Posses do secretário da SSRH, presidente da Sabesp e superintendente do DAEE

Uma nova gestão para o Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo teve início em 09.01, com a transmissão de cargo do então secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, para o atual titular da pasta, Benedito Braga. A solenidade foi realizada no Espaço Vida, da Unidade Sabesp da Ponte Pequena, onde também houve a cerimônia de posse do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, em substituição à Dilma Pena, e do superintendente do DAEE, Ricardo Daruiz Borsari, em substituição a Alceu Segamarchi. Todos compuseram a mesa de abertura do evento, para a qual ainda foi convidado o presidente da ANA (Agência Nacional de Água), Vicente Andreu.

A Associação Sabesp marcou presença nesta cerimônia,  representada pelo seu presidente Pérsio Faulim de Menezes (nas fotos acima, com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, e com o secretário Benedito Braga) e seus diretores Ednaldo Carvalho Sandim (comunicação), João Alberto Fávero (social) e Luzia Helena Araújo (cultural), além de um número expressivo de associados.

Também estiveram presentes no auditório funcionários da SSRH, Sabesp e DAEE, representantes de entidades de classe do setor, como a AESabesp,  Sintaema, Cecres, Sabesprev, APU, ABES, bem como vários prefeitos de municípios da macrometrópole de São Paulo, vereadores, o deputado estadual Barros Munhoz, o deputado federal João Paulo Papa e os atuais secretários estaduais de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

Pronunciamentos dos titulares das gestões entregues na Cerimônia

O primeiro pronunciamento foi da então presidente da Sabesp Dilma Pena, que saudou a todos e remeteu ao seu discurso de posse há quatro anos, quando se comprometeu com o desenvolvimento da Companhia, avaliando que sua gestão conseguiu estruturar uma Sabesp melhor do que foi recebida e que certamente se tornará anda mais eficiente com a próxima administração. A executiva ainda evidenciou projetos de resultados incontestáveis, como o Tiete e Onda Limpa, as ações estratégicas para o enfrentamento da escassez de chuvas e a viabilização financeira da empresa que gerou mais receita do que despesa, da qual 84% foi destinada às políticas públicas. Com foco na escassez hídrica, avaliou que é preciso preservar, recuperar e cuidar dos nossos recursos e a Sabesp fez isso por meio de ações concretas, como bônus para economia de água, redução de perdas, gestão de pressão de abastecimento de água, medidas de conscientização junto à comunidade e obras emergenciais em tempo recorde. Elogiou a adesão da população de São Paulo na economia de água, defendeu a aplicação de multa para excessos de consumo como uma medida justa, agradeceu o apoio recebido por sua diretoria e ao seu filho, Pedro, presente à cerimônia, aludindo sua família como o seu porto seguro.

Na sequencia, o então superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi, também fez uma retrospectiva de sua gestão, com foco nas relações humanas com os integrantes da empresa, com seus valores e capacidade de realização. Atribuiu esse período de quatro anos como um importante aprendizado e afirmou se sentir feliz por passar sua função a um técnico que tem um conhecimento profundo do Departamento, com a certeza que fará uma excepcional gestão.

Posteriormente, foi a vez do então secretário de Saneamento e Recursos Hídrico, Mauro Arce, se pronunciar e agradecer o apoio da sua equipe, de seus amigos e de todos os agentes que participaram de sua gestão, a começar pelo presidente da ANA, Vicente Andreu, os funcionários da SSRH, da Sabesp, do DAEE  e aos demais colaboradores presentes, como o arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto  do Parque Ecológico Tietê. Com referência ao atual momento, disse ter ficado impressionado com a resposta positiva da população de São Paulo na economia de consumo e acatamento de medidas de conscientização de uso da água. Ainda elogiou o papel da imprensa que levou para o dia a dia a discussão da realidade da crise e o empenho ininterrupto do governador Geraldo Alckmin na busca de soluções.

Concluindo a passagem de gestão para os novos indicados, Mauro Arce afirmou estar confiante em suas competências para o bem de São Paulo e do estado brasileiro.

Os compromissos assumidor pelas gestões iniciadas

Após assinarem os Termos de Posse, os novos gestores também fizeram seus pronunciamentos.

Gerson Kelman - presidente da Sabesp

O atual presidente da Sabesp, Gerson Kelman, avaliou estar assumindo uma responsabilidade gigantesca, mas que todo profissional do setor se sentiria honrado em enfrentar. Elogiou a maneira como Dilma Pena lhe entregou a empresa e a importância da sua diretoria na Sabesp, com a qual já começou a interagir. Demonstrou graficamente a situação enfrentada por São Paulo, com destaque para o Sistema Cantareira, num comparativo com o ano de 1953 (considerado o momento mais crítico das condições hidrológicas do Estado), afirmando que há soluções viáveis para a melhoria da situação atual e que devemos torcer para que ocorra o melhor cenário possível, mas também estarmos preparados para o pior. Isso significa um risco calculado de dificuldades, que envolve tanto medidas de gestão como as intempéries climáticas e os fenômenos da natureza. Para o atual presidente, seria irresponsabilidade olharmos o futuro só com otimismo e a única forma de enfrentarmos uma crise é com total transparência.

