Os “Pilares da nossa História” em nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos!

A Associação Sabesp celebra os seus 50 Anos / Jubileu de Ouro, neste ano de 2022, com os depoimentos dos “Pilares da Nossa História”, formado por personalidades, cuja dedicação e trabalho voluntário construíram essa Entidade, que é hoje reconhecida como uma das maiores instituições de lazer corporativo do

Brasil, por meio de ações culturais, esportivas, inclusivas, patrimoniais e sociais, em todos os municípios operados pela Sabesp, no Estado de São Paulo.

Selecionamos alguns depoimentos e traremos outros destaques da nossa história nos próximos Boletins.

Depoimento do Economista Edson Brasil Gabriel – Presidente da Associação Sabesp (1979 a 1981) e Vice Presidente (1981 a 1983).
“Era final dos anos 70 e a Associação Sabesp foi criada com a junção de vários Grêmios, inclusive o Grêmio Comasp. No início era só dirigida por superintendentes da Companhia, sendo o seu primeiro Presidente o Manoel Senra. Em dez/1978 o então Diretor Administrativo da Sabesp, Otávio Speranzini, Presidente do Conselho da Associação Sabesp me convidou, numa reunião do CD, e propôs uma mudança na direção da entidade e me fez o convite para presidir a Associação Sabesp.
Eu só tinha 34 anos e não era Superintendente e sim Gerente de Divisão no financeiro da Sabesp. Na ocasião, muitos ficaram surpreendidos pelo convite, pois eu era um técnico e essa posição requeria alguém mais político. Mas, com a insistência do Speranzini, resolvi aceitar e com muito orgulho e satisfação me tornei Presidente da Associação Sabesp num mandato de 3 anos, e mais 3 anos como vice-presidente.
Foi um período intenso, no qual formamos um grande patrimônio. Com a concordância da Diretoria da Sabesp, em comodato, ocupamos a sede da 13 de Maio, na qual construímos o conjunto de quadras de tênis e futebol de salão e vôlei em cima do reservatório, piscinas no Clube de Campo da Cantareira, campo de futebol, onde reformamos para oferecer um melhor lazer.
Contudo, eu tinha um sonho de infância: fazer uma festa de final de ano igual a que eu tinha ido, menino, com o convite de uma vizinha que trabalhava na Ford. E assim fizemos no Cantareira uma festa de final de ano. O nosso Diretor Social, João Rodolfo Olsen, junto com o Cláudio Chituzzi, Diretor Tesoureiro, conseguiram juntar mais de 6.500 pessoas no Clube naquela data, sendo 2.500 crianças.
Oferecemos um grande churrasco, com bebidas, carrinhos de sorvete, brindes de Natal para a garotada e, para as crianças menores, um lanchinho com refeições adequadas. A grande comoção foram dois Papais Noel vindos de helicóptero. Além dessa grande festa, ainda fizemos eventos memoráveis, como os realizados no Palmeiras e Círculo Militar, o 1º Festival de Música no Teatro Záccaro, Concurso de fotos e pinturas, entre outros.
Naquela época, meu amigo Pérsio Faulim de Menezes atuava na Baixada Santista, como Diretor da Associação, e depois veio a ser Presidente. Ele continuou com essas ações, de maneira brilhante, constituindo-se no melhor líder que a Associação já teve, por que ama o que faz. Ele é a verdadeira alma da Associação. Parabéns!”

Depoimento de José Luiz Fracalossi , que foi Diretor da RMSP Oeste, de 1992 até 2007, quando retornou à sua unidade sabespiana de origem, Metropolitana Sul.
“A Sabesp realizou uma reestruturação em 1992 redistribuindo fisicamente os limites da Região Metropolitana e criando as Unidades de Negócio. A Associação Sabesp, administrada pela recém-empossada chapa O Lazer ao Alcance de Todos, acompanhou essa nova estrutura e criou as Diretorias Regionais Norte, Sul, Leste e Oeste.
Assim que ingressei na Unidade de Negócio Oeste, o superintendente Amauri Pastorello me convidou para assumir a Diretoria Regional Oeste da Associação Sabesp, que tinha como lazer, somente o campo de futebol da Leopoldina.
Então, focamos na localização das residências da maioria associados da Oeste que, estando nos municípios de Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Barueri, não tinham nenhuma oferta de lazer. Dessa forma, sugerimos a estrutura de um complexo de lazer que atendesse não somente ao associado, mas também seus familiares.
E assim foi criado o Grêmio Barueri, um ambiente de convívio familiar, com diversas opções de lazer, como quadras de esportes e uma área molhada com 2.000 m2 contendo três piscinas, sendo uma semi-olímpica, uma infantil e uma de biribol e que acabou sendo uma das sedes de uma olimpíada metropolitana.
Estivemos a frente da Diretoria Regional Oeste por 15 anos e tivemos a honra de nos tornar campeões, vencendo uma Olimpíada Geral, quebrando a hegemonia do interior que sempre levava o troféu para casa.
Evidentemente que não fizemos tudo isto sozinho, tivemos dezenas de colaboradores da superintendência que entenderam a nossa proposta e nos ajudaram a construir e administrar o grêmio, aos quais deixo meus sinceros agradecimentos.
Minha experiência como Diretor Regional Oeste terminou em 2007. Encerro este pequeno depoimento agradecendo em especial os diretores regionais que fizeram parte da mesa de discussão e negociação nas reuniões mensais de diretoria, sempre com respeito, atuando como equipe e que sob o comando do arrojado presidente, Pérsio Faulim de Menezes, resultaram na grandiosidade que é hoje a nossa Associação Sabesp. Abraço a todos!”

