Parte 5 - Os “Pilares da nossa História” em nosso Jubileu de Ouro: 50 Anos!

Depoimento de Amauri Luiz Pastorello, Diretor da 1ª Diretoria de Áreas de Lazer, na Gestão de 1988 a 1991.

Entrei na Sabesp em março de 1986, na função de gerente de Departamento na Área de Suprimentos, na Unidade da Rua Padre João Manuel. O projeto era para trabalhar só um ano na Companhia e acabei ficando por 30 anos, até 2016, quando me aposentei como engenheiro. Nesse ínterim, fui o superintendente mais novo da empresa, quando assumi a SSA (Superintendência de Serviços Administrativos), sediada na Ponte Pequena, na casa dos 30 e poucos anos.

Por meio da SSA, que reunia na época cerca de 2000 empregados para dar suporte a vários segmentos, como rádio-telefonia, vigilância, oficina mecânica, entre outros, que se deram os contatos iniciais com a Associação Sabesp. O atendimento aos sabespianos era uma ação natural para mim, então tudo fluía muito bem e comecei a participar da Associação.

Minha colaboração mais efetiva foi com a Diretoria de Patrimônio e Obras da entidade, quando houve a aquisição do terreno da Colônia de Bertioga, um impulso para a estruturação da Colônia de Cardoso e reformas no Cantareira, nas quadras da Leopoldina e do complexo esportivo da Consolação. Daí, na gestão de 1988 a 1991, então presidida pelo Eng. Geraldo Gonçalves, foi criada a Diretoria de Áreas de Lazer, na qual me tornei o titular.

Vivenciei muitos bons momentos, em níveis sociais e pessoais na Associação, dentre os quais destaco a coordenação geral da Olimpíada Metropolitana, nos anos 80, uma verdadeira festa do esporte, onde todos cooperavam num clima de alegria e entrega. Recentemente, num reencontro de amigos sabespianos, relembramos essa época, de maneira especial.

Atualmente, estou na iniciativa privada e faço um trabalho voluntário na ONG Amigos do Bem, que atende, principalmente com alimentação, saúde e geração de renda, 150 mil pessoas por mês, no sertão nordestino. Quem quiser conhecer nosso importante trabalho, visite o portal: https://www.amigosdobem.org.

E para a Associação Sabesp, desejo, nesse Jubileu de Ouro, no mínimo mais 50 anos de vida, seja o seu futuro atrelado a uma empresa estatal ou privada!

Reconheço a sua capacidade aglutinação e de oferecer lazer de qualidade em seus espaços, uma tarefa muito importante para uma megalópole como São Paulo e também para os empregados das cidades do Litoral e Interior.

Deixo meu abraço e votos de sucesso ao atual presidente Pérsio Faulim de Menezes e sua equipe, parabenizando a todos que fizeram parte da história da Associação nesses 50 anos.

Depoimento de Theophilo Jorge da Silva Neto, atleta da Associação Sabesp na RV e integrante do Departamento de Pindamonhangaba

Entrei na Sabesp em 1982, como Escriturário, depois fui Encarregado de Lavrinhas, por um período, e agora eu sou Técnico Administrativo, em Pindamonhangaba, na RV (Unidade Regional do Vale do Paraíba). Trabalho com serviços gerais e faço um pouco de tudo por aqui, com destaque para o cuidado dos veículos e bens patrimoniais.

O que mais me motivou a me aproximar da Associação Sabesp foram as realizações das Olimpíadas, que são as maiores festas do nosso esporte. Eu fui atleta, jogava futebol e assim que entrei na Sabesp, fui para a equipe de futebol da minha região e também fui incentivado a me aprimorar no atletismo, que sempre pratiquei quando era mais jovem.

Além da dedicação pessoal ao esporte, também tive a oportunidade de dar treinamento às atletas da RV. Sinto orgulho das nossas meninas que sempre brilharam em Jogos Regionais e nas Olimpíadas, nas quais fiz parte da comissão técnica da nossa Unidade. Também, aqui em Pindamonhangaba, fiz parte da diretoria da Associação Sabesp, com os outros membros da nossa cidade.

Foi muito gratificante participar das Olimpíadas, principalmente pela integração entre os funcionários. Era um clima de muita alegria, de criação de amizades com colegas de outras unidades da Sabesp, dando um o sentido da verdadeira formação da família sabespiana, em virtude dos laços tão fortes que a gente criava nesses encontros.

Entre muitos momentos bons, o que mais me marcou foi a Olimpíada que aconteceu em Presidente Prudente (2012), na qual eu estava disputando salto em altura e fui para a final com mais um concorrente, colega Sabesp, que era muito maior do que eu... E a gente foi disputando salto a salto, numa prova que durou bastante tempo, até que eu consegui vencer no último, trazendo a medalha para a RV. E a torcida na da nossa região foi ao delírio, gritando e torcendo por mim. Aquilo foi uma emoção tão grande, que até hoje meus olhos enchem de água, só de lembrar.

Por tudo isso, desejo que os 50 anos da Associação Sabesp sejam coroados de glórias, pois agradeço muito pelos maravilhosos momentos de felicidade que ele me trouxe, nesse meio século, e também leva para todos os sabespianos. Que ela dure por muitos e muitos anos!

Em nome do presidente Pérsio Faulim de Menezes, grande incentivador do nosso esporte e das demais realizações da Associação Sabesp, parabenizo a todos os seus associados, diretores e colaboradores!

Depoimento de Ângelo Roberto de Capitani, Diretor de Esporte da Associação Sabesp, em meados de 1987/ 1988.

