Diretoria Cultural

O Coral Associação Sabesp participou da 11ª edição do Encontro de Corais em São Francisco Xavier - Vozes na Mantiqueira

Cantando Elis Regina, o coral Associação Sabesp participou da 11ª edição do encontro de corais em São Francisco Xavier - Vozes na Mantiqueira edição 2023, na noite do dia 26 de setembro. O repertório, com cinco momentos da carreira de uma das maiores cantoras que o Brasil já teve, aqueceu o público presente numa noite fria e levemente chuvosa.

Num dos mais numerosos grupos a se apresentarem sob a tenda da praça central da cidade, os 39 coralistas da Associação foram regidos por Carlos Cerqueira, idealizador do encontro de corais, apresentando arranjos feitos por outros dois regentes que estiveram no evento, Kitty Pereira e Rafael Braga. O grupo também contou com a pianista Verônica Pires e a percussionista Cássia Maria.

“Nossa sonoridade e afinação estavam surpreendentes. Creio que isso se deve ao esforço individual, refletindo no coletivo”, disse o maestro Carlos Cerqueira.

A apresentação começou com “Arrastão”, a canção que projetou Elis Regina no festival da TV Excelsior, em 1965. A composição original, de Edu Lobo e Vinícius de Morais, foi apresentada num arranjo de Gabriel Levy.

“É Com Esse Que Eu Vou”, samba composto em 1948 por Pedro Caetano e gravado por Elis em 1973, teve regência da coralista Cássia Sampaio – nessa canção, o maestro reforçou o naipe dos baixos. O arranjo é de Gabriel Levy.

A irreverência de Adoniran Barbosa esteve presente em “Tiro ao Álvaro”, escrita em 1960 e gravada por Elis em seu último álbum de estúdio, de 1980. Nesta, o coral Associação Sabesp utilizou um arranjo de Roberto Anzai.

Numa pequena amostra do espetáculo que o coral está planejando, a jovem atriz Sophia Del Rio fez um monólogo interpretando Elis Regina antes do início de “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”. A composição de Aldir Blanc e João Bosco foi gravada por Elis em 1974, e o arranjo utilizado foi de Gabriel Levy.

Palhaços, marcianos, canibais, lírios pirados e todos os presentes ao encontro de corais dançaram ao som de “O Rancho da Goiabada”, também de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis em 1978. A canção, em arranjo de Kitty Pereira, encerrou a apresentação do grupo.

Assista um trecho de nossa apresentação, no Facebook, na página do Vozes na Mantiqueira

O Coral Associação Sabesp já participou de todas as edições do Vozes na Mantiqueira, inclusive das ocorridas de maneira remota durante os anos de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19.

Nos próximos meses, o Coral Associação Sabesp levará o repertório de Elis Regina a outras apresentações em São Paulo e no interior. Em 30 de setembro, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, zona oeste e em 25 de novembro, o grupo se apresentará na Vila Itororó, onde Elis e Adoniran cantaram juntos em 1978.

Texto do coralista Marcelo Soares

Fotos Danilo Ferrara