Depoimento de Wady Roberto Bon, que já foi Assistente Executivo da Presidência (1996 a 97 e 2000), passou pelas Diretorias Regionais Leste e Sul e também atuou no Conselho da entidade.

“Como o tempo voa...50 anos...
Parabéns aos associados que contribuíram para que a Associação Sabesp chegasse ao seu Jubileu de Ouro!
Por mais de 10 anos tive a oportunidade de trabalhar voluntariamente com Diretor Regional Metropolitano Sul e depois Leste, ocasião em que presenciei a dedicação dos funcionários da Associação em promover os eventos, torneios, bailes, shows, jantares, festas na Cantareira e inúmeras ações de lazer por todo o Estado.
A figura do Pérsio já está totalmente forjada na Associação, como que por osmose! Sua presença foi destaca por toda São Paulo.
Acho que o Pérsio aprendeu com Santo Antônio a estar em vários locais ao mesmo tempo.
Foram centenas de obras realizadas e milhares de eventos esportivos e sociais!
Fui testemunha de cada mudança de Diretoria na Sabesp e foram muitas. Em cada uma delas, o Pérsio fazia uma peregrinação para apontar o valor da Associação e o papel social da entidade!
As dificuldades foram muitas, mas creio que levamos “O Lazer ao Alcance de Todos.”

Depoimento de Cláudio Borges, que já atuou como Secretário de Sistemas Isolados (1988-1991), Diretor Secretário e Diretor Regional da UN Pardo e Grande/ Franca, até 2006, quando exerceu a Presidência da Associação Sabesp, de 2006 a 2009.
“Meio século de existência é um feito para uma instituição associativa, principalmente quando ela se mantém e se melhora dia a dia.
A sua missão, isto é ofertar diversão, lazer e entretenimento, para seus associados e familiares, e ainda complementar a qualidade de vida, sempre foi honrada, como faz a nossa matriz, a Sabesp, honrando o seu sobrenome.
Para acontecer isso, a entidade contou e conta com o empenho e a dedicação voluntária de seus Diretores, que tem, no seu comando, uma pessoa, que trocou a sua profissão de origem(engenheiro), para se dedicar totalmente à Associação Sabesp, o que fez e ainda faz com muita competência, responsabilidade e prazer, tornando essa longa existência da Associação Sabesp.
Parabéns a todos Diretores com colaboraram e ainda colaboram para esse feito.”

Depoimento de Milton Oliveira, que exerceu a Diretoria de Esportes da Associação Sabesp, no início dos anos 2000 e, em 2006, tornou-se Assistente Executivo da Presidência. Durante esse período, como Superintendente da Sabesp, na Metropolitana Oeste, também viabilizou notadamente a colaboração da Companhia, para levar um lazer de qualidade aos Grêmios da MO.
“Nesses cinquenta anos de existência, a Associação Sabesp cumpriu o seu propósito de integrar todas as Áreas da Sabesp, bem como o da integração de seus funcionários através do esporte e lazer, em vários eventos, como Encontros Familiares, Torneios, Olimpíadas, sem contar também com os investimentos super-assertivos que valorizaram muito o patrimônio desta Instituição.
Essa integração gerou uma energia muito positiva dentro da Empresa, com ganhos irreparáveis para todos, refletindo diretamente em benefícios para os Clientes.
Não podemos também deixar de parabenizar a todos os Diretores e Colaboradores que voluntariamente contribuíram para a organização desses acontecimentos.
Deixo também um Forte Abraço para o nosso amigo, Pérsio Faulim de Menezes, grande comandante deste Projeto.”

Depoimento de Hiroshi Ietsugu, que começou sua participação na Metropolitana Leste e posteriormente foi Diretor Regional na Metropolitana Norte (1994 a 1997).
Minha aproximação com a Associação Sabesp se deu, na década de 90, ainda quando eu estava na RMSP Leste, que eu orbitava muito bem, pois atuava na Unidade de São Miguel Paulista. Assim que fui transferido para UN Norte da Sabesp, fui convidado pelo presidente Pérsio Faulim de Menezes a assumir a Diretoria Regional Metropolitana Norte, no período de 1994 a 1997.
Quem me conhece, sabe que quando assumo um compromisso é para apresentar resultados e, de imediato, percebi que os desafios eram enormes, a começar pela distância geográfica entre os Grêmios da MN. Durante a minha gestão, fiz questão de visitar todos os grêmios, conhecer suas instalações, ver o que precisavam, negociar recursos e promover melhorias. Minha recordação especial vai para os memoráveis eventos no Grêmio Paiva Castro, um dos mais bonitos da Associação.
Nunca foi fácil viabilizar recursos para investimentos, mas o pouco que conseguimos foi traduzido num feliz reconhecimento dos associados da MN. Na época, a Sabesp contava com cerca de 20.000 empregados, número hoje bastante reduzido, por conta da terceirização de várias atividades. Sendo assim, reconheço que a Associação, por consequência, perdeu muitos associados e recursos e, mesmo assim, resiste e promove um lazer de qualidade aos sabespianos de todo o Estado.
O lazer é um componente importantíssimo no bem estar do ser humano e Associação Sabesp sempre teve essa atividade como um foco prioritário nas suas ações. Parabéns pelos 50 anos de História!!!