Eu já atuava no setor de saneamento numa autarquia, o FESB- Fomento Estadual de Saneamento Básico, quando da criação da Sabesp. Nessa oportunidade, fui transferido para a Superintendência de Sistemas Isolados da Diretoria do Interior. Nessa Unidade, assumi a Divisão responsável em implantar a área administrativa das Unidades locais da Sabesp no Interior.

Nessa posição, fiquei aproximadamente por 10 anos, inicialmente viajando e sucessivamente fixado na sede em São Paulo. Assumi em seguida o Departamento Administrativo. Posteriormente fui transferido como Assessor na Diretoria do Interior.

Na gestão do Prof. Carlos Rolim Afonso, na Associação Sabesp, fui convidado para fazer parte da diretoria, na área de esporte. Disse-lhe que não era esportista, não praticava nenhum esporte. Mas ele estava interessado no atendimento que eu poderia dar aos associados e às demandas da Associação em nível estadual, já que eu conhecia o perfil dos municípios do interior.

Aceitei o convite de bom grado, procurei corresponder a esse compromisso, mas fiquei por pouco tempo, pois me aposentei em 1986. Contudo, depois fiz parte da AAPS (Associação de Pensionistas e Aposentados da Sabesp), sou sócio nº 2 e um dos seus fundadores.

E na sede da AAPS, no mesmo espaço da Associação Sabesp, na Rua 13 de Maio, tive a oportunidade de ver o quanto essa Associação cresceu, principalmente nas gestões do Pérsio Faulim de Menezes, que é uma pessoa fora de série, um líder comprometido com seus seguidores.

Reconheço que a Associação Sabesp cumpre uma missão fundamental de levar o lazer ao alcance de todos e que a mesma expandiu muito o seu atendimento a associados de toda a região metropolitana, litoral e interior, além de fazer parcerias com outras entidades, como a própria AAPS, em eventos memoráveis.

Já fui em Colônia de Férias com minha família e fomos bem atendidos, bem como em festas da Associação Sabesp. Depois dessa pandemia, fiquei meio afastado dos eventos sociais, mas assim que puder marcarei minha presença.

Na oportunidade dessa comemoração do Jubileu de Ouro, 50 anos de Associação Sabesp, quero felicitar e elogiar as suas diretorias sempre ativas, que souberam se aperfeiçoar.

Hoje o sócio da entidade conta não só com os pontos de lazer da Associação, mas também com excelentes benefícios, como parcerias comerciais, com universidades, seguro de vida, facilitação de compra de carro. Realmente, é um trabalho primoroso! Parabéns a toda equipe!

Depoimento de Maria del Carmen Vazquez, diretora de Comunicação da Associação Sabesp, na gestão de 2006 a 2009

Entrei na Sabesp, como Escriturária, passei pela antiga Diretoria de Construção até que me graduei em Comunicação Social. Na oportunidade, surgiu uma vaga na Superintendência de Comunicação. Passei na entrevista e, assim, comecei a atuar na área.

Na época, não tínhamos referência de como estruturar um evento, para atender essa demanda fiz alguns cursos. Além disso fiz pós-graduação em Relações Públicas e mestrado em Comunicação Empresarial, que me credenciou a ser professora de Relações Públicas da Faculdade Casper Líbero, durante 17 anos.

Voltando a falar da Sabesp, a minha atividade era principalmente visitas às instalações da empresa, atendíamos desde crianças até integrantes de cursos de pós graduação. Recebíamos também profissionais para Benchmarking inclusive do exterior. Esse trabalho era coordenado pelo diretor da época, o Parreira. Vale dizer que, na época, a comunicação era responsável por fazer todos os eventos da RMSP e do Interior. As visitas só eram realizadas na RMSP, com o tempo algumas unidades regionais passaram a fazê-las
Como Coordenadora de Relações Públicas tive oportunidade de desenvolver vários projetos, em educação ambiental. Um deles é o teatro de fantoches, criado pelo Wilson Santana. Esse trabalho foi um divisor de águas na comunicação, pela primeira vez tratamos de forma lúdica um tema tão importante quanto a preservação do meio ambiente. Importante colocar que foi segundo teatro do Brasil a falar sobre meio ambiente. Na mesma linha criamos o projeto “Multiplicadores de ideias”, o que nos dá muito orgulho por ter sido premiado e reconhecido como um dos melhores do Brasil. Acredito em ações lúdicas para a conscientização da população.

Então, fui promovida a Gerente de Divisão de Eventos e tínhamos mais acesso as informações sobre lançamento e inaugurações de obras, o que facilitava propor algumas ações na região onde seriam os eventos. Trabalhávamos muito, fazíamos vários eventos no mesmo dia, mas era muito prazeroso.
É muita coisa, sabe? São quase 40 anos de empresa. Hoje eu trabalho com a memória empresarial da Sabesp, que consiste em preservar e registrar a história da empresa, por meio de documentos, fotos entre outros itens. Esse acervo nos dá base para criar diversos produtos principalmente em datas comemorativas.

E em meio a essas muitas ações dentro da empresa, também fui convidada para ser diretora de comunicação da Associação Sabesp, pelo então presidente Cláudio Borges, na gestão de 2006 a 2009. Aceitei com muita felicidade, pois não esperava e isso aumentou ainda mais meu carinho e admiração pela Associação Sabesp
Ao meu ver, é admirável o trabalho desenvolvido por todos que lá operam, liderados atualmente pelo Pérsio Faulim de Menezes, que trabalha sua evolução, numa luta contínua para que Associação seja respeitada. É de se “tirar o chapéu”.

