Notícias

Parte 3 - Os “Pilares da nossa História” em nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos!

Depoimento de Carlos Alberto de Carvalho, atual vice-presidente da Associação Sabesp (desde 2019), 1º Assistente Executivo da Presidência e Diretor Secretário (1991 a 2006) e Diretor de Esportes (2009 a 2018).

“Tudo começo com minha amizade com o lendário jogador de basquete e ex-prefeito de Poá, Eduardão. Eu morava nessa cidade e jogava basquete na Seleção de Poá e cursava engenharia civil na Faculdade de Mogi das Cruzes. Então, como esse ícone do esporte também fazia parte da fusão da Sabesp com as antecessoras do saneamento em São Paulo, ele me convidou para jogar pela Sabesp, na inauguração de ETA de Cachoeira Paulista.
Após às comemorações do Jogo, Eduardão me recomendou como estagiário ao superintendente da SOE- Obras Especiais da Sabesp, Anselmo Cavaggione, que me encaminhou ao eng. Tomas Ikeda, para fazer um teste psicotécnico, com outros concorrentes. Passei no teste e no dia 1º de abril de 1980 fui chamado para a vaga, mas ainda não poderia ser contratado. Porém, estavam precisando de alguém imediatamente e eu me prontifiquei a trabalhar de graça por um mês. E assim comecei minha vida na Sabesp, sendo estagiário, sob a superintendência, do grande mestre, José Carlos Torrezan.
Em 1º de março de 1982, no mesmo dia que meu pai se aposentou, fui efetivado na Sabesp. Dentro da engenharia, me graduei, fiz mestrado, MBI, participei de grandes congressos nacionais e internacionais, como a Silubesa, Aidis, entre outros. E no âmbito pessoal, me casei com a Hermê, tivemos a Débora, que me trouxe o netinho Bernardo; enfim, constituí minha linda família, que sempre esteve presente junto a mim nas realizações da Associação Sabesp.
Me interessei pela Associação, desde do 1º dia de ingresso na Sabesp. Comecei a trabalhar com 13 anos, numa empresa têxtil japonesa, onde os valores humanos eram cultivados, principalmente com o incentivo do funcionário nas práticas sociais e esportivas. E era eu quem coordenava essa parte. Aprendi muito por lá e trouxe essa bagagem para a Sabesp.
Continuamos firmes com o basquete no time Sabesp, tendo jogadores celebrados, como o próprio Eduardão, Seco, Cadum, Marcelo Vido e outras feras responsáveis pelas conquistas de vários títulos, notadamente nos Jogos Operários do SESI.  Chegamos até a ganhar da famosa equipe do Monte Líbano, em Nazaré Paulista.
E por volta de 84/85, nos aproximamos do eng. Pérsio Faulim de Menezes, que era diretor da Associação em Santos. E assim levamos o time para jogar na Baixada e depois o Pérsio foi para São José dos Campos e migramos para participar de tudo, sempre ganhadores das Olimpíadas.
Em 1990, fomos comer uma pizza para comemorar mais uma vitória nos Jogos do SESI e sugerimos que o Pérsio deveria voar mais alto, candidatando-se a presidente da Associação. E aí começou a formação da chapa “O Lazer ao Alcance de Todos”, para concorrer com mais duas chapas adversárias, lideradas pelo eng. Geraldo Gonçalves e pelo jornalista Celso Vernizzi.
Na sequência, Pérsio veio para São Paulo, como assistente executivo da presidência da Sabesp e propenso candidato à líder da Associação Sabesp. Na ocasião, o então presidente da Companhia, Álvaro Gabriele, chamou 2 representantes de cada chapa (eu fiz dupla com o Pérsio), e solicitou firmemente que as eleições deveriam limpas entre colegas de trabalho, não admitindo nenhum tipo de provocação. E dentro desse processo transparente e democrático, ganhamos essa eleição e até hoje nossa administração tem sido legitimada pelo voto direto dos associados, a quem muito agradecemos e nos dedicamos.  
Fomos empossados em 1991 e começamos um trabalho árduo, para de fato levar o lazer ao alcance de todos, que sempre foi o nosso lema.  Mapeamos todo o estado de São Paulo e, em cada município operado pela Sabesp, abrimos um espaço de lazer, nem que fosse pequeno, cabendo uma TV ou uma mesa de bilhar.
E assim crescemos, a Associação hoje é uma cinquentona, mas seus princípios de proporcionar o bem estar a saúde física e mental, aos sabespianos e aos seus dependentes, por meio das atividades esportivas, sociais e culturais continuam os mesmos.
Eu, particularmente, sou apaixonado pela Associação. Não a vejo só como uma produtora de festas, como alguns injustamente a qualificam. Aliás nos últimos anos não tivemos subsídios para realizar as memoráveis festas que uniam milhares empregados da Sabesp, como em décadas passadas. Mas por acompanhar toda a sua trajetória, sei o quanto a Associação Sabesp é necessária para a qualidade de vida dos colaboradores da empresa. Um trabalhador que é incentivado com investimento humano, trabalha com mais tranqüilidade, satisfação e isso reverbera na qualidade do seu trabalho. Nenhuma mentalidade capitalista será capaz de destruir essa realidade tão óbvia.
Hoje caminhamos para o emprego de recursos, dentro de nossas possibilidades, mas de forma comprometida e responsável, inclusive com projetos sociais de inclusão da comunidade, como as escolas de esportes, abertas à sociedade, e demais processos desenhados, estruturados e adequados aos atuais critérios de governança.
Continuo ativo na Sabesp, como Engenheiro do Departamento de Controle de Perdas e Planejamento Operacional – ROP, da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento Operacional de Sistemas Regionais- RO. E, sobretudo, continuo na defesa incondicional do valor inestimável da Associação Sabesp, entidade onde cresci como ser humano e tive o privilégio de presenciar o crescimento de toda uma geração”.

Depoimento de Valdemir Melhado (Salame), Diretor de Comunicação, de 1991 – 2003 e Diretor de Áreas de Lazer da Associação Sabesp, de2003 até 2012. 

“Entrei em 02.02.1981 na Sabesp e no mesmo dia já comecei a fazer parte como sócio da Associação Sabesp. No ato da assinatura de contrato, já preenchi a ficha cadastral.

