Mais “Pilares da nossa História” em nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos!

A Associação Sabesp celebra os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, neste ano de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.

Selecionamos alguns depoimentos e traremos outros “Pilares da nossa História” nos próximos Boletins.

Depoimento do Engenheiro Idílio Francisco dos Santos Filho – Presidente da Associação Sabesp (1981 a 1983).
“Hoje, a Associação faz parte do meu passado, então não vou comentar minha gestão, mas reconheço o valor da Associação Sabesp, com votos de grandes realizações”.
Assim foi o depoimento sucinto de nosso quinto presidente, que autorizou a publicação do seu currículo e do reconhecimento de sua liderança nesse período.
O seu ingresso na Sabesp foi em 1968 e como engenheiro desenvolveu sua competência por muito tempo nos setores técnicos da Companhia. Mas sua dedicação se expandiu por outras vertentes, tanto que se tornou Superintendente da Área Administrativa, função que atuou até em 1987, quando se aposentou.
Diretores que fizeram parte de sua gestão na Associação Sabesp atestam que Idílio foi um líder incentivador, empenhado, comprometido e preocupado em apresentar um lazer da melhor qualidade aos empregados da Sabesp, em seu período de atuação.
Em sua visão “a Associação Sabesp tem sido uma grande base, dentro da empresa, de congregar os trabalhadores, por meio do lazer”.

Depoimento de Cláudio Chituzzi , que foi Diretor Tesoureiro da Associação, de 1979 até 1983. Atuou na área financeira e na obra do Sistema São Lourenço, da Sabesp, na Sabesprev,  e hoje vive em Fortaleza-CE.
“Entrei na Sabesp em 1975 e já em 1977 estava envolvido nas atividades da Associação Sabesp, na Gestão do Manuel Osvaldo Senra. Na ocasião eu trabalhava no DFA 3, chefiado pelo Edson Brasil Gabriel, 79, a quem rendo os mais sinceros agradecimentos: um líder nato, orientador incansável e eclético; note-se que além de excelente economista, foi presidente da Associação Sabesp, membro da Comissão de Constituição da Fundação Sabesp e, posteriormente, seu Diretor Financeiro.
Nos dedicávamos, voluntariamente, às atividades da Associação: foram horas de trabalho e muito empenho para concretizar todas as ousadias que nos dispusemos.
Estou tendo uma oportunidade ímpar de rememorar um passado que me é muito caro. Manuseando os jornais Pororoca, editado pelo renomado cartunista Geandré, que guardo há mais de 40 anos, relembro o sucesso do seu lançamento com cerca de 20 mil exemplares.
Outro destaque foi a mudança da sede para a rua 13 de Maio, nos meados de 1980. Um ano depois, inaugurávamos no mesmo local três quadras: uma poliesportiva e outras duas de tênis. Simultaneamente também foi inaugurado o american bar, Dó Ré Mi.
O Clube do Cantareira merece um capítulo especial: o local foi cedido em comodato nos anos 80, para a Associação, que a transformou num verdadeiro Clube de Campo. Nesse cenário de belezas naturais, rapidamente, as duas represas foram povoadas por peixes pelo então diretor Lázaro Ciríaco de Camargo e pouco tempo depois, iniciados os Campeonatos de Pesca.
Outro marco foram as festas de Final de Ano promovidas na Cantareira, prestigiadas pela presença de mais de 5 mil pessoas com a distribuição de brindes e churrasco. Mas ainda havia muito por fazer. Assim, reformamos e mobiliamos 6 antigas casas existentes para hospedagem dos associados. Posteriormente, construímos um Conjunto de Piscinas próximo aos lagos, inaugurado em grande estilo com a participação do grupo de Balé Aquático do Esporte Clube Palmeiras.
Nesse ínterim outras grandes atividades nos deram muitas alegrias, principalmente nas esferas culturais e sociais, primorosamente dirigidas pelo Diretor Social João Rodolfo Faria Olsen.
Só Deus sabe os obstáculos que tivemos que transpor para realizar essas façanhas, em dupla jornada, sacrificando muitas vezes o convívio familiar. Mas, olhando pelo retrovisor, com certeza, faria tudo novamente. Sem medo de errar, acredito que isso tenha sido assim para os colegas de estrada e de Diretoria que se dedicaram com tanto afinco (e muitos embates) para que, ao final, tudo desse certo. Sinto orgulho de ter dado minha contribuição e sou eternamente grato à Associação que tanto contribuiu para o meu crescimento profissional.”