Apesar de não ter frequentado todas as áreas da Associação, já fui e me encantei com o Clube da Cantareira, bem como nas suas boas festas. Sou associada desde quando entrei na empresa e nunca deixei de ser, porque admiro a Associação e todos os seus dirigentes e colaboradores voluntários, ao longo de sua história.

Sinto muito orgulho dizer que eu participei dessa Associação em sua diretoria executiva e também como diretora de comunicação do Grêmio Pinheiros, na época comandado pelo Caixeta, que me convidou e aceitei com muita alegria.

Para mim, a Associação representa o lado social e o bem estar do sabespiano. Me encanta a preocupação e o carinho que a entidade emprega em seus eventos e ações, pensando na valorização da qualidade de vida, empregando e cumprindo assim sua missão.

O período que eu mais destaco na minha atuação, como diretora, de 2006 a 2009, foi quando a gente fez o planejamento estratégico. Naquele momento eu senti que houve uma grande aproximação com as pessoas que trabalhavam em todo o estado. Para mim foi um marco. Eu consegui entender como funcionava a Associação e quais eram as possibilidades pela frente. E assim senti uma vontade enorme de dar o meu melhor, dentro de um plano de ação, com um orçamento enxuto, mas com muita vontade de fazer o melhor. Esse planejamento estratégico foi um momento que mexeu comigo.

Outra coisa que também me marcou foi o Baile de 35 anos da Associação
Sabesp, no qual fiz o cerimonial da festa e cortei pela primeira vez o bolo dessa nobre aniversariante. Eu fiquei extremamente emocionada, pois era a minha estreia na diretoria, justamente numa data tão importante. E outro momento foi participar da elaboração do livro dos seus 35 anos.

O que eu desejo Associação Sabesp em seus 50 Anos? Que ela tenha vida longa e que continue fazendo esse trabalho bonito, seguindo a sua missão, que ela brilhe cada vez mais e que consiga tudo o que ela merece, porque ela é uma entidade muito importante, que tem que ser respeitada, valorizada e cada vez mais querida e importante para todos nós!

Depoimento de Carlos Eduardo Pupo Neves, diretor da Associação Sabesp na Regional Médio Tietê/ Botucatu, no período de 1993 a 2001.

“Sou administrador de empresa, entrei na Sabesp em 1992, como Analista, nela fiquei até 2001 e saí como Gerente de Área. Logo que fui admitido na Companhia, fiz parte da Associação como sócio e, no ano seguinte, em 1993, fui indicado como diretor representante da minha região, o que muito me orgulha.

Permaneci como diretor durante todo o tempo que fiquei na Sabesp, ou seja, até 2001. O que mais me motivou a me aproximar da Associação Sabesp foram as propostas da Gestão ‘O Lazer ao Alcance de Todos’, que valorizam os funcionários da empresa de todas as classes sociais e de todo o Estado de São Paulo.

Eu fui diretor com o aval do presidente Pérsio Faulim de Menezes, o grande responsável pela identidade humanizada e participativa da Associação Sabesp. Também me recordo, com carinho, do saudoso gerente administrativo dessa gestão, Marco Cóstola, que nos propiciava o acolhimento prático e amigo de nossa atuação. Ao Pérsio e ao Marquinho, ofereço meu reconhecimento e gratidão pelo apoio.

Com o aval do Pérsio e a competência da sua gestão executiva, conseguimos fazer várias reformas em nossos espaços, inclusive no Departamento de Botucatu. E, com isso, obtivemos a aprovação absoluta dos associados da nossa região.

Muitos momentos marcantes da nossa atuação fazem parte dessa história, tanto aqui na Regional do Médio Tietê/Botucatu, como na nossa participação e interação com a sede central.

Me recordo, com saudade, das participações de nossa região nos eventos magnos da Associação, como as festas do Cantareira, com participação expressiva dos nossos associados, levados em Caravana para São Paulo.

Esses momentos sempre serão inesquecíveis e fico muito feliz em ver a Associação Sabesp ativa, ao longo dos seus 50 anos, cumprindo a sua incansável missão de levar o Lazer ao Alcance de Todos.

Parabenizo a todos os seus associados, diretores e colaboradores pelo Jubileu de Ouro, especialmente ao presidente Pérsio, por seu dinamismo, força de realização e capacidade de concretizar o sonho dos associados de nossa região!”

Fotos da gestão, gentilmente cedidas por Carlos Puppo, de seu acervo pessoal:

Reunião com funcionários em Paulínia, na sede da Associação

Última diretoria local, na gestão de Carlos Pupo, em 2001.

Presenças do presidente Pérsio e o gerente Marquinhos, em Botucatu

Caravana de Botucatu para um evento no Clube do Cantareira.

Depoimento de Laura Pediconi, Atleta da Associação Sabesp

“Entrei na Sabesp, em 1997. Inicialmente, trabalhei na MN Metropolitana Norte, onde conheci vários colegas com mesmo objetivos e sonhos. Em 2004, fui para a MO Metropolitana Oeste, onde estou até hoje, pois trabalho na UGR Osasco, na área de Planejamento de Obras/Investimentos.

Foi o Amor ao Esporte que me motivou a participar ativamente da Associação Sabesp, principalmente nos Jogos das Olimpíadas Metropolitanas, onde pude ampliar minhas amizades e viver emoções tão enriquecedoras.

Na IV Olimpíada Metropolitana, tive a honra de fazer o juramento de atleta, que destaco como um dos momentos mais especiais da minha trajetória como esportista.