Desde o início, sempre estive presente nas atividades esportivas, disputando os campeonatos de futebol de salão e de campo, campeonatos do Sesi, e sempre ajudando a Associação se construir e evoluir cada vez mais. Em meados da década de 1980, fui eleito diretor do Sindicato do Sintaema. E em 1990 fui chamado pelo meu grande amigo e presidente, Pérsio Faulim de Menezes para fazer parte da chapa da Associação como Diretor de Comunicação. Fiquei muito honrado e feliz por ver o reconhecimento do meu trabalho dentro da Sabesp e do meio Sindical, sempre procurando ajudar meus companheiros de trabalho.
Fiquei como diretor de comunicação de 1991 a 2003 (4 mandatos) e nesse período fizemos muito pela nossa Associação, rodamos mais de 200 municípios inaugurando muitas obras, das quais muitas ainda existem até o presente momento, sendo Grêmios, Chácaras, Clubes de Campo, Quadras Poliesportivas e muito mais. Realizamos diversas festas comemorativas (Junina, das Crianças, Natal) em nosso Clube de Campo da Cantareira, com artistas renomados, trazendo assim, lazer e diversão aos nossos amados associados. Criamos Diretorias Regionais, ou seja, levamos o nome da Associação a ser conhecida em todo o Estado de São Paulo como uma das maiores entidades Associativas deste país.
Depois de 4 mandatos como diretor de comunicação, no ano de 2003 me foi entregue o desafio de ser Diretor de Áreas de Lazer, ficando até o ano de 2012 (3 mandatos). Realizamos diversas melhorias nas nossas colônias de férias, tais como apartamentos para deficientes físicos, acréscimo de apartamentos, diversas promoções. No Clube da Cantareira também realizamos diversas obras de melhorias, sempre visando o bem estar dos associados. Também a convite do Pérsio, fui Assessor da Presidência, Membro do Conselho Deliberativo e hoje, no atual mandato, estou como Diretor Regional da Leste. Neste novo desafio, estamos reativando Grêmios que estavam parados, trazendo novos associados toda semana, enfim, nós vamos vencer, assim como vencemos os desafios recentes, tais como pandemia, onde perdemos muitos companheiros e amigos, e tantos outros desafios que nos é colocado a frente diariamente. Mesmo em meio às dificuldades esta entidade sempre manteve seu lema, que é levar o “Lazer ao Alcance de todos”.
Minha maior felicidade e orgulho nessa trajetória de 41 anos, é termos criado os nossos filhos dentro da Associação, juntos como uma família entre todos os diretores, nas festas, colônias, nossas viagens, guardo tudo com muito carinho e orgulho. Agradeço demais ao meu grande amigo Pérsio Faulim de Menezes que me deu esta oportunidade, gratidão meu Presidente! Muito obrigado a cada funcionário da Associação, que nos ajudaram neste processo. E muito obrigado em especial, a cada associado, pois tudo o que fizemos e fazemos, são para vocês! Vocês são o real motivo de tudo isto existir! Que Deus nos abençoe

Viva SEMPRE a Associação Sabesp! Que mais 50 anos venham com muito sucesso e união!”

Luzia Helena Almeida, Diretora Cultural da Associação Sabesp, desde 2006 até o presente.

“Nasci em Osvaldo Cruz, Baixo Paranapanema, foi na cidade de Adamantina que comecei minha carreira, atuando sempre na área de comunicação, com início em rádio, jornal e correspondente da Rede Globo, mesmo antes da Sabesp.
Posso dizer que a Sabesp foi a mais forte base da minha vida profissional. Trabalhei em várias regiões do Estado, levando ao grande público a divulgação dos serviços prestados pela Empresa, programas de conscientização e educação ambiental, entre eles o uso racional de água. Entrei na Companhia, na RB, sob a direção do Superintendente Dagoberto Antunes da Rocha, em 1980, aos 17 anos, faltando dois meses para completar 18, como Técnica em Promoção Jr, na antiga SDV- Superintendência de Divulgação, que hoje é a PC- Superintendência da Comunicação, na época liderada por Nabi Mitaine, o criador da marca Sabesp.
Posteriormente, transferida para Fernandópolis, recebi, como incumbência, atender a comunicação da região (dos Sistemas Isolados) onde produzia releases, assessorava a Diretoria Divisional junto a imprensa, palestras, visitas, feiras e exposições e eventos da região. Nesse ínterim, vem a vida e novamente surpreende:  conheço Wilson Santana, que também era funcionário da PC e viria se tornar meu marido. Olha, foi amor à primeira palestra, digo, conversa, e que dura até hoje (36 anos!). Nos casamos e, novamente, recomeço minha trajetória, agora em São Paulo. O ano era 1986...
Minha atuação na PC, agora fisicamente em “Sampa”, começou na área de Relações Públicas junto ao saudoso mestre Jamomino Portaro, com a monitoria das visitas nas ETAS e ETES – Sistemas da Capital e RMSP, além de palestras para diversos segmentos da sociedade, feiras e eventos. Foi quando, em 1998, a gerente Clarice Galon, vendo alguns atributos e perfis convidou-me para fazer parte do grupo de Eventos e cerimonialistas. Até hoje sou Mestre de Cerimônias!
Dentro da PC– nesses 42 anos, e a vida ensina, atendo com o mesmo carinho e dedicação que sempre tive ao longo do tempo. Tive o privilégio de ser entrevistada ao vivo e em cores por Clodovil Hernandes, Claudete Troiano, Olga Bongiovani, sempre levando o trabalho da empresa e seus funcionários através da telinha. Atendo junto a todos os segmentos: fale conosco, imprensa, recepção de autoridades, condução de cerimoniais, montagem de show-room e de eventos, palestras presenciais e virtuais “Água a essência da vida”, além da recepção e monitoria das visitas de grupos de todas as idades na ETA Vargem Grande – Sistema São Lourenço (esporadicamente Sistema Alto Cotia), estimulantes para as futuras gerações, o meu maior foco. Atualmente, sou Analista de Gestão em Comunicação e Educação Ambiental, além de Poeta, Escritora, Jornalista, Turismóloga, MC e Avó, este último é um título que se tornou uma benção pessoal.
Desde o meu 1º dia na Sabesp, me tornei sócia da Associação. Minha família participa de fato dessa sua estrutura, com idas a festas, aos grandes bailes e férias nas Colônias, dentre as quais, hoje, destaco minha paixão pela de Presidente Epitácio, um lugar lindo, onde só de olhar uma foto ou relembrar momentos me ‘reenergizo’!
Foi numa Olimpíada na RV, que tive contato próximo com a direção da Associação, a qual sempre me apoiou, inclusive no lançamento dos meus três livros: ‘Que Rosa é Essa?‘/ 1992; ‘Radiografias da Alma’ /1994 e’ Na Plenitude do Ser’/ 1998.
E em 2006, tive a honra de ser convidada, pelo presidente e grande amigo, Pérsio Faulim de Menezes, a assumir a Diretoria Cultural da Entidade, que me possibilitou realizar e descobrir os talentos dos nossos colegas... seja nos concursos literários, musicais e em demais ações que me enchem de orgulho. Livros maravilhosos escritos a 40...50 mãos e, editados pra nossa memória.
Nesse Jubileu de Ouro, meus votos são de muitos anos felizes para Associação SABESP, com muito mais lazer e cultura, sempre “ao alcance de todos!”

Depoimento de Níveo Antunes Gomes, Diretor Regional da Baixada Santista na Associação Sabesp, nos períodos de 2001 a 2004 e 2012 até o período atual.

“Entrei na Sabesp em 1977, na Regional da Baixada Santista.
Neste ano tive os primeiros contatos com a Associação Sabesp, através de eventos e torneios de futebol. O diretor na época era o engenheiro Pérsio Faulim de Menezes, que logo a seguir foi transferido para São José dos Campos.
Lembro das festas de final de ano na Cantareira, onde partiam de Santos vários ônibus para essa confraternização tão esperada, abrilhantada com shows de artistas famosos, além do tradicional churrasco e banho de cachoeira.
Sempre colaborei com os diretores regionais e em 2001 me tornei diretor pela primeira vez. A partir deste ano fui revezando com outros colegas e hoje sou o atual diretor.
Com tantos momentos vividos em 50 anos, a Associação Sabesp foi um sonho que virou realidade, sempre com o intuito de levar ‘o lazer ao alcance de todos’.
Na Baixada Santista, podemos destacar: o ginásio poliesportivo, dois salões de festas, quadra de futebol society, olimpíadas, bailes e diversas inaugurações de grêmios.
Durante vários anos grandes e importantes feitos foram alcançados, sendo a integração de todos os funcionários a mais importante.
Meus parabéns pelos 50 Anos da Associação Sabesp!

Depoimento de João Alberto Fávero, Diretor Social da Associação Sabesp, de 2009 até o período atual.

