Diretoria Cultural

Concerto de Natal na sede da Associação Sabesp/ 13 de Maio

No último domingo de 17 de dezembro, uma semana antes da véspera de Natal, o Coral Associação Sabesp recebeu os corais Novo Horizonte e Madrigal EmCanto, para uma noite de cantatas natalinas para a comunidade da Associação.

Os três corais, regidos pelo maestro Carlos Cerqueira, cantaram um repertório natalino que mesclava o tradicional e o popular, com o piano de Verônica Pires e textos lidos pelo coralista, João Pedro Castro da Luz.

Pérsio Faulim de Menezes, presidente da Associação Sabesp, falou ao público presente sobre a importância da tradição das cantatas natalinas para estimular o espírito familiar e comunitário.

Ao se aproximar o final da apresentação, o maestro Cerqueira regeu o público para cantar uma das mais conhecidas canções de Natal, “Noite Feliz”.

Depois, no histórico terreno da Sabesp no bairro do Bexiga onde Adoniran Barbosa viveu, os corais encerraram a apresentação cantando “Véspera de Natal”, intercalada no arranjo de Kitty Barbosa com trechos de “Eu Pensei que Todo Mundo Fosse Filho de Papai Noel”, de Assis Valente.

Estas foram todas as canções do repertório natalino:

* “Jingle Bell Rock”, de Joe Beal e Jim Boothe, na versão brasileira de Fred Jorge gravada originalmente por Celly Campello.
* “Te Deum” composto por Patrick Doyle para a trilha do filme “Henrique V” e com letra adaptada de reisados do Norte do Brasil por Silvio Romero.
* “Linda Estrela”, um tradicional pastorial alagoano
* “Cristo Nasceu”, canção tradicional luterana
* “Já Nasceu o Menino Deus”, versão brasileira da canção tradicional francesa “Il est né le Divin Enfant”
* “Feliz Natal”, versão brasileira de Ivan Lins para uma composição de José Feliciano
* “Natal Menino”, do compositor mineiro Amaury Vieira
* “O Natal é tempo de amar”, versão brasileira de “Christmas is a Time to Love”, de Debby Kerner e Ernie Rettino
* “Noite Feliz”, versão brasileira adaptada pelo frei Pedro Sinzig para a tradicional canção "Stille Nacht", composta em 1818 pelos padres austríacos Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber.
* “Véspera de Natal”, de Adoniran Barbosa, com arranjo de Kitty Pereira

No bis, o Coral Associação Sabesp apresentou parte do repertório do espetáculo “Cantando Elis”, que será apresentado em 2024.

Texto: Marcelo soares
Fotos: Coralistas do Coral Associação Sabesp

Consideração do Maestro Carlos Cerqueira sobre o evento:

“Foi uma noite muito emocionante. Há alguns anos que o coral não fazia um repertório de Natal e neste ano fomos incentivados pelo presidente Pérsio. Creio que a emoção foi comum a todos os presentes.”

Vale dizer que esse evento foi aberto ao público, que lotou o auditório,  teve um propósito solidário: cada participante levou um litro de leite Longa Vida, em prol do Abrigo de Velhinhos Frederico Ozanan.