Live de Consciência Ambiental e de Inclusão, com Luzia Helena

Transmitida ao vivo, pelo nosso Canal do Youtube, na tarde de 29 de Julho de 2021, essa Live de Consciência Ambiental e Inclusão trouxe, como convidada especial, a escritora, poeta, jornalista, turismóloga e analista em Comunicação e Educação Ambiental na Sabesp, Luzia Helena Almeida, que também é diretora Cultural da Associação Sabesp.

Após a abertura do presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes que saudou Luzia, como mais que prata da casa, "um verdadeiro ouro", discorreu sobre o Projeto Vida nova 2021 e agradeceu a parceria da Sabesp nessa iniciativa, Luzia iniciou, com muita propriedade, a palestra "Água, a essência da Vida", com várias ilustrações.

Na palestra, recheada de demonstrações de boas práticas de uso da água e de processos assinados pela Sabesp, foi mostrada como a água do Planeta é vital e o quanto é necessário mostrar às gerações mais novas a importância de saber cuidar desse bem e valiosas dicas de aproveitamento consciente da água.

Na sequencia, o chat foi aberto para as perguntas e a palestrante interagiu com vários ouvintes. As perguntas começaram pela questão de como economizar água e ter que lavar as mãos e higienizar os espaços em tempos de pandemia, a qual Luzia respondeu com exemplos de consciência e racionalidade, para que todos consigam.

A ouvinte Raíssa Domingues perguntou sobre qual é o impacto da qualidade da água na sociedade, que foi respondido que ela gera saúde e bem-estar. E o ouvinte Reinaldo de Castro pediu orientação de como limpar uma caixa d'água, que foi explicado de maneira didática.

Também foi perguntado sobre o esforço feminino das comunidades nos entornos dos Rios. Luzia assegurou que a liderança, o corporativismo, a fiscalização e o profissionalismo dessas mulheres, especialmente na força tarefa para a recuperação do Rio Pinheiros, encampada pela Sabesp, estão sendo fundamentais para melhorar as condições de dignidade e cidadania das pessoas que habitam esses cenários.

Também foi perguntado que processos fizeram a diferença na Sabesp, para o enfrentamento desse período. A convidada destacou que o serviço essencial da Sabesp, mesmo seguindo todos os protocolos, não parou um segundo, garantindo o saneamento necessário para todos, com excedentes de desinfecção em hospitais, instalação de pias e banheiros em logradouros públicos, além do intensificado trabalho do Voluntariado da Sabesp, na distribuição de copinhos de água, milhares de kits de higiene, cestas básicas e arrecadação de cobertores na Campanha de Inverno Solidário.

Por fim, Luzia falou de como pessoalmente enfrentou esse momento de silêncios impostos, de altos desafios tecnológicos e de necessidade de se reinventar. Ela disse ter crescido na fé, na solidariedade, principalmente aos que perderam entes próximos e queridos e concluiu de que mais do que nunca temos que ter um olhar para o próximo.

Essa live muito rica em valores sociais e humanitários está gravada no canal YouTube da Associação Sabesp. Se você quiser assistir e ver de novo, acesse o link:  https://youtu.be/YhoCG_HpryA