Depoimento de Geraldo Gonçalves, que foi diretor secretário e presidente da Associação Sabesp, na gestão 1985- 1988 e posteriormente presidente nos três anos da gestão 1988 a 1991

“Entrei na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, em 1975 pela Sanevale, no Vale do Ribeira. Em 77, fui para Capão Bonito;  em 80 para Botucatu e, em 83, vim para São Paulo, como chefe de Departamento de Obras, na Superintendência de Administração de Sistemas Isolados, a  SAR.
Em função das minhas atividades, comecei a acompanhar o então presidente da Associação, Prof. Carlos Rolim Affonso, em locais de atuação da entidade, para instalar pontos de lazer e essa foi a fase embrionária dos Grêmios. Pela nossa proximidade, esse líder me convidou para ser seu diretor secretário, que era um cargo imediato ao da presidência.
Quando o Prof. Rolim saiu da Sabesp, rumo à diretoria da CESP, fui alçado à presidência da Associação, indicado pelo Conselho, para concluir a gestão em 1988.
Pela frente, tive mais um mandato inteiro de três anos como presidente (1988 a 1991), dessa vez eleito pelos associados, como candidato único. Vale dizer que implantamos o processo democrático eleitoral da Associação, dando o poder de voto ao associado (antes era só por indicação de conselheiros). E dentro desse cenário, concorri a outra gestão, mas o próximo presidente eleito foi o Pérsio Faulim de Menezes, que havia sido nosso diretor de esporte.
Creio que governar é definir prioridades. E no nosso período gestor, decidimos ampliar a Associação para todo o Estado, com maior abertura de unidades e áreas de lazer no Interior. Assim, fizemos a aquisição do terreno de Cardoso, onde foi criada a primeira Colônia de Férias e o primeiro grande espaço de lazer, além do Cantareira, na Região Metropolitna.
Também fizemos a aquisição de Bertioga, o aterramento da área, que possibilitou a gestão do Pérsio, com recursos da Associação, construir aquela maravilha de Colônia.
E com a colaboração inestimável da Superintendência do Vale do Ribeira, que construiu a simpática e agradável Colônia de Ilha Comprida, concedendo-a para a Associação, ainda participamos de seu surgimento.
Em todos os tempos, a Associação tem sido muito importante para unir e oferecer, aos sabespianos, algo além do trabalho. Parabéns por sempre ter cumprido sua missão, que ainda a cumpre, com votos de muitos e muitos anos de realizações.”

Depoimento de Eduardo Augusto Bulhões, que foi Diretor da RMSP Norte, de 1991 até 1994;  posteriormente colaborou na RMSP Sul até 1997.
“Quando entrei na Sabesp, em 1977, logo de cara quis me tornar sócio da Associação, pelas oportunidades que ela oferecia ao sabespiano, até que no início dos anos 90, fui convidado pelo presidente Pérsio Faulim de Menezes e pelo diretor da Associação na RMSP Edson Borges, a assumir a Diretoria Regional Norte. Essa redistribuição de Regionais seguia uma linha implantada pela própria Companhia.
Posso dizer que foram os “Anos Dourados” da Associação, pelo montante de realizações e a união animada e comprometida de seus dirigentes. A minha diretoria, MN, foi destacada com a expansão de importantes Grêmios, dotados de espaço social, churrasqueira, quadras de esportes, haja vista o Departamento Mirante, que até hoje é referência na região, em termos de infraestrutura.
A Regional da N teve grande participação nas festas do Cantareira, para onde levávamos nossas famílias um grande contingente de sócios. Também colaboramos efetivamente nas Olimpíadas. Eu mesmo, consegui até revelar meu lado atleta, atuando nas equipes de basquete, futebol e ocasionalmente em braço de ferro, que rendeu até uma piada, pois só fui para cumprir tabela e os meus adversários eram todos “fortões”, mas me respeitaram, pelo menos para não me deixar contundido.
Na Sul, também tenho passagens memoráveis, como ter a honra de ter o meu nome na bela sede da Associação Sabesp no Alto da Boa Vista (ABV) e participar de tantas outras inaugurações e ações de lazer de qualidade.
Eu fazia questão de marcar presença em tudo o que dizia respeito à Associação, das reuniões de diretoria aos eventos magnos. Por isso, preferi abdicar dessa função, quando a presidência da Sabesp me convocou para participar do redesenho da Empresa, no fim dos anos 90. Eu não teria mais tempo de me dedicar como a Associação merecia, mas, ainda assim, ela me ajudou no crescimento pessoal e profissional, pois como ex-diretor, eu conhecia todo mundo na Metropolitana e me facilitou muito nesse desafio da Companhia.
Fico muito feliz pela entidade estar, em 2022, comemorando os seus 50 anos. Creio que o que impulsiona a empresa são as pessoas. Dessa forma, o seu papel é fundamental para o crescimento de toda a Sabesp!”

