Nossos Sócios Candidatos: O que pensam e como pretendem atuar no Conselho?

A participação dos nossos associados candidatos a representante dos empregados da Sabesp no Conselho de Administração da Companhia, sendo que cada um é apoiado por representações do Fórum das Entidades, no nosso Canal de Youtube, foi de grande repercussão e de suma importância e interesse para o público sabespiano.
Dessa forma, daremos uma extensão ainda maior e esse fato, com a publicação de uma entrevista exclusiva de Reynaldo Young Ribeiro e Ronaldo Coppa para o nosso Boletim Mensal, sobre suas pretensões e atuações caso, sejam eleitos.

Entrevista com o Engenheiro Reynaldo Young Ribeiro

1 - Em sua concepção, como deve atuar um representante dos empregados da Sabesp no Conselho?
O Conselheiro de Administração Representante dos Empregados, como todos os demais Conselheiros, deve pautar sua atuação na irrestrita observância do Estatuto Social da companhia, nas leis que regem as empresas do tipo "sociedade anônima" e, principalmente, na atual Lei das Estatais. Caberá e ele também avaliar o planejamento estratégico, os orçamentos e documentos econômico-financeiros bem como os planos de execução de empreendimentos dos próximos anos. Não poderá também deixar de acompanhar e fiscalizar a gestão e atuação de todas as diretorias, sendo também sua obrigação examinar as decisões da Companhia solicitando, se for o caso, informações adicionais sobre elas de acordo com os regulamentos das empresas de capital aberto do Brasil e do exterior.

2 - A que o senhor atribui ter apoio das entidades AESabesp, SEESP, Sintius e Associação Sabesp  à sua candidatura?
O convite para encabeçar esta candidatura deve-se, principalmente, por reunir conhecimento técnico, gerencial e formação específica na área de governança corporativa e experiências anteriores como conselheiro, além de uma permanente atuação associativa durante os meus quarenta anos como empregado de companhia. Atuei no Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e Vale do Ribeira, no Sindicato dos Engenheiros, Associação Sabesp e também na AESabesp como ex-Presidente da Diretoria Executiva e, atualmente, como presidente do Conselho Deliberativo em uma trajetória de defesa permanente da Sabesp e de seus empregados.

3 - Em sua apresentação na nossa Live, o senhor citou o propósito de se ter uma Sabesp unida, pública e transparente. Quais são suas propostas para concretizar essas finalidades?
Uma Sabesp "Unida" se dará por meio do esforço de todos os seus empregados e das Entidades que os representam para mantê-la "Pública", seja em razão da prestação de seus serviços chamados "essenciais", pois impactam na saúde de toda a população atendida, seja pela preservação da qualidade de vida de seus clientes. Isto só se conseguirá por meio de uma companhia que continue a apresentar um nível de "Transparência", que atualmente se destaca no setor de saneamento,  como por meio da adequada governança pois, como todo sabemos, a "a transparência é a mãe da boa governança".

4 - Com base em sua trajetória dentro da Companhia e suas qualificações como líder, como o senhor acha que será o seu mandato, caso seja o eleito.
Certamente será um mandato que exigirá muito conhecimento técnico e profissional para defender nossos trabalhadores e a boa governança da companhia junto aos demais conselheiros. Sensibilizá-los e convencê-los com nossos maiores argumentos para as melhores decisões a favor da perenidade da companhia será o nosso maior desafio.

5 - Gostaria de fazer mais alguma consideração?
Tenho como principal motivação para participar deste processo eleitoral, além do convite dos sindicatos e entidades, as pessoas com quem convivi nestes quarenta anos e o conhecimento operacional e gerencial. Considero que esta experiência no mandato resultará em muitas ações positivas na defesa de nossos empregados e na busca de uma grande Sabesp para as próximas gerações.