É com extrema emoção e honra que escrevo essas palavras: a Associação Sabesp foi e é parte da vida de muitos Sabespianos e seus familiares. Fazer parte dessa família, principalmente nos jogos, foi a melhor forma de extrair algo dentro de mim e creio que de cada participante: o puro amor ao esporte.

Me lembro que defender, vestir a camisa da Sabesp, através da Associação, nos Jogos, eram momentos únicos de glória. Muito suor e algumas vezes literalmente até sangue (rsrsrs...) nos levavam ao êxtase.

Desejo a querida Associação Sabesp que permaneça mais 50 anos trazendo alegria, amor, felicidades a toda família Sabesp. E que nosso sonho em ter  novas Olimpíadas seja concretizado.”

Depoimento de Osiris Antunes de Caxias, diretor da Associação Sabesp na Regional do Vale do Ribeira, no período de 2006 a 2012

“Ingressei na Sabesp em 20/01/1981, como auxiliar de escritório, em 01/11/1985 passei para o cargo de Controlador de Sistema Comercial; em 01/01/1990 fui promovido para Analista de Finanças; em 01/06/1994 assumi a Gerencia de Setor no município de Juquiá; em 01/03/1997 fui Gerente de Divisão de RH e Serviços Gerais; em 01/04/1999 me tornei Gerente de Divisão Financeiro/Comercial e Suprimentos; em 01/06/2006 até  28/02/2012, exerci a função de Gerente de Departamento Administrativo e Financeiro e a partir de 01/03/2012 até hoje estou como Gestor dos processos: Financeiro/Contábil. Patrimônio, Transportes e Serviços Gerais.

Sempre gostei de esporte e cultura e a Associação Sabesp proporcionava e proporciona isso aos seus associados. Essas duas bases foram as grandes motivações para eu participar da Associação desde o meu ingresso na Sabesp.

Em minha trajetória na Associação, participei de vários períodos muito produtivos. Desde que ingressei como associado sempre participei da Diretoria Regional ou do Grêmio de Registro, como diretor financeiro, até que de fato assumi a Diretoria Regional do Vale do Ribeira (entre 2006 e 2012) e em conjunto com nossos colaboradores realizamos muitos eventos que contemplaram nossos associados e familiares, trazendo uma integração maior entre as famílias Sabespianas.

Em nossas lembranças, temos muitos momentos especiais que destacaram a nossa participação, mas creio que as Olimpíadas do Interior e Master, realizadas em nossa regional, foram os que mais ficaram marcados em nossa memória. E que tempos bons vivenciamos.

Parabenizo a Associação Sabesp pelos 50 anos de existência. Externo nossos agradecimentos pelo lazer proporcionado a todos os associados e familiares. E mais votos de força e esperança, para podermos vencer as dificuldades interpostas em nossos caminhos e prosperar por muitos e muitos anos”.

Depoimento de Francisco José de Souza Spolzino, Associado Símbolo da RV- Regional do Vale do Paraíba

“Ingressei na Sabesp em 12/02/2001, na Unidade de Pindamonhangaba. Estava atuando como motorista, mas em 2015 sofri um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fiquei com o lado esquerdo paralisado. Graças a Deus, consegui voltar a trabalhar, mas hoje estou dentro do escritório.

Eu gosto demais da Associação Sabesp e me tornei sócio, assim que entrei na empresa. Quando conheci o Clube de Pinda, fiquei encantado, tanto que me tornei o maior freqüentador desse local.

Meu lazer predileto é ir ao Clube de Pinda, com a minha família, em todos os finais de semana. Quando tem eventos e festas da Associação é melhor ainda, até já levei minha mãe, que tem mais de 90 anos. E ela se divertiu!

Me aproximei muito da Associação, com o apoio do Jota (o diretor da Associação na RV, José Fonseca Marcondes Júnior) e do Rogério Paiva (presidente do Departamento/ Grêmio de Pindamonhangaba). Eles me incluíam na montagem e participação dos eventos.
Gosto de tudo o que a Associação faz na RV, mas o meu carinho especial é para os Bailes do Havaí, em Pinda, pela beleza do espetáculo, no cenário da Concha Acústica, o qual tive a honra e a alegria de acompanhar toda a sua elaboração.
O meu desejo para os 50 Anos, Jubileu de Ouro da Associação Sabesp, é que ela continue sempre do jeito que foi e está até agora, proporcionando lazer, reconhecimento e respeito por seus associados.
Em nome do presidente Pérsio Faulim de Menezes, do vice Carlinhos de Carvalho e do nosso diretor Jota, cumprimento a toda a diretoria que fizeram a história dessa Associação, que só me trouxe coisas boas.
Nota da redação: a divulgação de muitas festas da RV foram possíveis, graças às belas fotos enviadas por Spolzino, que retratava ângulos perfeitos dos acontecimentos da região.

Depoimento de Wanderley Haddad Grassmann , ex-diretor da Associação, na Unidade Regional Alto Paranapanema/ Presidente Prudente.