Entrei na Sabesp em 1°/08/1980, como Engenheiro da Divisão de Planejamento de Operação de Água – DAB.1, na Costa Carvalho, e encerrei minha vida profissional na Companhia, como Coordenador de Empreendimentos de Esgotos dos Sistemas Isolados – TG-7 na TG na Ponte Pequena.
Comecei a participar da Associação Sabesp desde o meu primeiro dia, onde fui contratado na Sabesp, portanto, tenho 42 anos como associado.
Sempre participei de seus eventos, principalmente os sociais, como as Grandes Festas, Bailes, Olimpíadas, e também visitei muito suas Colônias.
Em 2009 fui convidado pelo presidente da entidade Eng. Pérsio Faulim de Menezes, a integrar a Associação, como Diretor Social. Aceitei o convite com entusiasmo, tanto que atuo nesta Diretoria até o presente momento.
É uma responsabilidade estar a frente de sua diretoria social. Além dos eventos, em minha gestão, destaco os benefícios levados aos sócios, como cartas descontos em aquisições de automóveis e demais bens de consumo e serviços, por meio de parcerias com grandes marcas.

A Associação Sabesp segue a tradição de comemorar seus feitos com grandes realizações. E, logicamente, com memoráveis Bailes da entidade, que já lotaram os melhores e maiores salões de São Paulo, como o Clube Homs, Clube Pinheiros e Clube Esperia. Nesse cenário, recordo o de 2012, na comemoração dos 40 Anos da Associação/ Jubileu de Rubi, com um Baile de Máscara. Dez anos se passaram e em 2022 a empolgação é a mesma, para o Baile de 50 Anos!

Neste ano a Associação Sabesp comemora o seu Jubileu de Ouro, 50 anos de existência, sempre cumprindo a sua missão que é levar o bem estar ao seu associado com as atividades sociais, esportivas, culturais, clubes, colônias e centenas de convênios e benefícios.
Os meus parabéns à Associação Sabesp pelo seu aniversário, pelo seu jubileu de ouro e a todos os seus associados que são a existência de ser da Associação Sabesp.”

 Depoimento de José Fonseca Marcondes Junior (Jota), Diretor Regional da UN Vale do Paraíba da Associação Sabesp, de 2009 até o período atual.

“Tudo começou em 10 de outubro de 1984, data que eu estava entrando no quadro de colaboradores da Sabesp e me apresentando para o então gerente de Divisão na época, o grande incentivador da Associação Sabesp de Pindamonhangaba, o nosso saudoso José Rodrigues Murilo, que logo após me apresentar um pouco da Sabesp no Vale do Paraíba, me fez o seguinte convite: ‘Você gostaria de ser o Diretor de Esportes da nossa Associação Sabesp?’
Imaginem qual foi a minha resposta, logo no primeiro dia de trabalho, aceitei prontamente, e de lá até os dias de hoje, depois de ficar por longos anos como diretor do Grêmio de Pindamonhangaba, aqui estou exercendo o cargo de Diretor Regional do Vale do Paraíba, ou seja, no próximo dia 10 de outubro vou completar 38 anos de Sabesp e 38 anos de Associação Sabesp.
Se fossemos contar as boas histórias e vários casos ocorridos neste período, certamente passaríamos horas e horas de muito prazer, alegria e satisfação, pois não foram poucos.
Fato marcante foi a aquisição da Sede Própria de Pindamonhangaba, creio eu, ser um dos primeiros patrimônios da Associação no estado.
Foram muitos os eventos que marcaram as nossas vidas junto a Associação Sabesp no Vale do Paraíba, as inesquecíveis Olimpíadas da RV que eram sempre preparatórias para as Olimpíadas Gerais da Associação, lembrando com muito carinho as duas que participamos em Presidente Prudente, onde conquistamos o título de Campeã para a RV.
A parte esportiva sempre se destacou na RV com participações importantes nos Jogos do SESI, nos Festivais Esportivos, nos Torneios Internos de Futebol de Campo, Futebol Society e Futebol de Campo. Participação também com equipes de ciclismo, motociclismo, corrida de rua, triatlo, remo e kart. Ainda na área esportiva, tivemos a honra de sediar o Evento Teste para a modalidade Vôlei Sentado para os Jogos Paralímpicos – Rio 2016.
A RV também sempre tem uma participação intensa nas atividades sociais envolvendo sempre os associados de todo o Vale do Paraíba. Citamos com muito carinho as excelentes Festas de Fim de Ano, a tradicional Noite da Truta de Campos do Jordão, o Baile do Hawaí em Pindamonhangaba e em São José dos Campos, as Noites Italianas em Taubaté, Baile da Primavera em Pindamonhangaba e São José dos Campos, Baile da Fantasia, Baile Túnel do Tempo, Noite do Caldinho em Caçapava, as aulas de ginástica e dança, o Dia da Família em São Jose dos Campos e o gostoso Passeio Cultural em São Paulo.
Outro evento de forte destaque é a participação da RV no carnaval de São Paulo na Escola de Samba do Tucuruvi pelo período de 10 anos, com uma ala exclusiva para nossos associados e amigos. Ainda na parte carnavalesca temos o Bloco As Dondocas de Pindamonhangaba que até hoje abre oficialmente o carnaval da cidade no sábado de manhã nas ruas do município.
Termino o meu depoimento dizendo que sempre foi uma honra fazer parte da nossa Associação Sabesp, fazer parte deste importante grupo, de poder fazer muitas amizades que ficarão para o resto das nossas vidas. A Associação Sabesp marcou a minha vida e faz com que a nossa caminhada na empresa seja mais tranquila e agradável.”

Depoimento de  Maurílio Arrais de Brito, Diretor Regional da UN Capivari/ Jundiaí da Associação Sabesp, no período de 2008 a 2009

“Ingressei na Sabesp em 1975, aos 16 anos, no cargo de mensageiro (office boy), na Costa Carvalho, hoje integrada ao Complexo Pinheiros.
Na Companhia, construí toda a minha vida profissional, junto com a minha formação acadêmica em Economia, com especialização em Controladoria e Finanças. Fiquei por 10 anos, atuando na área administrativa, depois mais 10anos na área de engenharia, mais 10 anos da Auditoria Interna e retornei para o administrativo. Hoje respondo pela Gerência do Departamento Administrativo/Financeiro da Unidade de Negócio Capivari/Jundiai - RJ.
Recentemente, em conversas com os meus filhos (Filipe,34 anos, advogado e Natália, 37anos, enfermeira no Hospital Albert Einstein), relembramos muito os eventos do Clube de Campo, foram momentos marcantes na infância deles e fundamental para suas formações. Nossa família era fã daquele Clube, pois morávamos na Zona Oeste, perto de Osasco, e atravessávamos a cidade para prestigiar os eventos comemorativos, ir a Cantareira, mesmo que fosse só para usufruir de um domingo de sol em Família.
Outra passagem também me marcou bastante na Associação, principalmente nas partidas de futebol, sucedidas por confraternizações entre meus colegas de trabalho, que até hoje mantemos fortes laços de respeito e companheirismo.
Para mim, a Associação sempre foi sinônimo de encontro, união e alegria.
É claro que a Associação Sabesp acompanhou minha evolução pessoal e profissional ao longo dessa longa jornada, foram criados convênios com estabelecimentos parceiros (academias e clubes) e também com eventos esporádicos em áreas físicas de Itatiba, Hortolândia e Várzea Paulista, entre outras.
Pelo meu saudosismo, posso dizer que no longo tempo que tenho na Empresa, a Associação Sabesp também fez parte do meu crescimento, amadurecimento, e o excelente convívio pessoal.
A qualifico como um braço humanitário da empresa, para promoção da qualidade de vida dos nossos associados, tanto no esporte, quanto nos eventos culturais e sociais.
Dessa forma, deixo meus agradecimentos e votos de pleno sucesso e realização, são 50 Anos de muita energia e que O Grande Arquiteto do Universo abençoe a todos!!!!”

