DIRETORIAS REGIONAIS - Associação Sabesp

V Caminhada pelo Autismo reuniu + de dez mil pessoas em São Paulo

No domingo de 07 de Abril foi realizado o maior evento do Brasil pela conscientização sobre o Autismo, em São Paulo/ SP, dessa vez concentrado no Parque das Bicicletas, em Moema, reunindo mais de 10 mil pessoas, numa festa da inclusão, onde os autistas eram os convidados principais.

Sob o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, o evento teve início às 13h, com distribuição gratuita de lanches, docinhos, frutas, diversos brindes, orientação médica e psicológica, em tendas montadas no local, e também com distribuição de água pela Sabesp.

Já com espaço lotado, o primeiro show foi da Turma do Mundo Bita às 14h, um Projeto Infantil que encanta todas as idades.

Outro mega aconteceu às 16h, com o tradicional grupo paulistano “Demônios da Garoa”, que levou o público ao total entusiasmo. Seus componentes foram extremamente receptivos ao público, à causa e ainda levantaram a bandeira do autismo em seu palco.

E fechando o evento, houve a concentração para a Caminhada pelas ruas do entorno do Parque, cujo trânsito foi fechado pelo DSV,  às 17 horas, que possibilitou levar à conscientização para o espaço público e obteve adesão de transeuntes e moradores do local, que acenavam pelas suas janelas.

Esse evento foi organizado pela Associação Inspirare, Grupo TEA Apoio e o Centro Lumi. Parabenizamos as suas coordenadoras Simone Alli Cher, Mariana Alckmin, Adriana Moral e a todos colaboradores ativistas pela Causa do Autismo e parceiros dessa Caminhada.

Tudo começou na Associação Sabesp

Essa ação, desde o seu início em 2013, é apoiada pela Associação Sabesp, quando um grupo de mães pediu esse espaço para ser ponto de partida numa Caminhada até a Av. Paulista, em frente ao Masp. Foi um evento surpreendente, logo de cara, reunindo cerca de 1000 pessoas na 1ª edição e assim foi até 2019, quando a Caminhada cresceu tanto chegando a 5000 participantes.

Então, os membros da organização e até da própria Sabesp e da Associação Sabesp questionaram a sua permanência no local. Afinal de contas existe um reservatório de água em baixo da sede da 13 de Maio. Então, foi decidida a sua mudança de sede para as próximas edições. Porém, em 2020, veio o inesperado: o isolamento social devido à epidemia de Covid 19.

Sendo assim, só foi possível retomar a Caminhada em 2023 e num espaço bem maior: no Memorial da América Latina, que ficou completamente lotado. E em 2024 o local escolhido foi o belo espaço do Parque das Bicicletas, que, da mesma forma, recebeu milhares de pessoas.

A Associação Sabesp continuou prestando o seu apoio ao evento. A Caminhada de 2024 foi prestigiada pelo seu presidente, Persio Faulim de Menezes, e pela assessora de imprensa, ativista da causa e mãe de um rapaz com Autismo, Maria Lúcia Andrade, com seu filho João Vitor.

Se por um lado, a prevalência de autismo subiu potencialmente e aponta que há hoje 1 autista a cada 36 crianças (na década de 90 era 1 para cada 10 mil) deixa o mundo aflito; por outro, vemos que junto com o crescimento da família autista, também cresceu os olhos da sociedade e da aceitação e reconhecimento de que ser atípico faz parte do universo, com os mesmos direitos as boas coisas da vida.

Ainda há um longo caminho a se percorrer, mas passo a passo, podemos conscientizar a sociedade e combater o preconceito, além de esclarecer sobre os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).