Depoimento de Sidney Gutierrez Noremati, que atuou como Diretor da Unidade Leste (1994 a 1997)
“Tenho 71 anos, sou casado, pai de 3 filhas e avô de 2 netos.
Ingressei na empresa em 1973 como Auxiliar de Engenharia e aposentei em 1997 como Departamento Comercial.
Tive o privilégio de participar ativamente da Associação Sabesp como Diretor da Unidade Leste (1994 a 1997), o qual foi muito gratificante.
Sendo assim, parabenizo a Associação Sabesp, pelos seus 50 anos de existência e pelos seus inestimáveis serviços prestados ao Saneamento Básico.
Agradeço também a Deus por ter essa oportunidade de participar dessa instituição e testemunhar sempre o seu comprometimento junto aos funcionários no desenvolvimento  das pessoas  através do esporte e de diversos eventos e atividades familiares.
A maior resposta para tudo isso é o que se reflete na integração entre as áreas da Empresa e a felicidade dos funcionários, provocando, naturalmente, o seu desenvolvimento e proporcionando para seus clientes a melhoria contínua de sua Qualidade de Vida.”

Depoimento de Samuel Camargo Neto, que foi Diretor da Associação na RMSP Norte (2006 a 2009).
“Parabéns Associação Sabesp, pela sua história 50 anos de sucesso! Não é para qualquer um! Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história em meus 42 anos como associado.
Entrei na Sabesp em 1980 como mensageiro na Al. Santos. O glamour da época era aparecer nos Jornais Pororoca ou Ligação. Assim, busquei logo me associar à entidade e integrar os Futeboys, torneio dos office boys na década de 80/ 90.
Depois participamos de várias olimpíadas, com destaque para a 1ª, em Santos. Nesses tempos, vimos transformações na Sabesp e também na nossa Associação. Deixamos de ser somente um clube ou um grêmio, para nos tornarmos uma área de descompressão e de qualidade de vida para Sabesp.
Durante esse período, grandes amizades surgiram, com participações dos Jogos no Sesi, Olimpíadas, Torneios, Festivais culturais e musicais, como os da Ponte Pequena, sob  o comando do nosso saudoso “Aguiar”. Os memoráveis shows no Clube Cantareira, como de Chitãozinho & Xororó, Sandy & Junior, Roupa Nova, Demônios da Garoa, Skank (para mim, o melhor no Cantareira), tanta festa boa e com um astral maravilhoso, onde todos participavam, numa grande integração.
Um momento muito especial foi quando o “Pérsio” me convidou para ser o diretor da Associação na RMSP Norte, no início dos anos 2000. Foram muitos desafios, muito trabalho e também muitas alegrias e conquistas. Com certeza a Associação Sabesp, responsável por uma corrente de amizade inclusive de familiares, e de muita alegria e respeito, tem um lugar especial no coração de muita gente.”

Depoimento de Marcelo Nunes da Silva, que atuou como Diretor do Departamento Consolação, Diretor da RMSP Centro e (2003-2007) Diretor do Departamento de Itapetininga (2013 – 2019)
“Parabéns Associação Sabesp pelos seus 50 anos de História, uma instituição que nasceu com o objetivo nobre e desafiador de trazer qualidade de vida à família sabespiana e que com muito empenho e dedicação tem ao longo de 5 décadas cumprido a sua missão.
De 2003 a 2006 eu fui Diretor-Presidente do Departamento da Consolação na Região Metropolitana.
De Dezembro de 2006 até Março de 2007 (Quando fui transferido para Itapetininga) fui Diretor Regional da Metropolitana Centro,
De 2013 a 2019 fui Diretor-Presidente do Departamento de Itapetininga no Interior de São Paulo.
Prestar este depoimento para mim é motivo de grande orgulho e respeito, pois minha história dentro da Sabesp se confunde com a da Associação. São 21 anos de empresa e 20 atuando como diretor nos Departamentos da Consolação e em Itapetininga e as recordações que tenho são todas carregadas de emoção.
Meus filhos cresceram correndo pelos seus gramados, para eles era como se fosse o quintal de casa; as lembranças boas que vivi ali dentro, as amizades, as festas, as olimpíadas; enfim, todos os momentos foram especiais. Espero que esta data se repita ainda por muitos anos e que esse Jubileu de Ouro seja comemorado intensamente.
Um grande abraço a todos os Associados!”