Depoimento de Evandro Nunes de Oliveira, Diretor Regional da RMSP Oeste na Associação Sabesp, nos períodos de 2009 a 2012.

Eu entrei na Sabesp em Julho de 92, como mecânico de veículos na Oficina da Ponte Pequena. Passados três anos, fui transferido, em Dezembro de 95, para a Leopoldina. E estou até hoje na MO, atualmente como Tecnólogo no Cadastro Técnico Oeste.

No começo, o que me motivou bastante a participar da Associação, foi a opção de freqüentar suas colônias de Bertioga, Cardoso e Presidente Epitácio, num período em que minhas crianças eram pequenas e tinham como ter esse bom lazer nas férias.

Mais a frente, participei, com muita satisfação, da Diretoria da Associação Sabesp de 2009-2012, como Diretor Metropolitano Oeste, período de grandes realizações.   A minha maior e mais gratificante lembrança dessa Diretoria foi a realização da Olimpíada Metropolitana da Associação Sabesp, de 2012.

Na oportunidade, não só organizamos os associados da Metropolitana Oeste em várias modalidades do evento, como também recebemos amigos de todas as Metropolitanas de São Paulo, numa grande troca de amizade, esporte e lazer.

Também é muito motivador, na Associação, podermos participar dos seus grandes bailes, sempre muito bem organizados e freqüentados, assim como os demais eventos sociais da entidade.

Desejo para a Associação Sabesp, nessa comemoração do seu Jubileu de Ouro/ 50 anos, felicitações e votos de grandes realizações pelos anos que ainda estão por vir, sempre com muito lazer ao alcance de todos.

Mando um forte abraço ao grande amigo e presidente, Pérsio Faulim de Menezes, grande realizador dessa grande comemoração, extensivo a toda gestão.  PARABENS ASSOCIACAO SABESP - 50 ANOS!”

Depoimento de José Timóteo Teixeira Filho, Diretor Financeiro da Associação Sabesp, desde 1991, até o período atual.

A empresa Remente AB, sediada em Göteborg, Sweden, que tem como usuária a Volvo Car Corporation, conforme mostra o artigo da Revista Forbesque pode ser lido no endereço: https://www.forbes.com/sites/heatherfarmbrough/2020/05/12/swedish-wellbeing-startup-remente-gets-involved-with-volvos-43000-workers/?sh=8c7e38a4e85f ,
Escreve numa chamada denominada “Promovendo o bem-estar mental” o seguinte “A maioria das pessoas passa a maior parte de suas vidas no trabalho. Estresse, longas horas, tarefas desafiadoras e um mau equilíbrio entre vida profissional e pessoal podem afetar o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, resultando em menor desempenho e engajamento no trabalho. Portanto, as organizações devem levar a sério o bem-estar dos funcionários. Afinal, qualquer empresa é tão boa quanto seu pessoal.”

Dito isto, vamos ao que interessa:

A Associação Sabesp é originária do Grêmio Comasp, por isso ela completa 50 anos neste ano, antes dos 50 anos da Sabesp.

Particularmente, comecei a tomar contato com a Associação em 1978, depois da criação da Superintendência do Vale do Paraíba, quando o Superintende Regional se tornou o Diretor Regional da Associação no Vale do Paraíba.

Desde então, fui me envolvendo a cada dia com a Associação, mais particularmente, com o Departamento de São José dos Campos. Assisti a Associação crescer e crescer com os dirigentes que vieram a seguir.

Tive o prazer de participar de festas incomensuráveis quando a grandeza em todos os aspectos, como a presença de artistas de fama nacional à época.

Tive o prazer de participar de várias Olimpíadas, tanto em nível local, quanto em níveis regional e estadual.

Tive o prazer de participar de eventos locais que vários colegas de outras partes do estado vinham participar, até para aprender como organizar um grande evento.

Numa oportunidade que talvez nem mesmo a própria Sabesp tenha conseguido organizar, foi organizada em São José dos Campos uma festa em que todos os Diretores da empresa, juntamente com seus auxiliares estiveram presentes, como também o Secretário de Estado, ao qual a empresa respondia.

A Associação Sabesp durante muitos anos foi, em parte, patrocinada pela Sabesp, o que possibilitou os grandes eventos mencionados acima, como também a aquisição e a construção de imóveis para uso dos associados em todo o estado. Se considerarmos os investimentos em áreas da Sabesp, esse patrimônio ultrapassa 100 milhões de reais.

Uma rodovia bem pavimentada. Enquanto a Associação cumpria sua missão a Sabesp tinha resguardado o seu patrimônio.

Portanto, as organizações devem levar a sério o bem-estar dos funcionários.

Poderia resumir meu depoimento assim:

Aos 74 anos tive o prazer de ver e conviver com centenas de colegas que se abstiveram de estarem com suas famílias, de saírem de suas zonas de conforto para proporcionar, sem nenhum ganho, a colegas menos favorecidos o bem estar, as festas e finalmente a alegria de estarem com seus pares num ambiente principalmente sadio que lhes davam prazer, pelo prazer.

Afinal como demonstra as grandes empresas: Compliance e bem estar dos empregados podem e devem andar juntos, conforme demonstra a história desde o século 16.

Depoimento de João Arthur Cardoso de Souza, Diretor da RMSP Centro , nas Gestões de 2006 até 2016; Diretor de Áreas de Lazer, de 2016 a 2019; Diretor de Comunicação, de 2019 a 2021. Em 2020 retomou a Diretoria de Áreas de Lazer, na qual permanece até os dias atuais.

Entrei na Sabesp em 11 de agosto de 1989 desde então me tornei sócio da Associação Sabesp. Atualmente sou Técnico de Serviço de Saneamento.

No início de 1992, vim trabalhar na Mooca e 1993 participei das eleições do Departamento do Grêmio Mooca como presidente e ganhamos as eleições. Dirigi o Departamento na gestão com muito orgulho, pois sempre tivemos o apoio da Associação Sabesp. Fiquei dois mandatos no Departamento da Mooca, sendo que o segundo mandato, nossa chapa concorreu com a Chapa formada com uma amiga muito querida a Dora, uma representante muito ativa da Associação Sabesp, que jogava Vôlei e representou muito na Associação.

E em uma festa do Departamento Mooca realizada na Coronel Diogo tive o primeiro contato com nosso presidente da Associação Sabesp, o Engenheiro Pérsio e lá um gerente de Divisão da Sabesp solicitou para o Pérsio que tirasse uma foto com a Dora minha concorrente e para minha surpresa o Pérsio pediu para saber se tinha outra chapa na disputa nas eleições do Departamento. Quando informaram que tinha no mesmo instante pediu para me chamar, pois disse que tiraria foto com os dois candidatos, mesmo tendo a Dora com todo o prestigio que conquistou com mérito na Associação Sabesp, ali começou a amizade, admiração e principalmente todo o respeito que tenho ao Pérsio, pois mal o conhecia até então. Vencemos mais um mandato como Departamento do Grêmio da Mooca, realizamos uma Olimpíadas interna e diversas festas.