Depoimento de João Rodolfo Faria Olsen, que foi Diretor Social nas gestões de 1979 a 1981; de 1981 a 1983 e 1991 a 1993.
“Em nossas atuações, destaco como grande marco a primeira grande Festa de Natal no Clube Cantareira, com Papai Noel descendo de helicóptero, com distribuição de presentes para as crianças, espetinhos, cerveja e refrigerantes. Posteriormente, ainda fizemos shows com Chitãozinho & Xororó; Jair Rodrigues e Sandy & Junior, em eventos que reuniram mais de 5000 pessoas.
Também fizemos as seguintes realizações, que marcaram essa entidade:
- Exposição de Artes, que revelou vários talentos nas categorias de Escultura, Pintura, Desenho, Fotografia e Literatura;
- Cinema na Associação, com exibições de filmes no Auditório da Costa Carvalho e na Ponte Pequena;
- Concursos de Intérpretes, sendo que o primeiro, realizado no Colégio Rio Branco, foi vencido por Anastácio de Souza Júnior, de São José dos Campos. Já no segundo, o campeão foi o famoso ‘Tobias da Vai Vai’, que na época era segurança. No Juri estava a cantora Márcia, entre outros;
- Festa Junina com a presença de mais de 2000 pessoas na sede da Sabesp, na Costa Carvalho;
- Realização de Bingos no Club Homs e na Sociedade Esportiva Palmeiras, com cerca de 2000 pessoas. Com a renda, construímos as quadras esportivas da 13 de Maio e conjunto aquático do Cantareira.
- Passeio Motociclístico, de São Paulo a Santos;
- Feira de Artesanato e Artes Plásticas, espaço aberto à criatividade dos associados, na sede da 13 de Maio;
- Jantar dançante no OBA OBA, sob a batuta do Sargentelli;
- Festival de Compositores realizado no Teatro Záccaro, tendo como apresentadores o próprio maestro e Helô Pinheiro, a famosa Garota de Ipanema. No júri, além de diretores da Sabesp e do Secretário Walter Coronado Antunes, as cantoras Márcia e Maria Creusa, José Messias, o maestro João Carlos Martins, entre outros. Aqui, cabe elogiar o colega Coriolano de Oliveira Santilli, grande organizador musical do evento e do lançamento do Compacto Duplo com as músicas vencedoras do festival.
Parabenizo os 50 Anos da Associação Sabesp e também faço agradecimentos aos ex-presidentes Edson Brasil Gabriel e Idílio Francisco dos Santos Filho, por acreditarem e apoiarem as nossas ideias.”

Depoimento de Wilson Roberto Tadeu Bernardelli, que assumiu a Diretoria Social em 1994 e nela permaneceu como titular até 2009.
“É sempre com um sentimento terno que penso e falo da Associação Sabesp onde tive, por alguns anos, a honra e o imenso prazer de conduzir a Diretoria Social.
Foram muitos shows, concorridos bailes, memoráveis confraternizações; enfim muitas alegrias , fruto de um trabalho realizado com muito amor, carinho e uma imensa  vontade de fazer o melhor.
Tudo isso só foi possível graças ao apoio fundamental e incondicional do presidente, Pérsio Faulim de Menezes, e ao engajamento dos demais diretores e o importante suporte dos funcionários da Associação.
Nessa comemoração dos 50 anos da nossa querida Associação Sabesp, quero agradecer ao presidente Pérsio pela oportunidade de ter feito parte dessa trajetória e por poder expressar um pouco dos meus sentimentos e respeito pelas memórias que construímos juntos.
Parabéns Associação Sabesp !! Parabéns Pérsio !!”