Minha trajetória se identifica com as de outros colegas, que começaram sua carreira na antiga COMASP, colaborando na estruturação da SABESP em 1973.
Me formei em Química no ano de 1969, em Economia em 1976 e me especializei na área de Administração em 1977.
Iniciei minha carreira na área industrial, seguindo como a de Auditor no Banco Itaú e na sequência fui admitido na antiga COMASP em meados de 1971.
Na COMASP, dentre as atividades desenvolvidas, destaco o acompanhamento de obras/medições junto às diversas empreiteiras nos diversos projetos metropolitanos.
Em meados de 1975 fui transferido para a Diretoria do Interior, denominada SAR, na função de “Incorporador de Sistemas Isolados”, na qual executava levantamentos Administrativo/Comercial e Financeiro de diversos municípios do interior, com a finalidade de incorporação dos mesmos à Sabesp, destacando-se principalmente os das regiões de Botucatu, Lins e Presidente Prudente.
Em 1977, fui convidado a participar na estruturação da Divisional de Presidente Prudente como Chefe de Setor Administrativo Comercial e, na sequência em meados de 1986, já na área financeira, como Chefe de Divisão, desenvolvi um excepcional trabalho pioneiro envolvendo relatórios informatizados financeiro e Contábil que posteriormente foram adaptados, unificados e implantados em toda Diretoria do Interior como padrão.
Em 1998 fui convidado a chefiar o Departamento de Controladoria da Unidade de Negócio da Regional de Presidente Prudente, onde fui positivamente destacado principalmente nos resultados devido a um novo modelo de gestão.
A partir de 2000 atuei na capital, na Diretoria do Interior, até completar 31 anos de atuação e dedicação junto à empresa, quando me aposentei em meados de 2002.
Hoje aos 75 anos, me dedico à prática de esportes, curto muitas aventuras e muitas viagens ao redor do mundo.
Desde a criação da Associação Sabesp, atuei como Diretor Regional, por vários anos consecutivos, desde a presidência do Professor Carlos Rolim Afonso, executando trabalhos de estruturação e implantação de diversas áreas de lazer e recreação em toda regional dedicadas aos associados e seus familiares.
Em agosto de 1989, fui convidado a participar da “II OLIMPÍADA DO INTERIOR”, realizada na regional de Presidente Prudente, sob a Direção Regional da Associação Eng. Paulo José dos Santos, atuando como “Coordenador Geral do Evento”, evento este marcado por excepcional desfile de abertura devido a atuação de todos os colaboradores, vide foto.

Equipe da Regional de Presidente Prudente, que organizou a II OLIMPÍADA DO INTERIOR

O símbolo da II OLIMPÍADA DO INTERIOR e Wanderley Grassmann com o então Superintendente da Unidade de Presidente Prudente, o saudoso Carlos Alberto dos Santos

“Parabenizo a Associação Sabesp, pelo seu “Jubileu de Ouro”. Em nome do seu atual presidente, Pérsio Faulim de Menezes, estendendo as minhas congratulações a toda equipe de colaboradores!
Se tem momentos que foram feitos nesses últimos 50 anos, foram construídos de histórias que marcaram.
Chegou o momento mais especial para a nossa Associação!
Parabéns pelos anos de sonho, trabalho e vitórias. É um grande orgulho fazer parte dessa história e poder ver seu crescimento e evolução”.

Depoimento do sócio remido Moacir Benedito Bueno, que se aposentou em março de 1995, como Chefe de Divisão de Compras/ DCO-1. Esse depoimento feito em sua cidade natal, para onde retornou (Iacanga-SP) foi muito especial, vindo de maneira espontânea deste leitor assíduo dos nossos Boletins e figura muito admirada pelos sabespianos que compartilharam o dia a dia ao seu lado.

“Tenho acompanhado com interesse os depoimentos de associados dessa entidade que congrega os empregados da Sabesp e me senti movido a também falar a respeito dela, desde os seus primórdios.

Fui admitido na então Comasp em 1969, como Auxiliar de Almoxarifado, e vi o nascer da Associação, que inicialmente denominava-se Grêmio Comasp, lá pelos idos dos anos setenta. Eram dados então os primeiros passos. Sou associado desde então. A fusão das empresas e a criação da Sabesp em 1973, a Associação passou então a denominar-se Associação Sabesp, sua versão atual.

Esse início ocorreu pelas gestões do pessoal que trabalhava principalmente na ESI -Elevatória Santa Inês, onde se construía a sub-estação de 138 Kv, que tinha, como engenheiro residente, para mim legendário, Júlio Casarim, que foi timoneiro na condução da fundação.

Para acionar as bombas da elevatória, situadas na Casa de Máquinas, subterrânea, onde no princípio foram instaladas três bombas Hitachi, com capacidade para onze metros cúbicos cada uma, movidas por motores elétricos Mitsubishi de vinte mil HPs; aí na ESI, foi montado um grande time de futebol de campo. Com um campo que fora construído à margem da rodovia e do primeiro núcleo residencial de empregados da Comasp, ali naquele local. Campo este de memoráveis competições.

Recordo-me com saudades dos grandes eventos que foram realizados, principalmente nos finais de ano, com os encontros dos empregados em vultosas confraternizações. Guardo ainda, com muito carinho, uma faca que foi fornecida em um churrasco e canecas de chopp. Tempos idos e vividos com muita intensidade.

Grandes comemorações foram realizadas ali na antiga Estação Cantareira. Os empregados recebiam presentes para os filhos, eventos efetivamente memoráveis.

São histórias e mais histórias, que me vêm a mente, porque tudo fora vivido num clima de muita confraternização, de amizades sinceras e que ficarão para sempre em meu coração.

Hoje sou sócio remido, um prêmio que recebi para assim não me desvencilhar dessa entidade tão querida e muito importante para os empregados da Sabesp, proporcionando um lazer sadio e acessível por visar única e tão somente o bem estar dos seus associados.

Parabenizo os empregados que sempre se dispuseram a dirigir a entidade, todos abnegados que sempre deram tudo de si para uma gestão positiva, e na minha memória tenho um especial, sem desmerecer os tantos outros, que é, coincidentemente, o atual Presidente, o Eng.Pérsio Faulim de Menezes e, através dele, rendo minhas homenagens a todos os demais.