Com o passar do tempo fui convidado pelo presidente da Associação Sabesp, o próprio Pérsio, para fazer parte de sua Diretoria Regional da Centro no qual aceitei de cara. Foi um desafio diferente pois fazer parte da Diretória Regional Centro tive que me virar em atender um número muito grande de Associados. Participei de várias Olimpíadas. Quando mudou a gestão para o Claudio Borges o mesmo me convidou para continuar como Diretor Regional Centro, quando o Pérsio voltou para a presidência da Associação tive o convite para fazer parte de sua diretoria foi momento muito difícil pois era diretor na Gestão do Claudio, mais não tive como recusar o convite do Pérsio. Fiquei como diretor regional Centro e em outro mandato fui convidado para assumir a diretoria de Área de Lazer, momento no qual aceitei mais esse novo desafio.

Acredito que tenha realizado uma boa gestão com muito desafios, quando abriu a oportunidade de fazer parte da Diretoria de Comunicação. Aceitei e foi uma experiência muito gratificante, aprendi muito com as colaboradoras da Diretoria de Comunicação, realizamos um trabalho muito legal, lançamos o Pororoca online, fizemos 3 exemplares num trabalho muito legal. Antes de me desligar da Diretoria de Área de Lazer, colocamos nossas Colônias no Booking para trazer mais recursos para Associação, dando sequência a esse trabalho e o diretor que assumiu foi meu querido e saudoso amigo Rozaque, que solicitou junto ao nosso presidente Pérsio para que ajudasse a dar sequência a esse novo desafio que foi acompanhar o Booking. Fiz com muito prazer, mesmo tendo a diretoria de Comunicação. Quando perdemos nosso querido Rozaque  o Pérsio pediu se tinha como continuar o trabalho ficando com as 2 diretorias.

Eu sempre tive muita sorte em trabalhar com funcionários comprometidos comigo em podermos realizar esses desafios com muita competências. Nessa atual gestão tive que ficar com uma diretoria, meu coração ficou dividido novamente, pois adoro esses funcionários tanto os da Áreas de Lazer, como da Comunicação. Conversando com o Persio e amigos diretores acabei ficando com a Áreas de Lazer, pois seria mais útil nessa Diretoria. A Comunicação com todos os desafios estava com o sólido trabalho com as competências da Coordenadora Carla e da jornalista Maria Lucia, as quais volto a agradecer muito essas duas profissionais que souberam levar a Diretoria quando tive que assumir outra Diretoria.

A Associação Sabesp é de todos os sócios, acredito que muitos associados não aproveitam nem 10% do que Associação tem a oferecer. Hoje já estamos trabalhando com hóspedes de fora, que adoram nossas Colônias de Férias, as quais, com muito esforço, estão cada vez melhores. Já adquirimos televisores para todos os apartamentos das Colônias e temos mais um desafio de colocarmos ar condicionado em breve.
Gostaria muito que nossos sócios e não sócios dessem mais valor o que a Associação tem a oferecer. Parabéns à Associação pelos 50 anos de apoio incondicional à qualidade de vida dentro e fora da Sabesp.

Depoimento de  Denilson Assaid Ruys, Diretor Regional da UN Pardo e Grande, na Associação Sabesp, desde 2012 até o período atual.

A minha relação com a Associação Sabesp iniciou-se no dia 23/05/1986, quando fui admitido na Sabesp como auxiliar de escritório para trabalhar na cidade de São Paulo em plena Alameda Santos 1827 no DMC-1 que ficava no 4º andar e me tornei associado desta entidade.
Como meu local de trabalho ficava próximo à Sede da Associação era comum ir até lá para jogar futebol de salão, como também frequentar o famoso Dó-Re-Mi e assim relaxar e descontrair antes de retornar para casa.
No ano de 1987 fui transferido para Franca, onde estou até hoje e ocupo o cargo de Gerente do Departamento Administrativo e Financeiro RGA.
Na cidade de Franca existe um Clube da Associação Sabesp e como sempre gostei de esportes e reunir com os amigos, isto para mim era perfeito, pois em Franca é bem mais fácil e prático frequentar o clube do que em São Paulo.
No ano de 1992 fui convidado (pelo então Diretor Regional do Pardo e Grande e Presidente do Departamento Cláudio A Borges) para fazer parte da Diretoria do Departamento de Franca como Diretor Financeiro e assim iniciou-se uma relação de amor entre mim e essa entidade maravilhosa, pois assim que assumi essa responsabilidade perante ao Clube passei a olhar com outros olhos e a enxergar o tamanho e a importância que a Associação Sabesp tem para com seus Associados e como isso ajuda no dia a dia da Sabesp também.
No Departamento de Franca depois de ficar um período como Diretor Financeiro fui convidado a estar assumindo a Presidência do Departamento, onde permaneço até hoje, além de também ser o Diretor Regional do Pardo e Grande e sinto muito orgulho disso, pois temos muitas pessoas comprometidas com a Associação Sabesp em Franca e devido a isso hoje temos um espaço de Lazer maravilhoso e que está ao Alcance de Todos.
Não tem como falar de Associação Sabesp sem falar de uma pessoa fundamental para o crescimento dessa Entidade que é meu amigo Pérsio Faulim de Menezes (e que foi quem me convidou para assumir como Diretor Regional) e que em todo esse tempo que está à frente da Associação Sabesp sempre apoiou, incentivou e ajudou a Diretoria Regional do Pardo e Grande, bem como todos seus Departamentos locais. 
Acredito que todas as pessoas que se envolvem com a Associação Sabesp, na verdade, se apaixonam por ela, pois é do conhecimento de todos que este trabalho é voluntário.
Na Associação Sabesp fiz vários amigos, aprendi e cresci muito na vida, pois lidamos com Seres Humanos, Sentimentos e Emoções, além é claro de ajudar a transformar a vida das pessoas.
É com muito orgulho que digo que eu Denilson Assaid Ruys faço parte dessa história.

Depoimento de  Wania Maria Mota Fávero, Diretora Secretária de Associação Sabesp, desde 2016 até o período atual.

É com muita felicidade e orgulho que faço parte desta grande Associação Sabesp, onde sou associada desde a minha contratação na Companhia, em 1987, usufruindo das colônias de férias, clubes, áreas de lazer, participando das olimpíadas e demais atividades esportivas, bem como das ações culturais e sociais.

Em 2015, foi também com muito orgulho e gratidão que aceitei o convite do nosso Presidente Pérsio Faulim de Menezes, para fazer parte desta Diretoria. Como Diretora-Secretária, desde 2016, tenho a responsabilidade e satisfação de presenciar, participar e honrar as atividades desta Associação que tem como slogan trazer “O Lazer ao Alcance de Todos”, com a missão de promover bem-estar a todos os associados.

Comemorar cinquenta anos de existência é uma data muito especial, onde foi construída uma relação de muito amor e dedicação.
Parabéns a todos funcionários, às Diretorias Executiva e Regional, Conselhos Deliberativo e Fiscal, Suplentes, Grêmios, e a todos os parceiros e associados que representam lindamente esta Associação Sabesp.

Meus sinceros parabéns pelos 50 anos, e que venham mais anos de muito sucesso e realizações, com as benções de Deus para que continuemos fazendo o nosso trabalho neste ambiente saudável e familiar.
Lembrando que neste ano ainda teremos muitos eventos. Participem e comemorem muuuiiito o nosso Jubileu de Ouro!!♡

Depoimento de  Cristiane Souza de Onedo Lebro, Diretora da RMSP Sul, de Associação Sabesp, desde 2016 até o período atual.