Quanto às suas orientações técnicas, confirmou que irá reduzir ainda mais a saída do Cantareira, continuar as práticas de economia e lutar para que haja uma mudança de hábitos na população, inclusive citou o seu próprio exemplo: ele não permite que troque o seu prato em restaurantes. Fazendo uso de um ditado popular, expressou: “não tem omelete sem se quebrar os ovos”, advertindo que uma sociedade madura enfrenta uma crise com responsabilidade e que tem visto esta atitude na sociedade paulistana, com exceção de uma parcela que não diminui seu consumo por ostentação e outra por que não paga, simplesmente frauda o abastecimento. Sua preocupação é levar o serviço regular a todos os pontos do Estado e colaborar para a formação de uma sociedade mais solidária e consciente de que água não é um bem infinito se não a usarmos adequadamente.

Ricardo Daruiz Borsari - superintendente do DAEE

Da mesma forma, o atual superintendente do DAEE, Ricardo Daruiz Borsari, em seu pronunciamento se dirigiu a todos, com o compromisso de conduzir uma gestão conjunta com o governo e a sociedade, para preservar a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos hídricos. Também destacou o papel fundamental do Departamento para a drenagem urbana e demais ações que melhorem a qualidade de vida da população de São Paulo.

Benedito Braga - secretário de Saneamento e Recursos Hídricos

O atual secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, concluiu os pronunciamentos da Cerimônia de Posses, referenciando os seus parceiros e amigos e a sua esposa e filhos, como a base sólida para sua realização pessoal e profissional.

O novo secretário lançou mão de uma frase do discurso do governador Geraldo Alckmin em sua posse, quando aludiu que “ser paulista é enfrentar desafios com responsabilidade e trabalho”. Abordou o atual momento, como uma crise não vista há mais de um século, de onde se conclui que existe algo diferente no clima da região, que resulta num cenário em que não cabem mais soluções simples. A complexidade das medidas a serem tomadas como transposição de águas, reservação, estações de reúso, entre outras, remetem a uma gestão que requer mais do que fornecer água, mas sim prover e cuidar dos nossos recursos.

Benedito Braga também evidenciou que é necessário haver harmonia além dos limites políticos e na relação do homem com a natureza e se disponibilizou trabalhar dia e noite, junto a sua secretaria adjunta Mônica Porto, para o enfrentamento da atual crise, para a qual exemplificou com um ideograma chinês cujo significado é "perigo + oportunidade", para se conseguir uma superação.

No encerramento da cerimônia, foi feita uma homenagem com entrega de placas de reconhecimento pelo trabalho dos gestores que entregaram suas funções nessa data.

Ao término da cerimônia, os empossados receberam os cumprimentos dos presentes, que concluíam que 2015 será uma nova e diferenciada fase para o saneamento e os recursos hídricos de São Paulo.

Perfil do novo presidente da Sabesp, Jerson Kelman

A partir de 10 de janeiro, Jerson Kelman, assumiu a presidência da Sabesp, com uma gestão prevista para 4 anos. Veja dados de sua apresentação, captados em seu próprio portal:

Jerson Kelman nasceu em 17 de janeiro no Rio de Janeiro em 1948, é casado, tem dois filhos e cinco netos. É engenheiro civil com especialização em hidráulica pela Escola de Engenharia da UFRJ (1971), Mestre em Engenharia Civil pela COPPE-UFRJ (1973) e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos por Colorado State University (1976).

Desde 1974 é professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ. Presidiu (como orientador) e participou de dezenas de bancas de mestrado e doutorado. É autor dos livros “Cheias e Aproveitamentos Hidroelétricos” (1983) e “Desafios do Regulador” (2009), e de mais de uma centena de artigos técnicos e capítulos em livros especializados, bem como de dezenas de artigos publicados na grande imprensa. Foi fundador, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Foi Interventor na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul - ENERSUL, Presidente do Grupo Light (2010-2012), Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL (2005-2008) e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas - ANA (2001-04). Anteriormente, havia sido pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Diretor da SERLA-RJ (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), consultor do Banco Mundial e sócio da BR-Investimentos.

É membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável - FBDS, do Comitê Científico da Semana Mundial da Água em Estocolmo, da Academia Nacional de Engenharia - ANE, do Conselho Superior de Infraestrutura da Federação da Indústria do Estado de São Paulo - FIESP, da Força Tarefa sobre Segurança Hídrica da Global Water Partnership - GWP e da Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD.

Foi membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), do Conselho Internacional da ABENGOA (Sevilha, Espanha), do Conselho Consultivo do Instituto de Hidráulica da UNESCO (Delft - Holanda) e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Foi coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica que diagnosticou as causas do racionamento de 2001.

É comendador da Ordem do Rio Branco e da Ordem do Mérito Científico. Recebeu medalhas de mérito legislativo da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Distinguished Alumni Award (2012, Colorado State University), o título de Engenheiro Eminente (2010, Associação de Antigos Alunos da Politécnica) e o King Hassan II World Water Prize (2003, World Water Council).

Colaboração: Ednaldo Sandim (diretor de comunicação da Associação Sabesp)