Associado, contamos com você para relembrar as Olimpíadas da Associação Sabesp!

Dando continuidade às memórias do espírito das suas gloriosas Olimpíadas, conforme nossa matéria inicial, publicada no WorkPlace da Sabesp e nosso Facebook, a Associação Sabesp apresenta um levantamento Histórico das I e II Olímpiadas Geral.

I Olimpíada Geral

A nossa I Olimpíada Geral foi realizada em junho de 1985, no Ginásio do Pacaembu. Foi uma festa que reuniu centenas de atletas da Sabesp, associados da Associação Sabesp, em quatro dias de muito esporte e confraternização, distribuídos nas Delegações da Região Metropolitana de São Paulo e das Regionais da Baixada Santista, Lins, São José dos Campos e Presidente Prudente.

Após ao “Desfile das Delegações” e à entrada da “Tocha Olímpica” no Ginásio do Pacaembu, conduzida pelo atleta Joel de Oliveira, da Diretoria de Construção, deu-se o início das competições, onde o nível dos atletas chamou a atenção logo de cara, tanto nas modalidades femininas, quanto nas masculinas. O evento caracterizou-se pelo grande espírito de confraternização e disputa entre as equipes. Muitos dos nossos associados propagaram o nome da Sabesp no cenário esportivo nacional e internacional.

Na ocasião, o então presidente da Sabesp, Gastão Bierrenbach, manifestou sua alegria pela concretização da I Olímpiada, como um passo importante para incremento das atividades poliesportivas entre as Diretorias da empresa, ficando tão impressionado que declarou seu apoio à realização de outra Olimpíada logo no ano seguinte.

A Equipe da Diretoria do Interior sagrou-se campeã com 141 pontos, ficando com o segundo lugar a Diretoria Administrativa com 131 pontos e o terceiro lugar ficou para a Diretoria de Construção com 126 pontos.

Mas todos os que ali estiveram se sentiram vitoriosos, pois a semente plantada já tinha a garantia de que iria crescer com reconhecimento e glória!

II Olimpíada Geral

Cumprindo o que foi prometido, no ano seguinte, em 1986, foi a vez da II Olímpiada Geral, também realizada em São Paulo. Sucesso, essa é a palavra para definir o Evento, com todos os objetivos alcançados.

Com muito mais tempo, pois a primeira durou quatro dias e a segunda teve duas semanas de disputas das mais diversas modalidades, com a intenção de fortalecer cada vez mais o esporte amador, para competir com mais possibilidades de êxito em disputas externas, a nossa II Olimpíada Geral consagrou todo o potencial esportivo dos atletas da Associação Sabesp.

O presidente da Sabesp, Gastão Bierrenbach, fez a abertura oficial exaltando o espírito esportivo dos presentes, com a presença dos Diretores do Interior, Paulo Bonamo, e do Diretor de Construção, Rafael Dicunto.

Foi nessa Olimpíada que começou a febre dos Grandes Desfiles de Abertura, que além de contar ponto na classificação geral, também valorizava a torcida, que chegava ao delírio durante as exibições de gala. Com todo o apoio da torcida paulistana, a delegação vencedora de 1986 foi a SDC (Superintendência de Distribuição e Coleta),que exibiu seus funcionários com macacões e material de serviço (pás, picaretas e carrinhos), seguidos por outro grupo com trajes esportivos de cada modalidade da disputa.

Após a entrada da “Tocha Olímpica”, que foi conduzida pelo atleta, Silvio Parisi, maratonista e atleta de atletismo, deu-se início aos jogos.

Destacamos a apresentação pela primeira vez do Coral da Associação Sabesp, regido pelo Maestro Estevão Maya-Maya.

A Superintendência de Distribuição e Coleta foi muito bem nesse ano, conquistando o prêmio de Melhor Torcida e o 1º lugar na classificação geral masculina.

Mas como o pessoal da Superintendência da Baixada Santista nunca brincou em serviço, seus atletas, principalmente as equipes femininas, fizeram sucesso nos esportes coletivos e levaram o 1º lugar na classificação geral feminina e, somando tudo, sagraram-se campeões gerais com 159 pontos, ficando com o segundo lugar a Superintendência de Distribuição e Coleta com 121 pontos e em terceiro lugar ficou a Diretoria de Construção com 103 pontos.

Outra novidade bem-vinda, em 1986, foi a constituição da categoria de Veteranos, onde a equipe da MISE Pinheiros dominou o campo. Mais tarde esse exemplo serviu de base para a criação das Olimpíadas Masters, comprovando que no mundo do esporte não se tem idade para ser feliz!

Se você esteve em alguma edição desses eventos, mande sua foto e identificação para o e-mail: comunicacao@associacaosabesp.com.br , para divulgarmos!

Aguarde a abordagem de mais duas edições das Olimpíadas, na próxima matéria especial de Memórias dessa grande celebração do esporte, promovida pela Associação Sabesp.