Comecei a trabalhar na Sabesp em Outubro de 1997, na função de Auxiliar Administrativa e hoje atuo na Superintendência de Manutenção Estratégica MM, no Departamento de Planejamento MMP.

Mas o meu primeiro contato com a Associação Sabesp foi bem anterior a essa data, pois meu pai pertencia ao quadro de associados desde fundação da Associação, sendo o fundador do Grêmio Guarapiranga em 1982.
Sendo assim, eu sempre frequentei as áreas da Associação (Colônias, Grêmios, Campos de futebol e etc...), bem antes de passar no concurso e virar funcionária da Sabesp. Quando cheguei para trabalhar no Guarapiranga, percebi que o Grêmio onde passei boa parte da minha infância estava precisando de reformas e cuidados então resolvi me candidatar a presidente do Grêmio (atendendo inclusive um pedido do na época superintendente, Antonio Carlos Bacic Kravosac).

Sempre tive uma história muito boa com a Associação. Os eventos que sempre me marcaram na infância eram as grandes festas de natal do Clube Cantareira, porém na minha juventude frequentava muito o Do-re-mi (tinha um karaokê incrível lá).

Mas acho que o maior marco da minha vida adulta, na Associação, foi coordenar uma equipe que foi a primeira vez que um time   da região metropolitana ganhou uma Olimpíada Geral da Associação Sabesp; foi um desafio enorme, porém muito gratificante.

Nesses 50 anos bem vividos, em que comemoramos o Jubileu de Ouro da Associação Sabesp, queria parabenizar todos que ajudaram a criar e a manter toda essa estrutura que é a Associação, pois toda essa potência foi construída por pessoas incríveis para atender a integração e o lazer dos associados. 

Depoimento de  Ricardo Rodrigues Ferreira , Diretor Regional da PCFT (Núcleo da Presidência e das Diretorias Corporativa, Financeira e de Tecnologia da Sabesp) na Associação Sabesp, desde 2019 até os dias atuais.

“Entrei na Sabesp pelo concurso de 1992, como mensageiro, e hoje atuo nos Complexos Administrativos Ponte Pequena e Costa Carvalho, como Analista de Gestão.
Logo que comecei a trabalhar na Companhia, me envolvi com a Associação Sabesp, participando de eventos nos Grêmios, Campeonatos, Olimpíadas, até que fui convidado a assumir a Coordenação Social por 2 gestões, depois assumi a Presidência do Grêmio Ponte Pequena e em seguida fui convidado a fazer parte da Diretoria Regional, como diretor da  PCFT, que muito me orgulha.

A Associação Sabesp, após inúmeras realizações de sucesso no âmbito social, esportivo e cultural, com diferentes gerações de empregados associados, faz história no ano de 2022, celebrando seus 50 anos de existência.

Parabéns aos Diretores e a todos os colaboradores que ajudaram a construir está “Grande” Associação, que trouxe mais qualidade de vida e alegria aos empregados da Sabesp, com momentos inesquecíveis que marcaram a vida dos associados e seus familiares.

Na minha gestão, sempre foi uma alegria promover eventos com sucesso, aclamados pelo público geral, como as destacadas festas juninas, contemplando Campanhas do Inverno Solidário, festas de halloween, além, é claro, dos memoráveis Jantares Dançantes no Terraço Itália, considerado uma noite de sonho e glamour, para muitos associados.

É importante expressar a gratidão à Associação Sabesp, por nos atender tão bem em todos esses anos, de forma prestativa e comprometida, onde uma boa conversa ou ideia levada em reunião muitas vezes se transforma em projetos, eventos, ações e campanhas bem-sucedidas.

Que continue nesse brilhante caminho, Parabéns Associação Sabesp!!”

Depoimento de Edison Simões Junior (Índio), Diretor de Esportes da Associação Sabesp, desde 2019 até os dias atuais.

 “ Minha admissão na Sabesp foi em 01/08/1989, na função de Ajudante na Estação de Tratamento de Esgoto; a partir de 01/01/1990 fui transferido para o setor administrativo, quando cursava o ensino médio voltado a área de humanas, sendo aproveitado no setor de Recursos Humanos onde me apaixonei pela profissão e estou até hoje, ocupando o cargo de Técnico em Gestão na Baixada Santista, RSA, que me orgulho bastante.

Atualmente fui incentivado por meus Superiores a Cursar Faculdade de Bacharelado em Administração de Empresas por intermédio do programa mais conhecimento oferecido pela Sabesp, estou cursando o 5º semestre em um total de 4 anos de estudo, vontade que lá no começo da carreira se iniciou e não foi possível concluí-la por conta de outras necessidades, que com muita dedicação e vontade espero ansiosamente a chegada do recebimento do diploma de conclusão do nível superior tão sonhado.

Na verdade, meu início na Sabesp se confunde com meu primeiro dia de trabalho embarcando em uma delegação composta por 4 ônibus repletos de funcionários/atletas a caminho das Olimpíadas do Interior dos funcionários da Sabesp na cidade de  Presidente Prudente organizada pela Associação Sabesp em Agosto de 1989, competição marcante onde herdei o carinhoso apelido de INDIO e inesquecível pelo fato da competição ser definida pela diferença de 1 (um) ponto á favor do vencedor, deixando a Baixada Santista com o Vice-Campeonato.

Lá em Prudente conheci vários amantes de várias modalidades esportivas, foi quando a Associação Sabesp percebeu um potencial na maioria dos atletas e descobriu a grande sacada que foi juntar atividades corporais, trabalho mental e cuidado com a saúde na prevenção de doenças, ideia que a Diretoria da Sabesp comprou de imediato, iniciando uma parceria que perdurou e colheu muitos frutos e fez sucesso até dezembro de 2019.

O que te motivou a participar ainda mais da Associação foi a lembrança de todos esses momentos felizes de união e amizade. 

Não posso deixar de prestar meus sinceros agradecimentos ao Amigo Engenheiro Ovanir Marchenta Filho, vizinho de prédio do craque de bola João Carlos Moraes de Campos (o Café) que por obra do destino nos encontramos na praia do Gonzaga em Santos, e ele (Ovanir) perguntou...quer jogar no time da Associação Sabesp? De pronto respondi “Vamos lá, onde é o campeonato” ...ali conheci uma pessoa formidável, entusiasta do esporte e apaixonado pela Associação, deixando um legado lindo e exemplar para ser seguido por todos.

Iniciamos com participações nos jogos do Sesi no mesmo ano (89) na região de São Jose dos Campos na modalidade Voleibol de Quadra, um time que iniciava uma trajetória de inúmeros títulos ao longo de perto do total de 20 anos, se não me falhe a memória foram 15 títulos de campeão. Agora com muita satisfação e um carinho incondicional compartilho que nosso primeiro técnico de Vôlei para as competições nesse início glorioso foi nosso eterno Pai Pérsio Faulim de Menezes, isso mesmo, o cara entendia tudo da modalidade e sabia conduzir um time como ninguém e já demostrava habilidades para pilotar essa nave chamada “O Lazer ao Alcance de Todos”!

Então, o que dizer sobre a emoção de estar na Diretoria de Esportes nos 50 anos da Associação Sabesp? É só alegria, só agradecimentos e votos que toda a sua força e poder de realização dure por muitos e muitos anos!”

Depoimento de Miguel Angelo Ferreira Teixeira, conselheiro deliberativo e fiscal por várias gestão e atual  Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Sabesp.

É com muito orgulho que sou associado há trinta e cinco anos da nossa Associação Sabesp, pois, em 1987, logo na minha admissão na Companhia, como auxiliar administrativo, já preenchi a ficha de adesão como sócio.