Meus cumprimentos e sinceros agradecimentos a todos que de alguma forma fizeram com que a nossa Associação Sabesp se mantenha ativa, apesar de tantos percalços pelos caminhos já percorridos.”

Depoimento de Gilberto Cosme Santos, ex-presidente do Grêmio Mirante, um dos responsáveis pela estrutura e manutenção desse importante Complexo Esportivo da Associação Sabesp.

“Eu entrei para a Sabesp no dia 20 de dezembro de 1979, na Unidade da Costa Carvalho, para trabalhar no Departamento de Pitometria. Fiquei por lá 12 anos e daí em diante e fui transferido para o Polo da RMSP Norte, com o João Aberto Fávero (nosso diretor social).

Dessa forma, atuei na Metropolitana Norte até dezembro de 2011 e depois segui minha vida profissional fora da Sabesp. Hoje, tenho uma pequena empresa de topografia e projeto, trabalhos dos quais me ocupo, atendendo algumas empresas e também alguns empreendedores de consultorias.

Eu sempre procurei ser atuante e participar das atividades da Associação Sabesp, motivado pelo esporte e lazer que ela proporciona e também pela música, meu hobby predileto.

Nota da redação: Gilberto já se apresentou em nosso karaokê e sua voz foi muito elogiada.

Entre as minhas grandes motivações para estar integrado com a Associação, os eventos esportivos, principalmente as Olimpíadas, me deixavam empolgado. E também os eventos sociais e culturais.

O período eu que atuei na Associação acompanhou toda a minha trajetória de Sabesp e, especialmente na Norte, frequentei muito o Clube de Campo do Cantareira, com os colegas esportistas do futebol. E até hoje não ausentei da companhia de grandes amigos, que fiz nesse período.

Eu sempre fui ligado ao esporte e quando conheci a sede do Mirante, vi um espaço ocioso, que poderia trazer muito lazer me deu uma imensa vontade de fazer alguma coisa, mas sozinho a gente não faz nada.  Aí, entrei em contato com a Associação e ela me deu uma diretriz de como fazer uma chapa para concorrer na gestão desse Grêmio.

Estruturamos essa chapa, fomos eleitos e com a permissão de peso da Associação, fizemos um grande trabalho nesse espaço, tanto no âmbito esportivo quando social, graças a uma equipe muito competente, inclusive com o apoio do João Alberto Fávero e o incentivo do superintendente Marcelo Salles. Aí, fomos tocando aquela importante sede, arrecadando dinheiro com shows, festas, obtendo o reconhecimento definitivo da implantação do Grêmio Mirante, oficialmente inaugurado em 20 de agosto 1994, com uma grande festa e a participação e o apoio de toda a diretoria da Associação.

Gilberto Cosme e o presidente Pérsio no Grêmio Mirante

Por todos esses momentos gratificantes saúdo a Associação Sabesp, o seu presidente Pérsio Faulim de Menezes, pelos seus 50 Anos/ Jubileu de Ouro, com votos de muitas realizações pela frente.

Depoimento de Nilton Monteiro (Manivela), Fundador do Grêmio Ponte Pequena, em 1989, e um dos responsáveis pela estrutura e manutenção desse importante Complexo de Lazer

“Eu era jogador de futebol profissional em Lins, nos anos 60, porém não conseguia me manter só com esse ofício. Mas como era conhecido na região, devido ao esporte, me ofereceram um trabalho na obra da Usina Hidrelétrica de Promissão, no Rio Tietê.

Na sequência, fui convidado para ir para a COMASP (empresa que antecedeu a Sabesp), em 1º de Outubro de 1968, e daí começou a minha história com a Sabesp, desde sua fundação em 1973. Fui apontador, fiscal de obra, trabalhei na construção de Túnel Interceptor de Esgoto, com maquinário Filder, muito conhecido como Tatuzão, para escavação sob Rio Tietê, para levar o esgoto até as ETEs. Tudo foi um grande aprendizado.

Em São Paulo, fui funcionário da Unidade Ponte Pequena, que nos anos 70 e 80 era onde tudo acontecia, em termos de administração e as grandes decisões da diretoria da empresa.

E foi nesse espaço, que eu fui convidado para criar um Departamento/ Grêmio para os momentos de lazer dos empregados. Topei o desafio e iniciamos a sede construindo um barracão de madeira parafusado. E por lá ficamos e ver tudo aquilo crescer.

Hoje, me sinto emocionado ao ver a importância do Complexo Ponte Pequena, com uma bonita sede e quadra, que concentra eventos tão importantes. E recentemente fizemos a inauguração de placa de sua fundação, com uma justa homenagem a todos que batalharam para sua existência.

Agradeço muito o apoio dos dirigentes da Associação, em 1989 do Geraldo Gonçalves, e depois, nos anos 90, do Pérsio Faulim de Menezes, ao desenvolvimento da nossa base na Ponte Pequena.

Hoje, aos 81 anos, sou sócio remido, condição dada pela Associação que reconhece a dedicação dos mais velhos, e trago excelentes recordações de momentos vividos, tanto individualmente, como em família, nos eventos sociais, esportivos e no descanso nas Colônias. Recentemente, fui pescar em Cardoso e fui muito bem atendido na Colônia da Associação.

Para os 50 anos da Associação Sabesp, só tenho a desejar que ele continue com o seu eficiente trabalho e que receba apoio da Empresa, com subsídios, por  que investir no bem estar dos empregados dá bom resultado para todo mundo.

Parabéns Associação Sabesp, pelo seu Jubileu de Ouro!”