Depoimento de Eduardo Penteado Picirillo , que foi da Diretoria Regional de Lins (Baixo Tietê e Grande), de 1991 até 1997 e, posteriormente, conselheiro da Associação Sabesp.
“Entrei na Sabesp em fevereiro de 1978, como auxiliar de Departamento Pessoal, na Unidade da Padre João Manoel, em São Paulo. Desde o início, a Associação chamava minha atenção, porque eu jogava futebol de salão. Então me associei para integrar o seu quadro de esportes.
Em 1989 fui transferido para a Regional Baixo Tietê e Grande, para assumir uma Gerência de Setor em Lins. E por indicação do então superintendente Leonardo Barbirato Junior e do gerente Luiz Paulo de Almeida Neto (que mais tarde veio a ser diretor de Interior na Sabesp), fui convidado a assumir a diretoria dessa Regional na Associação Sabesp.
Creio que me apoiaram por eu estar envolvido com o esporte da entidade, pois já havia participado de Olimpíadas como atleta e como coordenador de delegação, além de julgarem que eu tinha um perfil para essa responsabilidade. E foi um período de grandes realizações na Regional, como as inaugurações das sedes de Fernandópolis, Jales, Novo Horizonte, entre outras.
Porém, foi na nossa cidade de Lins, que em 21 de dezembro de 1996, conseguimos oferecer um inesquecível presente de Natal, com a inauguração do Clube de Campo de Lins, instalado numa agradável chácara, que tornou-se uma referência de lazer, na época muito frequentada.
Em 1998, a Sabesp me trouxe novamente para São Paulo e abdiquei da diretoria, em favor de outros dirigentes que continuaram a zelar por esse importante trabalho. Mas continuei prestigiando a Associação, como atleta e conselheiro.
De forma geral, vejo a entidade como uma base extremamente necessária para os empregados da Sabesp, inclusive acho que a Companhia poderia utilizá-la melhor, com apoio aos seus projetos. Sou um apaixonado por esportes e vi o quanto ele uniu e congregou pessoas, por meio da Associação Sabesp, que parabenizo pelos seus 50 anos!”
Nota da redação: o administrador de empresas, Eduardo Picirillo, se afastou de suas atividades na Sabesp, em 2018, quando respondia pela Gerência da TII, para se dedicar ao enfrentamento de sérios problemas de saúde, mas felizmente está em recuperação.

Depoimento de Roberto Fumio Hatakeyama, que foi da Diretoria Regional da Metropolitana Leste, de 1999 a 2006.
“Como sócio da Associação Sabesp desde o meu primeiro dia na empresa (Março / 1980), tenho acompanhado de perto, desde então, os acontecimentos e eventos mais importantes dessa Associação que aprendi a gostar, admirar e que fez e faz muito bem para a alma de muitos Sabespianos.
Tive as melhores emoções como atleta, nessa década, com a vitoriosa campanha do futebol de Campo integrando a equipe da Consolação e participando da grande vitória final no antigo e inesquecível campo da Leopodina e culminou com a equipe de futsal, sagrando-se campeã nas quadras do Pacaembu, ora em fase de modernização.
Na década de 90 virei um híbrido, misto de atleta e dirigente, onde pude exercer por dois mandatos consecutivos como Diretor Regional Leste e o destaque ficou por conta da realização de duas mini-olimpíadas em que muitos ainda lembram com saudades dessa época.
Em 2006 com o apoio da Associação Sabesp criamos a equipe de trekking e pudemos desfrutar de diversas campanhas vitoriosas, principalmente nos campeonatos estaduais e o destaque ficou por conta de sermos os campeões Brasileiros de 2008, em evento realizado na Cidade Mineira de Carrancas. Foi inesquecível. Até os dias de hoje continuamos representando a Associação nos diversos campeonatos nacionais.
Digo sempre que a realização dos eventos da Associação Sabesp é a parte mais importante na melhoria da qualidade de vida do corpo funcional da nossa Empresa. Esses momentos aproximam as Diretorias, as Unidades de negócios, o interior com a capital e sobretudo eliminam as barreiras. Somos todos Associação Sabesp!
Parabéns Associação Sabesp pelos 50 anos!”