Creio que fiz uma excelente escolha em participar da vida dessa entidade, que tem um papel de fundamental importância para várias gerações de seres humanos, que se sentem valorizados como trabalhadores e com esse acolhimento estendido aos seus familiares.

Nesse histórico de 50 anos, a Associação Sabesp sempre proporcionou lazer, diversão, alegria e felicidade, mas principalmente que nos deu e nos dá saúde física e saúde mental, por meio de suas atividades culturais, esportivas e sociais.

Hoje, sou técnico de gestão na Sabesp e a minha trajetória dentro da empresa é marcada pela passagem outras entidades, como o Sintaema, a Sabesprev, mas também muito me orgulha estar a frente do  Conselho Deliberativo da Associação Sabesp .

Declaro aqui o meu amor, o meu respeito e o meu reconhecimento à importância dessa entidade para toda a Sabesp, com votos de que ela continue a existir pelos próximos 50, 100 anos, em seu bom trabalho.

Vida eterna para Associação Sabesp e para todos que construíram essa maravilhosa entidade e sua rica história!

Depoimento de Gilberto Margarido Bonifácio, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Sabesp, na Gestão 2019 a 2021 e Conselheiro da atual Gestão – 2022 a 2024.

“Entrei na Sabesp no dia 22.11 de 1973. Sou daquela época em que quando a gente assinava o contrato de trabalho assinava também a adesão à Associação Sabesp. Por isso que, naquele período, a Associação Sabesp tinha por volta de 18.000 sócios, creio que chegou a ter mais de 20.000. Depois essa adesão não foi mais proposta pelo próprio Departamento Pessoal aos recém-admitidos e consequentemente o número de sócios caiu.
Mas, até por conta desse incentivo, a Associação promovia festas lindas, principalmente as de fim de ano, que motivavam as pessoas, inclusive a mim, a participar de todos os seus eventos.  Me lembro de uma em que fui assistir, no Parque Imigrantes, o show do Chitãozinho e Xororó que na época, já era o suprassumo da música sertaneja. Foi um verdadeiro presente de Natal para os empregados da Sabesp.
Também marquei presença em outras festas de Natal, no Clube Cantareira, com distribuição de presentes para os filhos dos funcionários. Tenho uma singela lembrança pessoal: um dos meus filhos, o Ivan, tinha uns dois anos de idade, quando ganhou um bonequinho do Mickey, que foi o seu parceiro de infância. Ele dormia junto com o Mickey e se não tivesse o boneco ao seu lado não conseguia dormir direito.
O esporte também sempre foi uma grande base da entidade. E foi num campeonato de futebol, que eu conheci melhor o nosso presidente, Pérsio,  em 1978. Disputamos pelo time da Amaury e fomos campeões, num torneio no Cantareira. E olha que só tinha times excelentes, tinha até uma equipe da Sabesp que era o antigo Rodão, com ex-jogadores profissionais. Mas nosso pessoal, ainda com fôlego de jovens da época, arrasou. Eu me lembro até hoje de quase toda a formação desse timaço: Elieder, Fink, Joaquim, Gabriel, Silvinho, Walter Aversa, Terezo, Pérsio, Nelsinho e eu, que guardo a medalha até hoje.
Então a Associação Sabesp está desde essa época no junto comigo. E eu, junto com ela! Também participei de outras situações, que me aproximaram cada vez mais da entidade no meu dia a dia, como treinar vôlei na Treze de Maio. As meninas também participavam. Eu ia de xereta porque jogava muito mal, diga-se de passagem, mas valia o encontro.
Dentro do meu possível, pois trabalhei muitos anos no interior, procurava participar do núcleo da Associação, até que em 2017, em São Paulo, fui integrado ao Conselho Deliberativo.
Na chapa eleita em 2019, fui também eleito presidente do Conselho Deliberativo da Associação, que me permitiu uma integração maior ainda com as diretorias e suas realizações.
Parabéns a todos que tem a sua dedicação espontânea e gratuita à Associação. Parabéns a todos que se dedicaram e se propuseram a fazer alguma coisa pra nós funcionários da Sabesp! Parabéns ao presidente Pérsio, parabéns aos diretores e a todos que fazem parte dessa luta e garra que tem na essência da Associação.
Fico feliz em fazer parte de sua história e em participar de toda essa comemoração dos seus cinquenta anos, cuja minha participação, que não chegou a cinquenta, mas integrou boa parte desse período!”

Depoimento de Flávio Cavalcanti Albuquerque, Diretor da Associação Sabesp, na RMSP Leste, nas Gestões de 2016 a 2021 e Diretor de Patrimônio, na atual Gestão 2022 a 2024.

“Sou Flavio Cavalcanti de Albuquerque, nascido em 20/08/1970. Posso dizer que sou sócio da Associação Sabesp de 1975 (com 5 anos), através do meu PAI e somando todo o tempo em que meu pai trabalhava na Sabesp, tenho 47 anos de Associado.
A Associação sempre fez parte da minha infância, minha adolescência e agora na fase adulta, sempre gostei da forma que Associação vem contribuindo com o “Lazer ao Alcance de Todos” e agradeço a Deus por tudo.
Às vezes não entendemos como é o trabalho dentro de uma Instituição de Lazer, achamos que é fácil trabalhar e proporcionar uma forma de entretenimento aos seus empregados associados, mas quando ingressei na Gestão, vi que o trabalho é ardo, mas prazeroso.
Já estou no meu 3º mandato na Diretoria da Associação Sabesp e me sinto honrado por fazer parte dessa equipe unida e realizadora, tanto pelo convite, quanto pela confiança e, logicamente, por fazer parte dessa grande família.
Parabéns Associação Sabesp pelos seus 50 anos de existência!”

Depoimento de Lúcio Marcelo Faria Murja, Diretor da Associação Sabesp, na Regional da UN Baixo Tietê e Grande, na Gestão de 2019 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Eu tenho 28 anos de empresa, completados agora, em outubro de 2022. Entrei na Sabesp em Novo Horizonte e dois anos depois vim para a Unidade de Lins onde eu permaneço até hoje.
Posso dizer que desde o início da minha jornada como sabespiano, imediatamente tive contato com a Associação Sabesp, já na minha admissão, quando foram apresentados todos os benefícios que a entidade
poderia proporcionar, me convencendo a me tornar sócio.
Além de me associar, assim que comecei a trabalhar na Companhia, iniciei uma participação ativa na Associação Sabesp lá em Novo Horizonte,  integrando a diretoria daquele Departamento. Participei do processo de aquisição da área, que até hoje é um apreciado ponto de lazer e patrimonial.
Em seguida, em 1996, eu vim para a cidade de Lins e continuei minhas atividades na Associação, com participação em várias diretorias. Na gestão anterior, de 2019 a 2021, o presidente Pérsio me convidou pra ser o Diretor Regional desta Unidade de Negócio. Aceitei com entusiasmo, pois achei que era uma chance de poder contribuir ainda mais com a Associação, com o bem-estar dos nossos colegas e dos nossos empregados.
Desenvolvemos um trabalho aqui na regional de Lins, com aprovação, satisfação e aumento muito grande de sócio, que consideramos muito importante, principalmente nesse momento de celebração.
O Jubileu de Ouro, para qualquer instituição, é um marco extremamente significativo de superação de várias situações. E para a Associação, consagra uma história de união e conquista.
Se eu tivesse uma única palavra para poder demonstrar o que a Associação representa para mim, para a Sabesp e para os seus empregados seria gratidão.
A nossa gratidão à Associação é por ser uma instituição que faz com que as pessoas se revigorem, após um dia ou uma semana difícil de trabalho, num local de lazer, de descontração, onde ela possa recarregar suas energias, perto de onde moram ou trabalham.
E mesmo nos períodos maiores de descanso, nós temos várias e belas colônias que podem ser usufruídas por todos os nossos sócios em condições super acessíveis.
Então eu gostaria, em nome da Diretoria Regional do Baixo Tietê e Grande, parabenizar nossa Associação, por todo o trabalho e todo o empenho que o nosso presidente Pérsio teve ao longo de décadas na sua liderança. E ainda parabenizar todos os seus diretores, que se dedicam continuadamente, num trabalho voluntário, para fazer da Associação cada vez mais uma entidade de referência de lazer em todos as regiões do Estado, operadas pela Sabesp.
Seguem meus sinceros votos de que venham outros jubileus para coroar essa belíssima história que é a Associação Sabesp ao longo dos seus 50 anos. Me orgulho em fazer da mesma! Muito obrigado!”

