Consciência Ambiental no Plantio “Regenera Cantareira”

No domingo do dia 27 de novembro de 2022, o Clube de Campo do Cantareira foi um cenário de um grande movimento ambiental, liderado pelo Conselheiro da Associação Sabesp, Prof. John Tatton.

Foi realizado o Plantio “Regenera Cantareira”, uma ação da Associação Sabesp, em parceria com o CADES (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) Vila Mariana e o Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) São Paulo.

Mais de 400 mudas nativas da Mata Atlântica, como Araucária, Ipê Roxo, Amarelo e Rosa; Ingá, Jequitibá, Embaúba, Jatobá, Manacá, Cambuci, Pitangueira, Quaresmeira, Guapuruvu, Uvaia, entre outras, foram plantadas, nos berços previamente preparados pela Prefeitura de Mairiporã.

O evento contou com a ajuda voluntária de ambientalistas de várias entidades e também da Sabesp.

O Plantio “Regenera Cantareira” objetivou a regeneração dessa maior Floresta Urbana, com o sequestro de Carbono dos Gases de Efeito Estufe –GEE, em consonância com os preceitos da COP 27 - 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada no Egito.

Mais de 350 pessoas, em geral voluntários ambientalistas, ecologistas, empresários e alguns parlamentares, participaram do evento que contou com Oficinas Temáticas como: meliponicultura, hortas urbanas, compostagem, reciclagem e agricultura orgânica, entre outras.

A Floresta Cantareira é a maior floresta urbana do mundo! Está situada no Parque Estadual da Serra da Cantareira, Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista, que abrange áreas dos municípios de Mairiporã, Guarulhos e Caieiras. No inventário florestal da Cantareira foram registrados a ocorrência da onça parda suçuarana e do Muriqui, o maior macaco das Américas.

Desse modo, o plantio realizado veio ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da qual a Associação Sabesp é signatária. Em breve outros plantios ocorrerão e vocês serão convidados.