Diretoria de Esportes

Nossos atletas na São Silvestre

A mais famosa corrida de rua do Brasil, a São Silvestre, chegou à sua 90ª edição em 2014, no tradicional dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. O evento reuniu mais de 30 mil inscritos e milhares de torcedores, tanto para a largada na Av. Paulista, quanto para o percurso pelo centro da cidade e a desafiadora subida da Brigadeiro Luiz Antônio na finalização da prova.

Dentro desse cenário de festa, que fez o mundo esportivo voltar os olhos para São Paulo, cerca de 40 atletas do Clube da Corrida da Associação Sabesp  participaram dessa competição, com destaque para o diretor da Associação na PCFT, Sergio Ferreira, que é líder, mantenedor e grande incentivador dessa equipe.

Na sede da Associação Sabesp, na Rua 13 de Maio, próxima à largada na Paulista, também foram oferecidos café, lanche e frutas, tanto para os que chegavam para correr quanto para os que completavam o percurso, atendidos pelo coordenador de esportes José Carlos da Silva (o Bola). Na ocasião, o presidente da entidade, Pérsio Faulim de Menezes, foi representado pelo seu diretor de comunicação, Ednaldo Carvalho Sandim, que desejou sucesso a toda equipe concentrada antes da prova, na manhã do último dia de 2014. A equipe ainda contou com outras duas entidades no apoio aos seus atletas: a AESabesp e o Sintaema.

Dessa vez, os etíopes dominaram e Brasil sobe no pódio

Os atletas etíopes foram os grandes campeões da Corrida de 2015, tanto no masculino quanto no feminino, alterando o favoritismo queniano. Entre as mulheres, Ymer Ayalew venceu com o tempo de 50 minutos e 43 segundos. Também da Etiópia, o corredor Dawit Admasu, com apenas19 anos, ocupou o posto mais alto do pódio, com a marca de 45 minutos e 4 segundos.

No feminino, as corredoras etíopes também conquistaram o segundo e o quarto lugares, com Netsanet Kebede e Feyse Boru. Duas atletas do Quênia ficaram com o terceiro e quinto lugares: Prisca Jeptoo e Delvine Meringor. A melhor colocação do Brasil foi o oitavo lugar da catarinense Joziane Cardoso, com o tempo de 53 minutos e 18 segundos.

Entre os homens, os famosos e favoritos quenianos Stanley Koech e Mark Korir ficaram com o segundo e quarto lugares, respectivamente. E Fabiano Naasi, da Tanzânia, conquistou a terceira colocação com o tempo de 45 minutos e 10 segundos.

O Brasil conseguiu garantir um lugar no pódio com Giovani dos Santos, na quinta posição. No ano passado, ele havia ficado com a quarta colocação, e é das promessas brasileiras para as próximas provas internacionais.

Superação e força

Antes da prova dos atletas de elite, atletas cadeirantes também disputaram a São Silvestre 2014, consagrando, Heitor dos Santos, como campeão, com um tempo de 49 minutos e 53 segundos,  seguido por Jaciel Paulino,  que fez o tempo de 51 minutos e 31 segundos. Duas mulheres conquistaram a terceira e quarta colocações: Aline Rocha e Maria de Fátima Chaves. A quinta colocação foi de Carlos de Souza.

Seguem os melhores tempos dos nossos atletas do Clube da Corrida da Associação Sabesp, com bons resultados entre 30.000 participantes:

CLASSIFICAÇÃO NUM ATLETA IDADE FX.ET. CL.F.E EQUIPE TEMPO TEMPO LÍQUIDO
872º 6967 ARLINDO BATISTA DOS SANTOS 53 M5054 64 Associação Sabesp 01:10:49 01:08:47
1190º 39318 MIRIAM YOSHIE ENDO 40 F4044 209 Associação Sabesp 01:44:36 01:42:32
1595º 30358 ZENILDE OLIVEIRA FLORIANO 51 F5054 150 SABESP 01:55:25 01:46:37
1856º 5419 JOSE ANTONIO CAVALCANTE BRASIL 38 M3539 346 Associação Sabesp 01:16:34 01:15:41
4654º 4476 JORGE ASSALI NETO 55 M5559 285 SABESP 01:30:46 01:27:57
4947º 20108 JOSE EDES DE SOUZA SANTOS 56 M5559 310 Associação Sabesp 01:37:54 01:28:56
6977º 17812 GERALDO FERREIRA DOS SANTOS 47 M4549 979 SABESP 01:47:53 01:35:31
7230º 18530 GERALDO JOSE DA COSTA 52 M5054 827 SABESP 01:38:10 01:36:13
8074º 6616 EUCLIDES NAOKI TUBAMOTO 42 M4044 1305 SABESP 01:41:16 01:38:35
8992º 19504 EXPEDITO JOSE LINO SILVA 50 M5054 1042 SABESP 01:49:32 01:41:14