em todos em seus espaços. O diretor de áreas de lazer, João Arthur Cardoso de Souza, já está inclusive treinando as equipes das Colônias de Férias para observar se algum hóspede adotar o uso do cordão, o mesmo deve ser tratado de forma especial e prioritária.

Isso permite evitar ou amenizar situações de alto estresse em filas e atrasos, tornando a experiência destas pessoas, principalmente quando crianças, mais tranqüilas e humanizadas.

Em tempo:

O deputado estadual Edson Giriboni, muito conhecido pelos sabespianos, uma vez que já foi Secretário Estadual de Obras e Recursos Hídricos, apresentou, na Assembléia Legislativa de São Paulo, um projeto de lei que regulamenta o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiências ocultas, “aquelas que não são imediatamente identificadas, como autismo, transtorno de déficit de atenção, demência, doença de Crohn e fobias extremas”.