Depoimento de Jussimara C. Diniz, Diretora da Associação Sabesp, na Regional da RMSP Centro, na Gestão de 2019 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Os meus 50 Anos de história com a Associação Sabesp!
Entrei na Sabesp, em 1989, como auxiliar administrativa em Pinheiros. Na época, logo me associei e fiquei sabendo que a entidade tinha um bom time de voleibol. Consegui ingressar no mesmo e disputamos vários Jogos do Sesi, em várias fases: local, regional e estadual. Além das conquistas, fiz amigos no esporte que eu levo para a vida.
Nos meus 52 anos de vida, a Associação faz parte há muito tempo, por meu pai foi funcionário da Companhia (1975) e associado desde quando eu era pequena. Tenho lindas lembranças da Associação na minha infância, especialmente nas festas no Cantareira: Dia das Crianças e Natal, com a chegada do Papai Noel, que encantava os filhos dos associados, uma recordação inesquecível.
Parabenizo a Associação Sabesp pelos seus 50 Anos e agradeço, de coração, ao presidente Pérsio Faulim de Menezes por me convidar para fazer parte dessa Diretoria que me enche de orgulho”.

Depoimento de Wiley Fernando Emiliano, Diretor Regional da Associação Sabesp, na UN Médio Tietê, nas Gestões de 2016 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Embora tenha começado a trabalhar na Sabesp em 1988, desde os meus 7 anos frequento as instalações da Associação Sabesp de Botucatu, pois sempre acompanhava minha tia, que era associada, nos eventos do Grêmio de Botucatu.
Logo em minha admissão fiz a opção para tornar-me sócio, pois entendo que a Associação é um braço para promover o lazer e principalmente a integração dos empregados.
Mesmo sem fazer parte da Diretoria do Grêmio de Botucatu, sempre estive a frente dos eventos realizados em nossa Associação, sendo que no ano de 2015 fui indicado pelo Superintendente da RM, o Mario Pardini, para compor a chapa 2016 – 2018, como Diretor Regional.
Como sempre tive um relacionamento muito bom com o Pérsio, aceitei o desafio no qual estou até hoje, iniciando o terceiro mandato.
E como gosto muito de esportes, participei de várias Olimpíadas organizadas pela Associação.
Não há como se falar em Associação Sabesp sem lembrar da figura do nosso “eterno presidente”, o Pérsio Faulim de Menezes, o qual realmente sempre vestiu a camisa por essa grande entidade.
Tenho esperança que em breve voltemos a contar com o apoio da Sabesp, para que tenhamos grandes eventos como os de antigamente.
Completar cinquenta anos não é para qualquer entidade, portanto devemos nos orgulhar de nossa Associação.
Parabéns Associação Sabesp!!!”

 Depoimento de José Roberto Barreto Prada, Conselheiro Fiscal da Associação Sabesp, na Gestão 2019 a 2021 e Conselheiro Deliberativo, na atual Gestão – 2022 a 2024.

 “A minha admissão na Sabesp ocorreu em fevereiro de 1988 e logo me associei à Associação Sabesp.
Acompanho a Sabesp desde o início dos anos 70 quando dois primos meus foram trabalhar nela. Um deles entrou quando ela era COMASP.
Passei por vários departamentos onde atuei com assentamento de obras de redes de água e esgotos e recebimento técnico de obras.
Depois passei a atuar mais em áreas de engenharia administrativa na Rua Amauri.
Hoje estou no departamento de patrimônios na Ponte Pequena acompanhando as alienações e elaborando laudos de avaliação dos imóveis da Sabesp que se encontram sem interesse operacional pelas unidades administrativas entre outras atividades.
É com muita satisfação que sou associado há trinta e quatro anos dessa Associação Sabesp que é muito importante para levar o lazer aos seus associados através da sua presidência e diretores de alta competência.
Fiquei muito grato em ser convidado a participar do corpo de conselheiros, primeiramente como conselheiro fiscal e agora como conselheiro deliberativo.
A Associação Sabesp é uma entidade necessária aos funcionários da Sabesp pois se preocupa em fazer o melhor possível com eventos culturais, esportivos e sociais.
Desejo à Associação Sabesp que consiga realizar todos os seus projetos pretendidos pelo seu corpo presidencial e administrativo.
São 50 anos de sucesso. Feliz Jubileu de Ouro (1972 – 2022)!”

Depoimento de Lairto Gomes, Diretor Regional da Associação Sabesp na RB - UN Baixo Paranapanema, nas Gestões de 2016 a 2018; 2019 a 2021 e na atual Gestão 2022 a 2024.

“Eu tive contato com a Associação Sabesp desde que entrei na empresa, época em que já fiz a minha inscrição até porque me foi falado que era uma entidade que atuava diretamente com esporte e lazer: dois segmentos que eu gosto muito.
E, desde então, sempre participei de todos os eventos no âmbito da RB. Nas Olimpíadas, eu fui em, praticamente, todas, sempre competindo ou ajudando na organização.
Entendo que a Associação Sabesp é um braço fortíssimo na parceria com a Sabesp, porque enquanto a Sabesp nos proporciona a condição profissional, para realizações de metas e desenvolvimento do nosso trabalho em si, a Associação funciona como um apoiador pessoal, através do esporte, do lazer e de ações para buscarmos o nosso equilíbrio tanto na vida profissional, mas na vida pessoal, social e esportiva.
Tenho orgulho de fazer parte desses 50 anos de existência da Associação Sabesp. Não é qualquer entidade ou qualquer empresa que consegue viver sobreviver e ter sucesso por 5 décadas, mas a Associação Sabesp é um grande exemplo de sucesso.
Por isso, mais uma vez eu reforço que eu fico orgulhoso de fazer parte desse grupo e convido a todos aqueles que ainda não são, para estar conosco nessa grande família que é a Associação Sabesp.
Desejamos que outras pessoas venham, inclusive para dar continuidade a esse grande projeto, para que a Associação faça cem anos ou mais de existência, sempre colaborando com a saúde, com o lazer, com a família e com relacionamento entre empregados e com as demais pessoas que em sua vida buscam a felicidade!
Parabéns e um grande abraço a todos!”


Clique aqui para a parte 4

Associação Sabesp

Rua 13 de Maio, 1642
Bela Vista - São Paulo - SP
Tel: 11 3147 5955
faleconosco@associacaosabesp.com.br

Cadastro

Receba no seu email nosso boletim com notícias, promoções, novidades e tudo sobre nossa Associação.