Entrevista com o Economista Ronaldo Coppa

1 - Em sua concepção, como se deve atuar um representante dos empregados da Sabesp no Conselho?
O Conselheiro Representante dos Empregados na Sabesp, por ter uma visão privilegiada  em relação aos demais Conselheiros, dos processos da empresa e das diferentes realidades que os empregados vivem para prestar um serviço de excelência para a população,  deve fazer este contraponto com relação a decisões estratégicas que possam ser tomadas sem levar em consideração a realidade que vive todas as partes interessadas no Negócio Sabesp. O cargo de Representante exige que seja estabelecida uma dinâmica de discussão com Empregados, Entidades que os representam, das pautas estratégicas que necessariamente passam pelo CA, é assim que prestarei contas e que captarei demandas e posicionamentos.

2 - A que o senhor atribui ter apoio das entidades AAPS, APU, SASP, Sintaema e Associação Sabesp  à sua candidatura?
À minha trajetória dentro da Sabesp nestes 43 anos, que sempre foi marcada por valores e princípios compactuados pelas entidades, pelo conjunto dos empregados e em muitos momentos pela Direção da Empresa também. Acho que minha postura enquanto empregado, dirigente sindical que fui no Sintaema, gerente nas diversas áreas e processos da Sabesp, foi de compatibilizar os interesses da Sabesp com seus empregados, isto sempre foi a chave do sucesso que tive a frente de todas as funções que exerci. Sempre tive lado, nunca me omiti, muito pelo contrario, sempre me posicionei claramente em defesa da Sabesp e de seus Empregados. A junção destes fatores, a experiência de representação que tenho, e a clareza dos riscos que a empresa corre com os retrocessos na gestão e a clara intenção do Governo do Estado de privatizar a Sabesp levaram estas entidades a me escolherem como candidato. Quero deixar bem claro que se tiver a oportunidade de ser o escolhido vamos incorporar as demais entidades na luta em defesa da Sabesp.

3 - Em sua apresentação na nossa Live, o senhor criticou a ingerência política nos rumos da Sabesp e o propósito de retomar a discussão dentro da empresa em favor dos empregados. Quais são suas propostas para concretizar essas finalidades?
O Governo do Estado, para implementar seu projeto de entrega para a iniciativa privada, do seu maior patrimônio e um dos poucos instrumentos de política pública e social, afasta do processo de discussão sobre decisões estratégicas, nossas principais Lideranças e Entidades, "Diretores da Casa" e Superintendentes são substituídos com o claro objetivo de diminuir resistências internas e angariar apoio político para as próximas eleições. Temos que fazer essa discussão no Conselho na Empresa e na Sociedade, se afastar dos princípios de uma gestão profissional e participativa vai comprometer no médio e longo prazo os resultados da empresa, tanto do ponto de vista econômico financeiro, quanto de eficiência operacional e de atendimento a nossos clientes e poder concedente. A Sabesp do período anterior a 1996, onde a falta de transparência e participação e a política estava no centro do processo de decisão, deve servir de referencial para todos nós.

4 - Com base em sua trajetória dentro da Companhia e suas qualificações como líder, como o senhor acha que será o seu mandato, caso seja o eleito?
Do ponto de vista técnico, apesar das minhas experiências me credenciarem, pretendo me  desenvolver nas questões de governança e me aprofundar nas questões institucionais que mexem com o Setor de Saneamento neste momento. Do ponto de vista da representação dos empregados será um mandato participativo. Tenho compromisso com as entidades de participar de seus fóruns no sentido de captar demandas e prestar contas, quero fazer isso também nas reuniões das diversas Unidades de Negócio da Empresa, esta é uma pratica que existe em empresas que tiveram a experiência de ter um Representante dos Empregados no CA e que pretendo implementar aqui. Esperem do mandato independência para fazer o contraponto necessário, combatividade e acima de tudo compromisso com os empregados e com uma Sabesp Pública voltada para os interesses da população.

Também são candidatos ao Conselho os nossos associados