Lembranças de Manivela:

Época do seu trabalho em obras da Sabesp, com uniforme da empresa, operando o Tatuzão, e na formação do time de Craques da Empresa, inclusive com o campeão mundial Didi, há 56 anos.

Depoimento do sócio remido, Vanderley Mendes, presidente do Grêmio Pinheiros na Gestão de 2001 a 2003 e um dos pioneiros apoiadores do KartSabesp.

Eu trabalhei na Comasp até 1973 e tive o privilégio de ver nascer a Associação Sabesp em 1972 e a transição do saneamento de São Paulo para a Sabesp, em 1973. Então, rumei para o mercado e trabalhei na iniciativa privada, por 8 anos.

Em 1980, retornei para a Sabesp, na Unidade da Costa Carvalho/ Complexo Pinheiros, onde permaneci até me aposentar em 2013, atuando sempre para a Superintendência e Diretoria de Planejamento.

Sempre fui sócio da Associação Sabesp e como todo o associado participava dos eventos sociais, esportivos, inclusive em algumas Olimpíadas nas equipes de bocha e natação.

Porém, em 1999, minha participação foi intensificada, pois o colega Joel de Oliveira montou a chapa “Nova Era”, para concorrer à presidência e diretoria do Grêmio Pinheiros e me convidou para integrá-la. Para nossa alegria, ganhamos essa eleição. Naquela Unidade não havia nada e começamos a construir as quadras e a sede desse Grêmio. Nesse mesmo ano, de 1999, inauguramos as quadras do Complexo Esportivo Pinheiros, com uma animada festa do “Boi no Rolete”.

Terminada a gestão de Joel, a chapa Nova Era novamente concorreu e ganhou com uma nova formação, tendo a mim na presidência. E o trabalho foi contínuo, até o momento mais importante para a nossa gestão: a inauguração da sede do Grêmio Pinheiros.

Vale dizer que a diretoria da Associação, tendo Pérsio Faulim de Menezes, como presidente, acreditou na nossa vontade e nos apoiou bastante, inclusive intermediando com a presidência da empresa, na época, liderada por Ariovaldo Carmignani, para a liberação da área necessária para as obras.

Na área social do Grêmio Pinheiros, de 300m², muitas celebrações ainda são realizadas. Olhar para essa sede e para as quadras, uma referência de lazer até hoje, me proporciona um misto de orgulho e alegria. A única decepção foi a extinção da quadra de tênis, a pedido de um posterior dirigente... Mas mesmo assim, valeu cada momento construído.

Outro episódio marcante, iniciado no Grêmio Pinheiros, foi a criação da equipe de KartSabesp, idealizadas pelos já experientes pilotos Sandro Freitas e Sérgio Cordeiro. Eu, que gostava de automobilismo, comecei e brincar nos kartódromos em que passamos (Play Car, Granja Viana, entre outros) . O Grêmio Pinheiros, na minha gestão, deu o apoio financeiro e logístico, para os “ases do volante”, Sandro e Sérgio, montarem os Campeonatos do KartSabesp, que se tornou uma febre. A adesão foi tamanha, que esse grupo iniciado há mais de 20 anos durou até 2022, com a corrida alusiva ao Jubileu de Ouro da Associação Sabesp.

Recordo-me com saudades de todos os grandes eventos por nós realizados. Inegavelmente são belas passagens, mas os acontecimentos passam e as obras ficam. Por isso as lembranças que levarei para a minha vida inteira foi a da inauguração das Quadras, em 99 e do Grêmio Pinheiros, em 2003.

Divido minha gratidão com todos que colaboraram para que a nossa gestão fosse positiva e rendo minhas homenagens à Associação Sabesp, que, ao meu ver, é uma entidade vencedora, que mesmo sendo deixada para trás em alguns momentos, manteve seu propósito de levar lazer e qualidade de vida aos seus associados, por meio dos seus eventos, suas Colônias de Férias e de suas ações como um todo. Desejo que ela retome o merecido apoio da Empresa!

Só posso agradecer e me orgulhar em ter feito parte dessa história!

Depoimento de Cláudio Katayama, grande incentivador da Associação Sabesp na RV,  especialmente na Gerência de Taubaté, além de atleta consagrado em nossas Olimpíadas.

Ingressei na Sabesp e também na Associação Sabesp, em março de 1982. Minha trajetória na empresa foi composta por 8 anos em Caraguatatuba, 14 anos em Campos do Jordão, 4 anos em Pindamonhangaba e 15 anos em Taubaté. Portanto, são 41 anos de trabalho e prazeres principalmente junto à  Associação.
Sempre gostei da integração das pessoas, em ambientes favoráveis e sadios, e a Associação foi um dos caminhos para esse propósito, por meio de suas ações esportivas, inclusivas, sociais e culturais.
Logo que entrei na Companhia, fomos participar da Olimpíada da região do Vale do Paraíba em que saíamos de Caraguá para São José dos Campos.

Para mim, os períodos mais marcantes foram as duas Olimpíadas em Campos do Jordão. E também uma realização especial, que foi a Noite da Truta que iniciamos somente com os colegas de Campos e se tornou um evento tradicional para a Sabesp e Associação.

A Associação Sabesp tem sido, nesses 50 anos, o melhor  espaço de integração entre os sabespianos. Nas muitas atividades esportivas, culturais e recreativas e nos espaços espalhados pelo Estado inteiro, as pessoas se encontram, se conhecem e transformam essas vivências em boas recordações.
Faço votos que a Associação continue nessa sua missão de agregar e integrar as pessoas.

Depoimento espontâneo do associado Carlos Alberto Coneglian, Coordenador de Esportes do Grêmio de Botucatu.

“Entrei na Sabesp em 1997, logo me interessei em participar da Associação, tanto na criação de eventos, quanto na participação dos Jogos do SESI. A sede merecia um tratamento e o campo de futebol estava danificado com um buraco no campo, impedindo que os jogadores o utilizassem.
Falei com os colegas da Companhia: principalmente com o Japão (José Adelino Filho), que na época era o Coordenador de Esportes para permitir que eu participasse pela Sabesp dos Jogos do SESI. Isso porque quando eu trabalhei em outra empresa nós participávamos e eu percebi que na Sabesp, empresa beneficiária do SESI, não havia participação da RM. Ele não só consentiu, como me ofereceu o cargo de Diretor de Esportes. Eu relutei, mas aceitei. Então eu fui participar pela Sabesp, na modalidade de Xadrez e Truco.

Com a Diretoria da Associação Sabesp de Botucatu em 2002
No ano seguinte, os convenci a disputarmos outras modalidades como futsal, futebol, damas, xadrez e truco. E assim, fomos. No ano de 2002, montamos uma diretoria e propusemos a reforma do campo de futebol, da sede, e deu certo. Nesse mesmo ano conseguimos levar na abertura dos JOIS, mais de 120 pessoas e também um caminhão para distribuir água.
Eu nunca desisti da Associação Sabesp e continuo até hoje na área de esportes. E foi assim, em todos os anos, participamos de quase todas as modalidades que os Jois oferecia, como natação, atletismo, dança, canto, concurso das Garotas JOIS, vôlei feminino e masculino, vôlei de areia, damas, basquete, etc.

No ano de 2009, recebi o título de Sr. JOIS, pelo meu envolvimento e pela minha participação em pelo menos 12 modalidades, como segue: vôlei masculino, xadrez, dominó, damas, truco, basquete, vôlei de areia, dança, cantor, atletismo, futebol e futsal. E no ano de 2010, fui homenageado pelo Sesi de Botucatu, como “atleta dos JOIS de 2010”, com direito a acender a Pira Olímpica e tudo.
Essas participações nos Jogos do SESI, ajudou-nos muito quando da composição das equipes para a participação das Olimpíadas Sabesp e também a recuperação da área de lazer da Sabesp – RM, que andava meio inativa.
No ano de 2012, fiz o projeto do Ginásio de Esportes da Associação Sabesp de Botucatu, que foi executado e serve para nós fazermos os eventos de grande porte e ajudei no projeto da Sede Social que utilizamos para festas menores.
Ainda destaco a minha participação nas Olimpíadas Sabesp de Botucatu, onde eu ajudei com os mapas de localização dos eventos e na elaboração do Símbolo Olímpico das Nações, que ganhamos o 1º Lugar para a RM e também em modalidades como xadrez, Futebol suíço e voleibol. E também nas Olimpíadas da Praia Grande, de Presidente Prudente e de Registro em várias modalidades.

Faço parte ativa do Grêmio da Associação Sabesp de Botucatu, nas áreas administrativa e esportiva. Tenho participado dos Jogos do SESI, mas hoje o pessoal não está com tanto fôlego como antes. Eu participo da corrida pedestre, pesca, xadrez, damas; outras coletivas não dá por falta de atletas.
Em âmbito social, todos os anos, fazemos a Festa de Fim de Ano, com a parceria da Sabesp e com a co-parceria dos associados e colaboradores. Torcemos para que melhore a colaboração da Sabesp para com a Associação para fazermos mais eventos.
Parabenizo, de forma geral, a Associação Sabesp pelos seus 50 anos de história!

Depoimento de Waldemir de Oliveira, ex-diretor da Associação Sabesp na RMSP Leste e atual Supervisor Regional Metropolitano

“Minha entrada na Sabesp se deu em Novembro de 1979. Hoje sou aposentado,  na empresa exerci as atividades de Ajudante Geral, Programador de Serviços e ainda fui responsável pelo horário intermediário e Encarregado Administrativo.
Quadra do Depto. S.Miguel
Pela Associação Sabesp, desde o ano 1980 eu já participava de algumas atividades festivas aqui na Zona Leste, ajudando na organização de diversos campeonatos de tênis de mesa, bilhar, pebolim, futsal, sendo todos realizado na quadra do Departamento São Miguel e Itaquera. E isso era a minha maior satisfação, pois adorava participar desses eventos, inclusive fui Diretor Regional de Leste indicado pelo presidente Pérsio Faulim de Menezes.
Dessa forma, estendi minha participação em todos os eventos da Associação no Clube Cantareira e nas Olimpíadas, inclusive ajudei em Santos e Sorocaba.

O meu maior destaque na Associação foi poder participar dos eventos no Clube da Cantareira como voluntário, indicado pelo Dr. Pérsio, mas o que mais me envolvi foi ser junto com o ex-funcionário, Maicon Cesar, como os Guardiões do Papai Noel. A minha alegria era ver alegria de todas aquelas crianças e adultos também.
Como eu sempre adorei a Associação Sabesp meus votos, no seus 50 Anos/ Jubileu de Ouro, são para que ela tenha muitos anos de vida, com muita prosperidade e que ainda voltemos respirar, com o incentivo da empresa, e regressar ao passado para darmos a mesma continuidade para manter o slogan “O Lazer ao Alcance de Todos”
E com muito orgulho e satisfação, hoje faço parte do quadro de funcionários dessa conceituada Associação Sabesp no cargo de Supervisor Regional Metropolitano.